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LG não cumpre garantia - Monitor avariado

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

01/10/2022

Monitor LG 49WL95C-WE.AEU29-Setembro-2022Quando cheguei a casa liguei o PC e descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa secção do lado esquerdo e com riscas horizontais ao de um lado ao outro... problema acontece sem estar ligado ao PC, basta ligar o monitor à corrente e ligar para se ver como está danificado.30-Setembro-2022Fiz pedido assistência garantia no site da LG PortugalBoa tarde,É um pouco estranho que consigam fazer tal avaliação através de uma foto, demonstra bem a falta de boa-fé da vossa parte para resolver o problema do cliente e cumprir com as vossas obrigações.Óbviamente o dano é físico, não existem danos não-físicos em objectos... não pode certamente ser um dano psiquiátrico. Ser um dano físico, como qualquer dano, não isenta a LG da obrigação de garantia.O que está em causa é que o dano apareceu sem qualquer intervenção da minha parte, não estava ninguém em casa!Não existiu nenhum uso indevido nem qualquer acção que pudesse danificar o monitor, como aliás qualquer inspecção cuidade e correcta (seguramente não por email) poderá demonstrar, não há qualquer sinal de pancada ou qualquer outro que seja causa do problema da imagem.Não vou permitir que a LG se descarte das suas responsabilidades e levarei o assunto às últimas instâncias se não tiverem uma atitude correcta comigo e não se disponibilizarem para resolver o problema do vosso produto.Cumprimentos,Sérgio RedondoFrom: lgcarecenter@lge.comSent: 30 de setembro de 2022 10:11To: redondo.online@gmail.comSubject: Consulta do cliente LGA sua questãoNº Referência : GCU220930013675Data : 30/09/2022 02:13 39Tipo de consulta : Como Obter Serviço De ReparaçãoProduto/Nº Modelo : MonitorQuando cheguei a casa liguei o PC e descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa secção do lado esquerdo e com riscas horizontais ao de um lado ao outro... problema acontece sem estar ligado ao PC, basta ligar o monitor à corrente e ligar para se ver como está danificado.Resposta do assistenteData : 30/09/2022Bom dia,No seguimento do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à questão que nos coloca, informamos que após analise da fotografia que nos fez chegar, verificamos que se trata de um dano físico, como tal não coberto pela garantia. Informamos que apenas podemos efetuar uma reparação mediante orçamento.Atentamente,Sara CamposSergio Redondo adicionou uma respostaA sua resposta é inaceitável.O produto avariou durante a garantia e não tem qualquer sinal externo que possa justificar a avaria que vocês sugerem.Vocês nem se dignam a inspeccionar o produto para poderem comprovar o que estou a dizer.A obrigação de fazer prova de alguma coisa é VOSSA como diz na Lei da Garantia.A lei da Garantia é clara, vocês têm de prestar garantia sem quaisquer encargos para o comprador.Agradeço que mande vir o técnico para verificar que o monitor se avariou sem qualquer intervenção da minha parte, não aceitarei sem prova em contrário qualquer custo ou orçamento relativo a um produto vosso que se avariou e está em garantia!CUMPRAM A LEI senão podem crer que eu vos obrigarei a cumprir, é um monitor de 1300 euros, não me vão roubar com essa esperteza saloia!Cumprimentos,Sérgio RedondoFrom: lgcarecenter@lge.comSent: 30 de setembro de 2022 14:10To: redondo.online@gmail.comSubject: Consulta do cliente LGA sua questãoNº Referência : GCU220930013984Data : 30/09/2022 13:42 15Tipo de consulta : Como Obter Serviço De ReparaçãoProduto/Nº Modelo : Monitor[GCU220930013675]Boa tarde,É um pouco estranho que consigam fazer tal avaliação através de uma foto, demonstra bem a falta de boa-fé da vossa parte para resolver o problema do cliente e cumprir com as vossas obrigações.Óbviamente o dano é físico, não existem danos não-físicos em objectos... não pode certamente ser um dano psiquiátrico. Ser um dano físico, como qualquer dano, não isenta a LG da obrigação de garantia.O que está em causa é que o dano apareceu sem qualquer intervenção da minha parte, não estava ninguém em casa!Não existiu nenhum uso indevido nem qualquer acção que pudesse danificar o monitor, como aliás qualquer inspecção cuidade e correcta (seguramente não por email) poderá demonstrar, não há qualquer sinal de pancada ou qualquer outro que seja causa do problema da imagem.Não vou permitir que a LG se descarte das suas responsabilidades e levarei o assunto às últimas instâncias se não tiverem uma atitude correcta comigo e não se disponibilizarem para resolver o problema do vosso produto.Cumprimentos,Sérgio RedondoResposta do assistenteData : 30/09/2022Boa tarde Sr. Sergio Redondo,Confirmamos a recepção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da situação exposta, informamos que conforme informado anteriormente, após analise da foto facultada, poderemos encaminhar um técnico ao local para assistência, no entanto, será uma intervenção técnica sob orçamento.Mais informamos que estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite.Obrigado pelo seu contacto e pela sua preferência.Não responda directamente para este endereço, pois não iremos receber qualquer informação. Trata-se de um e-mail unicamente de saida. Para efectuar uma resposta a este email, deverá carregar no botão abaixo com a designação “Mais questões”Atentamente,Tiago Rosa

Mensagens (7)

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

03/10/2022

DATA NOT AVAILABLE

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

03/10/2022

DATA NOT AVAILABLE

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

20/10/2022

Ainda sem garantia que a LG se recusa a cumprir a lei.

