Exmos. Senhores,
Vendi uns tennis usados, aquando a compradora recebeu cancelou a compra pois alega que o item está estragado, sujo que difere das fotos apresentadas e que não gostou, e pretende ser reembolsada. De salientar que é a primeira compra desta usuária. Não sei se é por ser a sua primeira compra e não perceber que são itens usados, ou se pensa que por não gostar pode alegar falácias que será reembolsada. Discordo com o seu parecer e não pretendo ter o item de volta ( pois sou eu que terei de pagar o transporte de volta) nem reembolsa-la, visto que fui extremamente correta e honesta em todo o processo de venda, e me empenhei na descrição do item, no tirar e expor as fotos, assim como no trato e esclarecimento das dúvidas da compradora no processo da compra. O item foi lavado e não foi usado depois de ter sido higienizado. Tirei mais de 20 fotos de todos os ângulos com boa luz dos quais expus 21 fotos duas delas numa montagem para caber nas 20 fotos permitidas. 20 fotos com definição nas quais ela poderia dar zoom até duas vezes bastava clicar na imagem. Fiz uma descrição adequada, salientando o defeito do item, e que poderia conter marcas subtis de uso que estão expostas nas fotos: "Lavados, em bom estado, com uso, pode e contém algumas marcas de uso. Ver fotos para constatar, pequena área da junção da sola com peito do pé lateral interior colado (últimas duas fotos)." Ainda tirei fotos do item aquando da preparação do embale e enviei ao comprador. Dou autorização para lerem a nossa conversa de venda/compra para constatarem a veracidade do que alego aqui. Tirei print screen às fotos de venda que apresentei, pois aqui só dá para expor 5. Contudo estas como são print não têm tanta qualidade, por isso solicito que vão ver ao anuncio de venda as fotos originais, onde dá para ver todas as marcas subtis que os tennis têm e que ela alega que não foram expostas no anúncio.
Tenho como procedimento desde a minha primeira venda e pretendo continuar assim, e já fiz mais de 900 vendas com um rating de 5 estrelas, fotografar o produto em todos os ângulos, descrevê-lo correctamente, embala-lo sempre na minha cozinha, com sacos de plástico, envolve-los em papel, coloca-los dentro de uma caixa de cartão, selar muito bem com fita cola e enviar as fotos do embale ao comprador antes do envio. Pode ser um item de 1€ ou de 100€ primo sempre pela excelência da entrega sincera e honesta do item em todas as etapas do processo. Basta a vinted abrir qualquer das minhas vendas anteriores para constatar. É contra a minha ética e humanidade esconder algum defeito ou enganar os compradores. Assim como no trato com os clientes mesmo com eles, prezo a educação e justiça. Daí mesmo discordando com as alegações desta compradora que afirma que os defeitos não estão visiveis e que o item está sujo, eu respeitei a sua opinião e educadamente e cordialmente lhe expliquei a minha crença e posição relativamente à situação, e que iria expor a minha parte do caso aos trabalhadores da Vinted.
A Vinted pedia então:
"Parece que o comprador está insatisfeito com o artigo e pode querer devolvê-lo.
Se tiveres fotografias adicionais que mostrem que o artigo está de acordo com o anunciado, por favor envia-as, em resposta a esta mensagem.
Aqui estão alguns exemplos de fotografias que te podem ser úteis:
• fotografias que mostram o artigo completo
• fotografias aproximadas das áreas do artigo que tenham defeitos, de diferentes ângulos
• fotografias da embalagem
• fotografias da etiqueta de tamanho/etiqueta com instruções de lavagem/etiqueta com o nome da marca
Também podes solicitar a devolução do artigo pressionando o botão "Solicitar a devolução" nos próximos 2 dias (48 horas). O comprador terá então 5 dias úteis para te devolver o artigo.
(...) Olá,
❓ Não conseguiram chegar a um acordo?
