Apólice Liberty Seguros nº 4700366464Seguro: Liberty Lar PlusVenho por este meio fazer esta reclamação em relação ao seguro multiriscos habitação contratado por mim em 2014.Reportei no mês passado um sinistro: neste caso foi uma rotura de água no imóvel segurado.A Liberty Seguros tem uma empresa intermediária a gerir a assistência ao lar, esta empresa é a HCM/RNA.Fui contatada por esta empresa no próprio dia, para enviarem um técnico para ver o analisar o problema e fazer a respetiva peritagem do sinistro.Em primeiro lugar, quando aderi ao seguro nunca me explicaram o processo e que sinistros de lar seriam geridos por uma empresa externa.Foi-me então explicado por telefone, os custos que incorrem para poder avançar com o processo do sinistro, técnico + relatório, fui informada que rondaria os €300, mas que técnico fazia a avaliação no local e que me daria valores exatos presencialmente.Agendaram vinda do técnico que prontificou-se a ajudar, deu-me orçamento de €235 (c/ IVA ) que teria de pagar de imediato e depois iria ser ressarcida pelo seguro.A empresa de peritagem veio, fez então a contenção da rotura, (eu paguei os €235 claro) e enviou o respetivo relatório e fatura para a Seguradora. A empresa que fez a contenção da rotura de água, partiu a parede do hall de entrada, e apenas emendou um tubo de água e desde essa altura que vivemos com os danos deixados pela mesma.Desde a data da abertura do processo ,fiz inúmeros contatos telefónicos com a Liberty e com a HCM, diria mesmo que foram bastantes os contactos pois para mim este valor comprometeu seriamente o meu orçamento familiar (vivo só com a minha filha pequena).A partir de determinado momento, a HCM disse que da parte deles estaria todo o processo concluído e perguntaram se queria ser indemnizada ou que a HCM mandasse fazer as obras de reparação, ao qual eu respondi que queria ser indemnizada. Explicaram-me todo o processo e que agora estava pendente do departamento de Sinistros.Tendo em conta que tenho uma parede completamente aberta em casa, cuja reparação não foi devidamente concluída, tenho ligado algumas vezes para a Liberty Seguros a fim de saber como está o processo e quando vão proceder ao pagamento da indemnização pois quero ver a questão resolvida com brevidade, creio ser do meu direito.A resposta é sempre a mesma, que até chegar ao gestor iria demorar 10 dias. Mas 10 dias já passaram e agora dizem que o gestor está a analisar o processo e que a decisão será enviada por carta.Todas as vezes que ligo a conversa é a mesma, parece daquelas respostas automatizadas, tipo robot. Mas qual decisão? Aguardo o que é meu por direito!A minha pergunta é qual o tempo útil para resolverem este tipo de sinistros? Dado que as respostas são sempre vagas e sem definirem qualquer tempo útil.Sempre paguei a apólice a tempo e horas, sempre cumpri com as minhas obrigações, em quase 8 anos ( altura em que comprei a minha casa ) nunca tinha solicitado a vossa assistência e ao primeiro sinistro é assim que a Liberty trata os seus segurados.De acordo com as condições contratuais, a Liberty tem a seguinte obrigação de Danos por água:o Segurador garante ao Segurado uma indenização pelas perdas e danos causados aos bens objecto do seguro em consequência de danos por água, quando a água provenha, com carácter súbito e imprevisto, de rotura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água e esgotos (incluindo nestes os sistemas de esgoto de águas pluviais) do edifício onde se encontrem os bens seguros, assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de águas e esgotos do mesmo edifício e respectivas ligações. Valores Seguros: Até 100% dos capitais seguros.É lamentável que um processo de sinistro lar demore este tempo todo, têm a obrigação de cumprir com o pressuposto contratualmente! Com a agravante de que NUNCA fui contactada pelos Sinistros sobre esta situação! Péssimo serviço!Um sinistro de rotura de água num imóvel segurado é da vossa TOTAL responsabilidade, portanto, não entendo o porquê de não resolverem ou darem uma resposta adequada aos clientes!Lamentável a forma como a Liberty gere este tipo de situações!Agradeço que alguém ou alguma entidade, resolva ou ajude a resolver este problema com a maior urgência possível.Cumprimentos,Marina M Barra