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GARANTIA DE REPARAÇÃO

Em curso Pública

TOP SPEED

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Problema identificado:

Garantias

Reclamação

I. C.

Para: TOP SPEED

30/09/2025

Exmos Senhores, No dia 11 de Julho de 2025, desloquei-me à oficina mecânica designada pelo o nome "Top Speed", situada na Rua Escobar nº30, em Tires, 2785-228 S. Domingos de Rana, na sequência da minha viatura, uma carrinha de marca Fiat Doblo com a matrícula 61-VA-08, por esta encontrar com um consumo excessivo de óleo e fugas repentinas do mesmo, bem como súbita perca de água (anticongelante), pela tentativa automática de refrigerar o motor, injetava para o radiador água (anticongelente), por forma a manter seu equilíbrio e bom funcionamento do mesmo. Esta situação foi por mim verificada, um súbito aumento de temperatura bem como o sinal de óleo no painel, enquanto circulava com a viatura, que por sua auto-protecção a parte elétrica a fez parar. Foi realizada uma primeira intervenção na viatura supra citada, nesta oficina, da qual consta a factura nºFA A2025/71 (em anexo, bem como folha de obra nº153) no valor de 640,01€ (seiscentos e quarenta euros e um cêntimo), apesar de alguns desencontros de valor das mesmas, foi me entregue a citada carrinha dia 15 de Julho de 2025, com a indicação do mecânico, que suspeitava existir um problema no motor, e que seria necessário sempre verificar o nível do óleo toda a semana na oficina, ao qual assim procedi. Dia 28 de Julho de 2025, foi por mim verificado no painel da referida carrinha o sinal do óleo, ao qual prontamente parei, verificando o nível de óleo, e estava sem óleo, procedi à colocação do óleo ao nível devido, dado ao diagnóstico repetitivo, tinha sempre comigo o óleo específico, Ow30, e contactei de imediato o mecânico da oficina onde tinha sido realizada a reparação, informado da situação, e indicado que apesar de ter colocado óleo ao nível, a sinal do óleo não apagava. De imediato me solicitou para me deslocar à oficina para verificar, e prontamente o fiz. Foi por ele verificado o nível do óleo, estava no nível certo, e de imediato foi buscar o aparelho que liga a parte eletrónica para apagar o sinal do óleo, e como não conseguiu, falou que a carrinha tinha que ficar na oficina para verificar o que se passava. No dia imediato a seguir, contactei o mecânico, e o mesmo me informou que na realidade existiria um problema no motor, e que possivelmente teria que levar um motor novo ou recuperado, mas que iria avaliar melhor a situação. Dia 29 de Julho de 2025 o mecânico informou que poderia realizar uma reparação no motar no valor de 1500€ (mil e quinhentos euros) conforme consta na folha de obra nº 160 da qual anexo, dando garantia que ficaria resolvido o problema. Dia 4 de Agosto de 2025, o responsável da oficina afirma que a viatura está pronta, apresentando o custo de reparação no valor de 1500€ pela reparação do motor mais 238,92€ em peças que afirmarem terem sido necessárias para a reinspecção da carrinha, sem para o efeito me dar qualquer conhecimento, totalizando a quantia de 1738,92€ (mil setecentos e trinta oito euros e noventa e dois cêntimos), conforme folha de obra nº 160 (em anexo), bem como Factura FA A2025/73, que tardiamente emitiu a meu pedido (em anexo). Sendo que nesta 2ªreparação, afirma que a carrinha teria que ser reavaliada após 1000km feitos. Dia 11 de Agosto de 2025, entra em contacto e afirma ser necessário me deslocar à oficina, e eu informo que ainda não fizera os 1000km, mas por precaução, conforme indicação, assim o fiz, para verificar o nível de óleo e água, nessa altura , apesar do breve tempo, fora necessário a colocação de óleo e água, sem que no painel desse qualquer sinal de alarme, na semana seguinte realizei a mesma deslocação para verificação dos níveis de água e óleo. No dia 8 de Setembro de 2025, sem qualquer aviso no painel na sinalética do alarme do óleo, e a temperatura sempre indicando um estado normal, com temperatura equilibrada, a carrinha subitamente dá um estoiro perdendo a força no motor, e quando olho pelo retrovisor deitava fumo como se estivesse a arder, um fumo cinzento escuro, parei de imediato, liguei para o mecânico dando conta de situação, enviei minha localização, e enviou seu colaborador ao meu encontro, e estava sem óleo e anti-congelante, do nada, sem dar qualquer sinal no painel, a carrinha estourou! No dia seguinte desloquei-me à oficina, e o responsável afirmou que entrou água para o radiador (anticongelante) e que teria sido essa a causa do carro estourar e provocar os danos graves no motor, informei que tinha direitos quanto à garantia de reparação das duas intervenções que realizara, e o responsável responde, segundo suas próprias palavras “que a carrinha saiu de sua oficina a andar”, essa a sua garantia. A carrinha volta com a danos na junta da cabeça, pistons danificados e mais um sem fim de peças do motor a ser trocadas. Após várias tentativas solicito garantia da reparação, mais uma vez afirma que a carrinha saíra a andar da oficina, depois de 2 intervenções, e pagar cerca de 2400€ (dois mil e quatrocentos euros) das mesmas que realizara, e é me apresentada mais um orçamento de perto de 2300€ para o conserto, pois dessa vez apresentava estragos maiores com um diagnóstico muito mais alarmante do que entrara pela primeira vez na sua oficina a 11 de Julho de 2025, apresentando-me novo orçamento do qual em anexo junto, onde mais uma vez não discrimina valores exatos das peças e reparação. Em diversas ocasiões em que solicitei responsabilidade pela reparação que realizou no motor, o responsável argumentou que nada tinha a ver, solicitei o livro de reclamações no dia 26 de Setembro de 2025, para realizar reclamação do sucedido, o qual o responsável se negou a me o apresentar, e ainda afirmou que não iria mais realizar qualquer reparação no veiculo e que iria o coloca-lo na rua, apartir dessa data. Aguardo vossa melhor apreciação sobre o exposto, Com os melhores cumprimentos, Inês Costa