Para ajudar a resolver o teu problema, envia-nos fotografias adicionais ao responderes a esta mensagem:
🔹 Fotografias do artigo tiradas de todos os lados a mostrar que o mesmo correspondia à descrição antes de ter sido enviado. Se possível, acrescenta fotografias que não tenham sido incluídas no teu anúncio;
🔹 Se a encomenda tiver sido danificada – fotografias da embalagem;
🔹 Se falaste com o comprador sobre os defeitos do artigo antes da venda – uma captura de ecrã que o demonstre.
Esta é uma mensagem automática – responde se precisares de mais ajuda.
(...)
Olá,
Obrigado pelo teu contacto.
Lamentamos esta situação.
Infelizmente, não recebemos provas suficientes de que o(s) teu(s) artigo(s) correspondia(m) ao anunciado antes do envio. Por este motivo, aprovámos a devolução.
No prazo de 2 dias (48 horas), pedimos-te que solicites ao comprador que devolva o pedido, pressionando o botão ""Solicitar a devolução"" na tua conversa com o comprador.
Se não recebermos notícias tuas dentro deste prazo, o comprador será reembolsado pelo(s) artigo(s).
Para evitar situações semelhantes no futuro, recomendamos que incluas todos os detalhes relacionados com o(s) teu(s) artigo(s), tais como defeitos ou irregularidades, na(s) respetiva(s) descrição(ões)."
Que mais provas é que precisam? Tenho fotos de todos os angulos do item... As três fotos que a compradora apresentou como alegado defeitos que não estavam expostos estão nitidamente expostos nas fotos do anúncio, e descritos na descrição do produto como marcas de uso. Penso que devem olhar nitidamente para as mesmas. Como tal fuz a montagem do que a compradora aponta que não estava visível e que está mais que visível nas minhas fotos.
O artigo está lavado, logo não sujo como ela alega, basta olhar para as 21 fotos de todos os ângulos com qualidade e boa luz do anúncio que expus, mais as fotos de embale que enviei anteriormente.
O artigo não está estragado nem difere do apresentado. Notório as marcas de uso perceptíveis notaveis e assinaladas por mim na descrição, o único defeito que têm é uma parte da junção da sola que está colada, e salientado na descrição como tal, e para verem o mesmo nas duas ultimas fotos do anúncio. De que me vale tirar fotos boas de todos os ângulos, descrever o item corretamente, se a Vinted ignora o mesmo. E me dão respostas pré feitas, que para evitar estas situações devo tirar fotos de todos os ângulos e descrever as marcas, quando sempre o fiz.
Totalmente erróneo a logica de fazer tudo exactamente como a Vinted pede, e ser ignorada. A menos que a compradora tenha alegado algo mais que não me foi informado, logo não posso me defender de tal. Recuso-me a aceitar o veredito automático pré formatado de que não dei provas. Quando fiz tudo correto na venda e não omiti nada, assim como na defesa e na exposição correta da defesa. Parece uma maneira de a Vinted ganhar no envio do item e no retorno do item, sem analisarem as provas por oarte do vendedor. Constantemente a apelarem ao vendedor a reembolsar o comprador e ou a aceitar a devolução do item ficando o vendedor com os custos de envio.
O não apresentei provas, copy paste não está correto. Digam-me onde extamente falhei, porque está explícito. Tudo isto num orqzo de 2 dias obde não me respondem humanamente, claramente a ignorar o que escrevo: "Muito obrigado pela resposta rápida, Alexandra! Infelizmente, teremos de proceder com a decisão fornecida.
Lamento o inconveniente."
Basicamente é o mesmo de dizer que 2+2=4 mas a Vinted não acredita e oede provas. Quando lhe mostro outras provas de chegar ao resultado de 4: 1+1+1+1=4 ou 3+1=4 ou 2+1+1=4 e ela diz que não dei provas suficientes...
Falta de humanidade e negação dos direitos de reverem provas sinceras e honestas da minha parte.