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Lefties - Site Falso - Burla

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. L.

Para: Universo

09/03/2022

1) Em 30/01 fiz uma compra no site português www.leftshop.online e paguei com o meu cartão de crédito Universo. (((ATENÇÃO: O site ainda encontra-se online!)))2) No mesmo instante recebi em meu telemóvel uma confirmação de compra, com um valor de 57,72€ (13% a maior do que estava no carrinho) de um fornecedor estrangeiro (China). Ainda fui cobrado de uma taxa por ser uma compra internacional.3) Imediatamente me apercebi que se tratava de uma burla e bloqueei o meu cartão pela aplicação.4) Como era um domingo, tive que aguardar até o dia seguinte para ligar para a linha de atendimento do Universo a relatar o acontecido.5) Eu me apercebi que no site, não havia nenhum tipo de meio de contacto, número telefônico, e-mail, chat ou qualquer outro meio de contacto. Também percebi que a minha conta não existia mais, como se eu nunca tivera feito a compra.6) Às 9h da segunda-feira, dia 31/01 liguei, relatei o ocorrido e disseram-me que o Sector de Análise de Transações iria fazer a devida análise.7) Neste mesmo dia entrei em contacto com a Lefties, e me confirmaram que as compras do site de Portugal são enviadas normalmente de Espanha e que eu tinha caído em uma burla. A Lefties não se responsabilizaria. 8) O meu cartão foi devidamente cancelado, mandaram-me outro e os valores foram cancelados da fatura do cartão.9) Até este momento estava muito contente com a eficiência da empresa e poderia indicá-la a qualquer um.10) No dia 09/02 recebi um SMS do CTT dizendo que uma encomenda de 9,88€ deveria ser desalfandegada por mim. Como não reconheci o fornecedor, que é chinês e nem o valor, recusei o recebimento. É claro que imediatamente fiz a ligação com a burla.11) Em 02/03 informei à Universo da continuação da burla e o inacreditável ainda estava por vir... Recebi a cobrança de 57,72€ da Universo, disseram-me que eu deveria desalfandegar a mercadoria (provavelmente um tijolo), inclusive, pagando o IVA. Ora, se comprei supostamente em um site português, não deveria desalfandegar, muito menos pagar IVA e pior, vindo da China. O grupo da Lefties é espanhol.12) Ainda insisti com ligações (o sector responsável nunca me atendeu) e em trocas de e-mails nos dia 08/03 e 09/03. Entretanto a resposta final é que a entidade burladora ...cumpriu o envio dos artigos, no entanto uma vez que o armazém da entidade está localizado fora da União Europeia, é necessário o pagamento do IVA para obter a encomenda. Todas estas questões são alheias ao Cartão Universo. . O que já provei que não é verdade.13) Assim, por não haver evidências que se tratava de um esquema fraudulento o Universo disse-me: ...não existe a possibilidade de abertura de um processo de análise de transações,.... Em outras palavras, o problema é meu se eu não presto atenção por onde compro.14) Pergunto, se avisei em tempo e provei que houve burla com todas as evidências acima, porque o Universo continuou com o pagamento ao fornecedor inexistente e me enviou a conta?15) Eu, que era um grande cliente do grupo Sonae, comprando semanalmente no Continente, abastecia nos postos Galp, minha energia era Galp e etc, em protesto, deste o início desta via Crúcis, não compro mais nada deste grupo, até que me resolvam esta questão.


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