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Juros indevidamente anunciados e calculados

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. L.

Para: Openbank

15/02/2025

Subscrevi uma conta poupança Buas Vindas no Openbank. Ora discordo dos valores creditados na minha conta. Inicialmente, por desconhecimento de como calculavam, a diferença era muito maior, depois, o banco informou que o cálculo é feito com base na data valor dos depósitos, batendo certo com o que foi creditado. No entanto, as contas foram realizadas com base em Actual/365, pedi que me informassem onde consta essa informação, não encontro em nenhum dos documentos que assinei, mas não me responderam. Depois, recordei lhes que os valores anunciados no site, que consultei e me fez optar pelo depósito, apenas são, maioritariamente, obtidos com base em 360 e, os que não são apenas com 360, o número de dias a calcular varia, ora, 182, ou 183, ou 90 ou 91. Esta info é publicada no site e é fácil de confirmar para diferentes produtos. No meu caso, com 25000 prometem 375€ a seis meses com 3% brutos, não especificando o número de dias. Ora, com actual/365 dias não é possível obter tal valor: 180 resulta 369,86 ou 370; 181 dá 371,92 ou 372; 182 dá 373,97 ou 374; 183 dá 376,02 ou 376. Em nenhuma possibilidade resulta o prometido mas se considerar actual/ 360, sim: quer multiplicando por 180, 374,99 ou 375, quer dividindo o anual por 2 (6 meses, meio ano). O banco deveria cumprir o que anuncia e, principalmente, ser mais claro (não encontrei, ainda, informação que confirme os 365), isto não é aceitável. É sugerido, anunciado e vendido como actual/360 e, neste contexto, deveriam creditar o correspondente em falta na minha conta, foi o que contrataram comigo em boa fé (?). As pessoas devem ter cuidado quando subscrevem estes produtos com o Openbank, filial do Santander, não é claro Como calculam para vários produtos https://www.openbank.pt/depositos-bancarios Para a conta Boas Vindashttps://www.openbank.pt/conta-poupanca

Mensagens (3)

Openbank

Para: J. L.

15/02/2025

Muito obrigado por nos ter enviado a sua consulta. Confirmamos que foi recebida corretamente e que em breve enviar-lhe-emos a nossa resposta. Relembramos que o nosso horário de atendimento por correio eletrónico é de segunda a domingo das 8h00 às 22h00. Esta resposta é automática. Em caso de dúvidas, por favor escreva-nos para contacto@openbank.com Atentamente, OPENBANK

J. L.

Para: Openbank

24/03/2025

Continuo a aguardar resposta adequada e positiva à minha reclamação. Desde o dia 12/03 que informaram que iriam resolver o assunto e quase 2 semanas depois nada sei. Esta forma de atuar é pouco aceitável.

J. L.

Para: Openbank

25/03/2025

Ontem, lembrei a minha queixa e, hoje, foram creditados na minha conta os valores reclamados. Para considerar a questão totalmente resolvida falta apenas que me confirmem que em Abril os juros serão calculados de acordo com o valor que deveria estar na conta desde o início de Março (só hoje foi efetivado). Apesar da demora, para já, estão a ser corretos. Aguardo


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