Exmos. Senhores da AMATOSCAR PEUGEOT
Ontem, fui fazer a minha 1ª revisão à minha carrinha Peugeot SW, 1.5 Diesel, com a matrícula BI-59-SQ, tendo sido o valor final de 341,82€.
Tal como antevi, fizeram-me uma manutenção com o óleo 5w30 com um valor de 36,5€ x 5=182,5€, com IVA 224,475€, e, apenas, com 5% de desconto, totalizando 216,72€.
Ora foi-me explicado que este óleo é mais caro, pelo facto de a minha carrinha ter uma correia de 7 mm, sendo que alguns modelos da Peugeot estão a dar problemas precocemente.
Deste modo, questionei se a Peugeot já viu que há problemas com essa correia de 7mm, por que motivo continuam a fabricar os seus modelos com esse tamanho e não a fazem com 8 mm. A resposta foi de que a Peugeot sabe do defeito, mas que nem todos os seus modelos vêm com esse problema, sendo que, por esse motivo, alargaram a garantia da correia para 7 anos.
Ora, perante esta situação, pergunto, se sabem que existe esse problema: 1º por que motivo não a substituem pela de 8 mm?; 2º acham justo o consumidor comprar os carros com um valor bastante elevado, sendo que têm de fazer a manutenção só de óleo num valor de 216,72€, para além do resto, apenas com um desconto de 5%, enquanto tivermos a nossa viatura, ainda que tenham a garantia de 7 anos?; 3º quem é que paga sempre essa manutenção elevada, só por ter de ser esse óleo mais caro? Não devia a Peugeot fazer um desconto maior (ex. 25%), sendo que o problema é do conhecimento da marca?
Já sei que dizem que dão 7 anos de garantia, mas onde está essa garantia? Eu só tenho a de 4 anos (2024 a 2027)?
Resumindo, venho, deste modo,1º reclamar pela cobrança excessiva, pedido que me sejam feitos descontos na ordem dos 25%, no mínimo, devido ao óleo mais caro, ainda que reconheça que seja necessário, pelo facto de alguns modelos apresentarem defeitos na correia de 7 mm. Ou então, que substituam o kit completo de 7 mm pelo de 8 mm, sem custos adicionais para o consumidor.
Relembro que, se há um defeito diagnosticado, a marca deve encontrar uma solução, que não passa só por 5% de desconto ou a garantia que não tenho de 7 anos.
2º Desta forma, reclamo, além disso, que me seja enviada essa tal garantia de 7 anos.
3º Além disso, desloquei-me a Castelo Branco, pois na Covilhã ainda não têm autorização para questões de garantia, tendo passado um dia inteiro e sendo que, supostamente, me iam fazer um controlo do sistema (tal como do motor), gratuitamente, o facto é que não me foi feito, porque havia um suposto problema, sendo que não me o fizeram.
Assim, peço também que me seja dada essa indicação de quando poderei fazer esse teste de controlo, sem custo adicionais, já que era uma campanha.
4º Por último, venho, por este meio, declarar que vou fazer sempre as manutenções de Adblue à AMATOSCAR, sendo que, caso venha a ter algum problema, peço que me seja substituído o circuito de Adblue pela garagem, desde que prove que fiz lá sempre as manutenções.
Esperando um feedback da vossa parte,
Apresento os melhores cumprimentos.
António Reis
Além disso
Cumprimentos.