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Indemnização por cancelamento de voo a 12 horas do mesmo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. C.

Para: TAP-Air Portugal

17/08/2023

Boa tarde, Pretendo o vosso apoio juridico, para que a TAP responda às suas responsabildiades.Efectuei reclamação para indemnização por cancelamento de voo da TAP TP 1330 de lisboa para londres no dia 26/10/2022 às 07:05, a 14 horas da hora de partida do mesmo, com respectiva penalização em toda a programação da viagem e custos adicionais, e que obrigou a viajar no dia anteriorpara a cidade do porto, por forma a conseguir viajar perto da hora a que estava marcado o voo inicial no dia seguinte, quando já me encontrava em Lisboa para viajar no dia seguinte.Efectuei a reclamação 2022-0003407324/Rui Carreiro, no dia 31/10/2022 a qual so me foi dada resposta em Maio de 2023.Nessa resposta atribuiam um valor de indemnização de 200€, o qual respondei que nao aceitaria uma vez que não estava de acordo com a legislação europeia que para voos acima de 1500km na europa a indemnização a ser atribuida seria de 400€.Uma vez que o voo foi de 1540km perto do limite minimo dos 1500km e sendo que até ha bem pouco tempo fui colaborador da TAP, e tinha uma viagem para bruxelas programada para julho de 2023, e para minimizar também o custo para a TAP, sugeri que em vez de indeminização, fosse atribuidos lugar no voo de ida e volta a bruxelas que teria programado.No inicio de julho depois de na primeira resposta terem atribuido 200€ de indemnização, a TAP veio agora dizer que não teria direito a qualquer indemnização uma vez que o cancelamento foi devido à instalação do novo radar de tráfego da ANA.Logo por aqui existe contradição entre a primeira resposta e a segunda, a qual eu nao aceitei, uma vez tendo sido colaborador da TAP na altura do voo, sei como sao os procedimentos, e se esse fosse o motivo do cancelamento, o mesmo teria sido indicado aos clientes, e dessa forma respondi à TAP, indicando que nao aceitaria o fecho automatico do caso como anunciado pelas seguintes razoes:1 - Caso o problema fosse alheio à TAP e nas condições especiais que o determinam, o caso teria sido resolvido na primeira análise que efectuaram, e sem oferta de voucher de metade do valor que a lei europeia indica. 2 - O voo foi cancelado no dia anterior as 17 da tarde do dia anterior, e as informações que recolhi na altura foi que o mesmo nao estaria operacional/disponivel. A informação que me chegou foi que o aparelho para esta viagem era contratado. 3 - A implementação do sistema de tráfego da NAV, não teria incidência somente no voo em questão mas em vários e este tipo de actividades não se programa de um dia para o outro. 4 - Em termos de esforços para a resolução da situação, os mesmos foram realizados por mim, uma vez que era perentório estar no destino ao inicio da tarde, e que envolveu custos não só de deslocação no dia anterior para o porto, como de dormida, e toda a logista familiar.Por ultimo de relembrar que foram afectados 3 voos para Londes, e que neste dia o Sporting jogava em Londres para a Liga do Campeoes com o Tothenham e que houve grande procura de viagens pelos adeptos do Sporting, e sendo cancelado o voo a 14 horas do mesmo, tenho poucas duvidas que a razão principal para a nao realização do mesmo, seja a nao disponibilização da aeronave para a realização dos voos entre lisboa e londres.Obrigado ,Rui Carreiro


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