Exmos. Senhores,
Em 5/5/2024, adquiri um aspirador vertical Rowenta RH20C0WO X- FOR.FLEX, na loja Worten, no Coimbra Shopping, no qual constava nas indicações de venda, na montra, uma autonomia de 45 minutos, na função ECO e de 15 minutos na função Boost. (Anexo)
Ora verifiquei que na função Eco, o aspirador não tinha qualquer capacidade de aspiração/sucção, ou seja, de ineficiência praticamente nula, obrigando a ligar sempre na função Boost, constatando-se que nesta, a sua autonomia era muito reduzida de apenas 7 minutos.
Perante tal ineficácia, em 14/05/2025, recorri à Worten, do mesmo local, explicitando a ineficácia da bateria, conforme consta da Declaração de Abertura. Passado cerca de 3 semanas, recebi um telefonema de uma Senhora, dizendo que tinham substituído a bateria e que substituiriam os filtros se eu pagasse. Informei a Senhora que o problema não era dos filtros, mas da bateria. Dizendo, ainda que o enviavam para a referida loja, para eu levantar.
Após esta intervenção, procedi à utilização do aspirador e respetiva testagem, verificando que nada se tinha alterado em relação à situação inicial, com uma autonomia de apenas 7 minutos, perfeitamente insatisfatória, de desempenho inaceitável face ao descrito nas características. Também constatei que a bateria não tinha sido substituída.
Perante tais factos em 29/05/2025, solicitei novamente aos serviços de reparação, com a convicção de que não sendo possível melhorar o seu desempenho, repito perfeitamente insatisfatório, não via outra alternativa, que não fosse ser ressarcido da importância paga pela aquisição.
Dia 30/05/2025, reclamei à Worten, nº 36561949.
Em 19/09/2025, após relatório técnico no qual “não foi detetado qualquer defeito, tem uma autonomia de 8 minutos em modo boost", contrariando assim, a informação comercial e técnica, fixada na loja para veda, ou seja, de 15 minutos.
Perante tais fatos e destas tentativas, entreguei novamente o equipamento através de nova declaração de abertura WO-33912427, para que não sendo possível resolverem o defeito, ser ressarcido do valor da compra, pois esta situação arrasta-se desde o dia 14/05/2025, encontrando-me sem aspirador com todo o prejuízo, dificuldades e transtorno que tem causado.
Assim, agradeço a V. Ex. ª s, a melhor atenção, para resolver este problema.
Coimbra, 05/10/2025
António da Fonseca Coelho