Reclamação
S. R.
Para: LG Electronics Portugal S.A.
Monitor LG 49WL95C-WE.AEU29-Setembro-2022Quando cheguei a casa liguei o PC e descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa secção do lado esquerdo e com riscas horizontais ao de um lado ao outro... problema acontece sem estar ligado ao PC, basta ligar o monitor à corrente e ligar para se ver como está danificado.30-Setembro-2022Fiz pedido assistência garantia no site da LG PortugalBoa tarde,É um pouco estranho que consigam fazer tal avaliação através de uma foto, demonstra bem a falta de boa-fé da vossa parte para resolver o problema do cliente e cumprir com as vossas obrigações.Óbviamente o dano é físico, não existem danos não-físicos em objectos... não pode certamente ser um dano psiquiátrico. Ser um dano físico, como qualquer dano, não isenta a LG da obrigação de garantia.O que está em causa é que o dano apareceu sem qualquer intervenção da minha parte, não estava ninguém em casa!Não existiu nenhum uso indevido nem qualquer acção que pudesse danificar o monitor, como aliás qualquer inspecção cuidade e correcta (seguramente não por email) poderá demonstrar, não há qualquer sinal de pancada ou qualquer outro que seja causa do problema da imagem.Não vou permitir que a LG se descarte das suas responsabilidades e levarei o assunto às últimas instâncias se não tiverem uma atitude correcta comigo e não se disponibilizarem para resolver o problema do vosso produto.Cumprimentos,Sérgio RedondoFrom: lgcarecenter@lge.comSent: 30 de setembro de 2022 10:11To: redondo.online@gmail.comSubject: Consulta do cliente LGA sua questãoNº Referência : GCU220930013675Data : 30/09/2022 02:13 39Tipo de consulta : Como Obter Serviço De ReparaçãoProduto/Nº Modelo : MonitorQuando cheguei a casa liguei o PC e descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa secção do lado esquerdo e com riscas horizontais ao de um lado ao outro... problema acontece sem estar ligado ao PC, basta ligar o monitor à corrente e ligar para se ver como está danificado.Resposta do assistenteData : 30/09/2022Bom dia,No seguimento do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Relativamente à questão que nos coloca, informamos que após analise da fotografia que nos fez chegar, verificamos que se trata de um dano físico, como tal não coberto pela garantia. Informamos que apenas podemos efetuar uma reparação mediante orçamento.Atentamente,Sara CamposSergio Redondo adicionou uma respostaA sua resposta é inaceitável.O produto avariou durante a garantia e não tem qualquer sinal externo que possa justificar a avaria que vocês sugerem.Vocês nem se dignam a inspeccionar o produto para poderem comprovar o que estou a dizer.A obrigação de fazer prova de alguma coisa é VOSSA como diz na Lei da Garantia.A lei da Garantia é clara, vocês têm de prestar garantia sem quaisquer encargos para o comprador.Agradeço que mande vir o técnico para verificar que o monitor se avariou sem qualquer intervenção da minha parte, não aceitarei sem prova em contrário qualquer custo ou orçamento relativo a um produto vosso que se avariou e está em garantia!CUMPRAM A LEI senão podem crer que eu vos obrigarei a cumprir, é um monitor de 1300 euros, não me vão roubar com essa esperteza saloia!Cumprimentos,Sérgio RedondoFrom: lgcarecenter@lge.comSent: 30 de setembro de 2022 14:10To: redondo.online@gmail.comSubject: Consulta do cliente LGA sua questãoNº Referência : GCU220930013984Data : 30/09/2022 13:42 15Tipo de consulta : Como Obter Serviço De ReparaçãoProduto/Nº Modelo : Monitor[GCU220930013675]Boa tarde,É um pouco estranho que consigam fazer tal avaliação através de uma foto, demonstra bem a falta de boa-fé da vossa parte para resolver o problema do cliente e cumprir com as vossas obrigações.Óbviamente o dano é físico, não existem danos não-físicos em objectos... não pode certamente ser um dano psiquiátrico. Ser um dano físico, como qualquer dano, não isenta a LG da obrigação de garantia.O que está em causa é que o dano apareceu sem qualquer intervenção da minha parte, não estava ninguém em casa!Não existiu nenhum uso indevido nem qualquer acção que pudesse danificar o monitor, como aliás qualquer inspecção cuidade e correcta (seguramente não por email) poderá demonstrar, não há qualquer sinal de pancada ou qualquer outro que seja causa do problema da imagem.Não vou permitir que a LG se descarte das suas responsabilidades e levarei o assunto às últimas instâncias se não tiverem uma atitude correcta comigo e não se disponibilizarem para resolver o problema do vosso produto.Cumprimentos,Sérgio RedondoResposta do assistenteData : 30/09/2022Boa tarde Sr. Sergio Redondo,Confirmamos a recepção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da situação exposta, informamos que conforme informado anteriormente, após analise da foto facultada, poderemos encaminhar um técnico ao local para assistência, no entanto, será uma intervenção técnica sob orçamento.Mais informamos que estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite.Obrigado pelo seu contacto e pela sua preferência.Não responda directamente para este endereço, pois não iremos receber qualquer informação. Trata-se de um e-mail unicamente de saida. Para efectuar uma resposta a este email, deverá carregar no botão abaixo com a designação “Mais questões”Atentamente,Tiago Rosa
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Ainda sem garantia que a LG se recusa a cumprir a lei.