LG Electronics Portugal S.A.

Para: S. R.

26/10/2022

Boa tarde,Confirmamos a recepção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da situação exposta, informamos que já informámos o cliente por diversas vezes, que o equipamento está com o painel partido/danificado.O serviço técnico também já informou o cliente da mesma situação, e apresentou um orçamento para a reparação, no entanto, até ao momento foi recusado.Mais informamos que segue em anexo, uma fotografia enviada pelo próprio cliente, onde é possível verificar o dano no painel.Estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite.Atentamente,CIC, Centro de Informação ao ConsumidorLG Electronics----------From To VOC MANAGEMENT *(apoio.reclamacoes)Date 2022/10/20 21:50:5:7 [GMT+01:00]Subject A sua reclamação para a/o LG não cumpre garantia - Monitor avariado - (CPTPT01620655-76)

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

26/10/2022

DATA NOT AVAILABLE

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

04/11/2022

Para que se saiba e os consumidores percebam no que se est&#227o a meter quando compram algo desta marca, a LG (LG Electronics SA Portugal) vende produtos que se desfazem e sobre os quais n&#227o d&#225 qualquer tipo de garantia. E a loja PCDiga tamb&#233m n&#227o...Em Agosto de 2021 comprei um computador na PCDiga do Parque das Na&#231&#245es em Lisboa, entre muito material veio um monitor LG Ultrawide de 49&quot (LG 49WL95C-WE.AEU)... estamos a falar de um monitor que nessa altura custou perto de 1300 euros, n&#227o &#233 propriamente um equipamento barato ou de gama baixa.Tudo funcionou normalmente durante pouco mais de 1 ano, at&#233 que deixou de funcionar...Em Setembro de 2022 cheguei a casa depois de ir jantar fora, liguei o PC e o monitor nada... estava como morto. Ap&#243s v&#225rias tentativas e depois de desligar o cabo de corrente do monitor e voltar a ligar, ele l&#225 decidiu acordar. Nesse momento descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa sec&#231&#227o do lado esquerdo e com riscas horizontais de um lado ao outro... todo o aspecto de um painel LCD partido dado o aspecto visual que estava a ver, e eu incr&#233dulo a olhar para aquilo!Depois de v&#225rios pedidos, RMA, mails, telefonemas, etc... a LG e a PCDiga recusam fazer repara&#231&#227o ou substitui&#231&#227o ao abrigo da garantia, apresentando como motivo o facto do painel LCD estar partido.DUH, foi por esse exacto motivo que pedi ajuda e preciso da garantia, porque a trampa de monitor que me venderam tem um painel LCD partido internamente sem que lhe tenha tocado, e al&#233m disso n&#227o tem absolutamente nenhuma marca externa ou sinal de uso indevido ou muito menos de maus tratos de qualquer esp&#233cie, est&#225 imaculado n&#227o tem nada!A LG nem se dignou a ver o monitor, recusaram a garantia ou qualquer tipo de assist&#234ncia por email! Uma atitude nojenta de desrespeito pela lei e pelo consumidor. N&#227o viram nem inspeccionaram, absolutamente nada.A PCdiga, onde entreguei o monitor pessoalmente na loja do Parque das Na&#231&#245es, recebeu o equipamento e abriu um RMA... no local puderam constatar que o monitor n&#227o tinha nenhuma marca externa ou sinal de uso indevido ou muito menos de maus tratos de qualquer esp&#233cie, mas que apesar disso tinha o painel LCD partido internamente. Passado os 30 dias legais, responderam com um or&#231amento de repara&#231&#227o de quase 800 euros, e com recusa de garantia, apenas com a justifica&#231&#227o de que &#233 um &quotpainel LCD partido&quot.Aparentemente a LG e a PCDiga acham que &#233 normal os seus produtos se partirem ou desfazerem l&#225 por dentro ao fim de 1 ano quando s&#227o utilizados de forma normal e de acordo com a sua especifica&#231&#227o, acham que n&#227o t&#234m qualquer obriga&#231&#227o ou responsabilidade se os produtos que fabricam e/ou vendem se desintegram na casa dos consumidores sem que estes tenham feito nada que cause tal efeito.A lei da garantia diz claramente que o vendedor &#233 respons&#225vel por fazer prova de que o dano n&#227o &#233 da sua responsabilidade, ou seja, na pr&#225tica se o vendedor acha que o dano foi causado por mim, tem de fazer prova disso para poder recusar a garantia. N&#227o basta dizer que o painel LCD est&#225 partido, &#233 preciso dizer, e provar, que o painel est&#225 partido devido a pr&#225tica do consumidor que o utilizou. No entanto nem a LG nem a PCDiga o disseram e muito menos provaram (pois n&#227o conseguem, o monitor est&#225 imaculado por fora e nada lhe aconteceu que pudesse provocar o dano interno do painel LCD). Parece ser um caso de design de produto deficiente, ou de um defeito de fabrico pontual, que levou a esse problema com o passar do tempo e uso normal... por qualquer motivo ter&#225 estalado ou rebentado algo no painel, que porventura j&#225 vinha &quotmenos bom&quot de f&#225brica. De qualquer forma n&#227o sou bruxo, n&#227o fa&#231o a mais pequena ideia do que possa ser, o que sei &#233 que n&#227o lhe toquei e ele est&#225 partido, e isso aconteceu l&#225 dentro, com o exterior do monitor a permanecer intacto.Vou ainda dar seguimento a este caso nos centros arbitrais de consumo, e nos julgados de paz, e se for caso disso poderei vir a consultar um advogado para explorar outras op&#231&#245es, e n&#227o o fa&#231o por desporto... tenho uma vida muito ocupada, comprei outro monitor no dia a seguir &#224 avaria (um Samsung tamb&#233m ultrawide 49&quot mais barato e muito melhor que o LG), e tenho a minha situa&#231&#227o resolvida, e tamb&#233m n&#227o o fa&#231o propriamente pelo dinheiro, mas sim pela profunda injusti&#231a que a situa&#231&#227o representa e pelo desrespeito total demonstrado pela LG e pela PCDiga, que n&#227o vou aceitar!