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Boa tarde,Confirmamos a recepção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da situação exposta, informamos que já informámos o cliente por diversas vezes, que o equipamento está com o painel partido/danificado.O serviço técnico também já informou o cliente da mesma situação, e apresentou um orçamento para a reparação, no entanto, até ao momento foi recusado.Mais informamos que segue em anexo, uma fotografia enviada pelo próprio cliente, onde é possível verificar o dano no painel.Estamos inteiramente disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional caso necessite.Atentamente,CIC, Centro de Informação ao ConsumidorLG Electronics----------From To VOC MANAGEMENT *(apoio.reclamacoes)Date 2022/10/20 21:50:5:7 [GMT+01:00]Subject A sua reclamação para a/o LG não cumpre garantia - Monitor avariado - (CPTPT01620655-76)
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Para que se saiba e os consumidores percebam no que se estão a meter quando compram algo desta marca, a LG (LG Electronics SA Portugal) vende produtos que se desfazem e sobre os quais não dá qualquer tipo de garantia. E a loja PCDiga também não...Em Agosto de 2021 comprei um computador na PCDiga do Parque das Nações em Lisboa, entre muito material veio um monitor LG Ultrawide de 49" (LG 49WL95C-WE.AEU)... estamos a falar de um monitor que nessa altura custou perto de 1300 euros, não é propriamente um equipamento barato ou de gama baixa.Tudo funcionou normalmente durante pouco mais de 1 ano, até que deixou de funcionar...Em Setembro de 2022 cheguei a casa depois de ir jantar fora, liguei o PC e o monitor nada... estava como morto. Após várias tentativas e depois de desligar o cabo de corrente do monitor e voltar a ligar, ele lá decidiu acordar. Nesse momento descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa secção do lado esquerdo e com riscas horizontais de um lado ao outro... todo o aspecto de um painel LCD partido dado o aspecto visual que estava a ver, e eu incrédulo a olhar para aquilo!Depois de vários pedidos, RMA, mails, telefonemas, etc... a LG e a PCDiga recusam fazer reparação ou substituição ao abrigo da garantia, apresentando como motivo o facto do painel LCD estar partido.DUH, foi por esse exacto motivo que pedi ajuda e preciso da garantia, porque a trampa de monitor que me venderam tem um painel LCD partido internamente sem que lhe tenha tocado, e além disso não tem absolutamente nenhuma marca externa ou sinal de uso indevido ou muito menos de maus tratos de qualquer espécie, está imaculado não tem nada!A LG nem se dignou a ver o monitor, recusaram a garantia ou qualquer tipo de assistência por email! Uma atitude nojenta de desrespeito pela lei e pelo consumidor. Não viram nem inspeccionaram, absolutamente nada.A PCdiga, onde entreguei o monitor pessoalmente na loja do Parque das Nações, recebeu o equipamento e abriu um RMA... no local puderam constatar que o monitor não tinha nenhuma marca externa ou sinal de uso indevido ou muito menos de maus tratos de qualquer espécie, mas que apesar disso tinha o painel LCD partido internamente. Passado os 30 dias legais, responderam com um orçamento de reparação de quase 800 euros, e com recusa de garantia, apenas com a justificação de que é um "painel LCD partido".Aparentemente a LG e a PCDiga acham que é normal os seus produtos se partirem ou desfazerem lá por dentro ao fim de 1 ano quando são utilizados de forma normal e de acordo com a sua especificação, acham que não têm qualquer obrigação ou responsabilidade se os produtos que fabricam e/ou vendem se desintegram na casa dos consumidores sem que estes tenham feito nada que cause tal efeito.A lei da garantia diz claramente que o vendedor é responsável por fazer prova de que o dano não é da sua responsabilidade, ou seja, na prática se o vendedor acha que o dano foi causado por mim, tem de fazer prova disso para poder recusar a garantia. Não basta dizer que o painel LCD está partido, é preciso dizer, e provar, que o