S. R.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

30/11/2022

Monitor LG 49WL95C-WE.AEU (103NTGYGX327) comprado 28 de Agosto 2021.Quando cheguei a casa em 29 de Setembro de 2022 liguei o PC e descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa sec&#231&#227o do lado esquerdo e com riscas horizontais ao de um lado ao outro... problema acontece sem estar ligado ao PC, basta ligar o monitor &#224 corrente e ligar para se ver como est&#225 danificado.No dia 01 de Outubro de 2022 abri processo de garantia na loja PC Diga do Parque das Na&#231&#245es, onde puderam constatar que o monitor n&#227o tinha qualquer sinal de mau uso ou dano exterior que seja imput&#225vel ao utilizador/consumidor.No dia 31 de Outubro 2022 veio resposta da PC Diga com recusa de repara&#231&#227o em garantia e um or&#231amento para repara&#231&#227o com custos a meu cargo num valor exorbitante (or&#231amento que eu nunca pedi).N&#227o concordo nem aceito esta resposta, o monitor avariou-se sozinho sem a minha interven&#231&#227o e dentro do per&#237odo de garantia, &#233 obriga&#231&#227o do vendedor fazer prova em contr&#225rio ou aceitar a repara&#231&#227o/substitui&#231&#227o em garantia e sem custos para o consumidor.O monitor foi entregue na loja PC Diga do Parque das Na&#231&#245es no dia 01 de Outubro de 2022, onde puderam verificar que n&#227o tinha qualquer dano ou mesmo qualquer marca ou sinal de mau uso ou qualquer tipo de indica&#231&#227o de que o dano pudesse ter sido causado pelo consumidor, o aparelho est&#225 imaculado e sempre foi tratado de acordo com a especifica&#231&#227o do fabricante.Ap&#243s verifica&#231&#227o t&#233cnica a PCDiga chegou &#224 conclus&#227o que o dano (LCD partido) resulta directamente do defeito de fabrico do monitor que identificaram como uma deforma&#231&#227o da moldura do mesmo, que o monitor sempre apresentou e &#233, penso eu, caracter&#237stica do seu design. Mesmo assim, depois de claramente terem determinado que o dano n&#227o &#233 da minha responsabilidade mas sim um defeito do produto, acham que n&#227o s&#227o obrigados a prestar garantia reparando ou substituindo o monitor.Transcri&#231&#227o da resposta da PCDiga aqui mesmo na plataforma do Livro de Reclama&#231&#245es onde assumem que o dano &#233 provocado pelo defeito do monitor:&quotverificamos que a informa&#231&#227o de ecr&#227 danificado com a moldura ligeiramente aberta e garantia condicionada foi transmitida em loja, tendo sido tamb&#233m inclu&#237da na folha de RMA assinada por si. Neste caso, foi validado pela marca que os danos est&#227o diretamente relacionados com a anomalia reportada e, por esse motivo, a garantia n&#227o &#233 aplic&#225vel.&quotA &quotanomalia reportada&quot que referem e que muito bem identificaram como causa do LCD partido n&#227o me pode ser imputada nem &#233 da minha responsabilidade, portanto a PCDiga acaba de fazer prova de que o dano resulta de um defeito do produto!


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