painel está partido devido a prática do consumidor que o utilizou. No entanto nem a LG nem a PCDiga o disseram e muito menos provaram (pois não conseguem, o monitor está imaculado por fora e nada lhe aconteceu que pudesse provocar o dano interno do painel LCD). Parece ser um caso de design de produto deficiente, ou de um defeito de fabrico pontual, que levou a esse problema com o passar do tempo e uso normal... por qualquer motivo terá estalado ou rebentado algo no painel, que porventura já vinha "menos bom" de fábrica. De qualquer forma não sou bruxo, não faço a mais pequena ideia do que possa ser, o que sei é que não lhe toquei e ele está partido, e isso aconteceu lá dentro, com o exterior do monitor a permanecer intacto.Vou ainda dar seguimento a este caso nos centros arbitrais de consumo, e nos julgados de paz, e se for caso disso poderei vir a consultar um advogado para explorar outras opções, e não o faço por desporto... tenho uma vida muito ocupada, comprei outro monitor no dia a seguir à avaria (um Samsung também ultrawide 49" mais barato e muito melhor que o LG), e tenho a minha situação resolvida, e também não o faço propriamente pelo dinheiro, mas sim pela profunda injustiça que a situação representa e pelo desrespeito total demonstrado pela LG e pela PCDiga, que não vou aceitar!
S. R.
Para: LG Electronics Portugal S.A.
Monitor LG 49WL95C-WE.AEU (103NTGYGX327) comprado 28 de Agosto 2021.Quando cheguei a casa em 29 de Setembro de 2022 liguei o PC e descobri que tinha o monitor danificado com imagem descolorida e em falta numa secção do lado esquerdo e com riscas horizontais ao de um lado ao outro... problema acontece sem estar ligado ao PC, basta ligar o monitor à corrente e ligar para se ver como está danificado.No dia 01 de Outubro de 2022 abri processo de garantia na loja PC Diga do Parque das Nações, onde puderam constatar que o monitor não tinha qualquer sinal de mau uso ou dano exterior que seja imputável ao utilizador/consumidor.No dia 31 de Outubro 2022 veio resposta da PC Diga com recusa de reparação em garantia e um orçamento para reparação com custos a meu cargo num valor exorbitante (orçamento que eu nunca pedi).Não concordo nem aceito esta resposta, o monitor avariou-se sozinho sem a minha intervenção e dentro do período de garantia, é obrigação do vendedor fazer prova em contrário ou aceitar a reparação/substituição em garantia e sem custos para o consumidor.O monitor foi entregue na loja PC Diga do Parque das Nações no dia 01 de Outubro de 2022, onde puderam verificar que não tinha qualquer dano ou mesmo qualquer marca ou sinal de mau uso ou qualquer tipo de indicação de que o dano pudesse ter sido causado pelo consumidor, o aparelho está imaculado e sempre foi tratado de acordo com a especificação do fabricante.Após verificação técnica a PCDiga chegou à conclusão que o dano (LCD partido) resulta directamente do defeito de fabrico do monitor que identificaram como uma deformação da moldura do mesmo, que o monitor sempre apresentou e é, penso eu, característica do seu design. Mesmo assim, depois de claramente terem determinado que o dano não é da minha responsabilidade mas sim um defeito do produto, acham que não são obrigados a prestar garantia reparando ou substituindo o monitor.Transcrição da resposta da PCDiga aqui mesmo na plataforma do Livro de Reclamações onde assumem que o dano é provocado pelo defeito do monitor:"verificamos que a informação de ecrã danificado com a moldura ligeiramente aberta e garantia condicionada foi transmitida em loja, tendo sido também incluída na folha de RMA assinada por si. Neste caso, foi validado pela marca que os danos estão diretamente relacionados com a anomalia reportada e, por esse motivo, a garantia não é aplicável."A "anomalia reportada" que referem e que muito bem identificaram como causa do LCD partido não me pode ser imputada nem é da minha responsabilidade, portanto a PCDiga acaba de fazer prova de que o dano resulta de um defeito do produto!
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