Mensagens (3)

TOP SPEED

Para: I. C.

01/10/2025

Diante do exposto a Estima Suprema , terá o prazer em esclarecer os fatos ocorridos A primeira Intervenção a Reclamante pediu para sanar um barulho na suspençãoda frente . Com as peças substituídase factura emitida. E assim foi resolvido... A segunda intervenção a reclamante pediu para fazer uma revisão no motor a fim de inspeção veicular. Onde foi detectado a mistura de óleo no reservatóriode água .Onde foi trocado o corpo do filtro de óleo e o reservatóriode água,conforme a factura mencionada . E assim o problema foi resolvido. Dias depois a por falta de atenção do condutor que não observou o QUADRANTE ocasionando um superaquecimento no motor. Onde foi feita uma análise preliminar. Fato que originou o problema da falta de água no sistema de arrefecimento ocasionando a queima da junta da cabeça. Tudo isso decorrente da OBSTRUÇÃODO RADIADOR DE ÁGUA. . A Estima Suprema estáde acordo em dispor das horas trabalhadas para resolver esta situação. Desde que a reclamante cumpra com as peças. Obs: O Radiador obstruído, originando a falta de água ,não significanas intervençõespassadas. . Ao dispor . Estima Suprema Morada Rua Pêro Escobar 30 São Domingos de Rana . Caixa Postal 2785 228 Tires . Em ter., 30 de set. de 2025 às 15:16, escreveu: ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

I. C.

Para: TOP SPEED

01/10/2025

Muito boa noite, Exmos Senhores, O aqui exposto é redondamente falso, e tenho testemunhas para apresentar e até relatório de outras entidades, que me me informaram que existiria um problema no motar pelas súbitas percas de óleo e por subconsequente, a perca de anticongelante que era injectada para o radiador. Desloquei-me desde o início a esta oficina de reparação, pela perca súbita de óleo e água (anticongelante). A suspensão da frente foi um medíocre reparo da inspeção realizada, que consta na inspeção inicialmente realizada. Mais informo, com descrito anteriormente, que a carrinha voltou de novo a esta oficina, por ter acendido o sinal de óleo, ter sido resposto ao nível e o sinal não ter apagado. A revisão é realizado no carro no seu todo, a nivel de filtros de óleo, água e outros componentes que fazem parte do bom equilíbrio do motor! Na segunda folha de obra nº 160 datada de 29 de Julho 2025 consta, explicito "Reparo do motor" com o valor descriminado de 1500€, uma revisão é realizada nos componentes que fazem parte, para o bom funcionamento do motor, uma Reparação do motor, considera-se recuperação de um motor que se apresenta com falhas no seu funcionamento. Esta Empresa "Estima Suprema" designada por TOP SPEED, não ser quer responsabilizar pela garantia, que Eu enquanto consumidora tenho dirteito! E é somente isso aqui que pretendo exigir. Os meus Direitos de Consumidora. Este senhor responsável desta Oficina de reparação negou-se a se responsabilizar, negou o Livro de reclamações quando o solicitei, e mente descaradamente sobre o estado e diagnóstico que honestamente o informei esta viatura se encontrar. Exijo a Garantia que por direito tenho por Lei, e Total responsabilidade do Responsável, para a reparação de minha viatura com matríucula 61-VA-08 de Marca Fiat Doblo. Atentamente, Inês Costa

I. C.

Para: TOP SPEED

01/10/2025

Mais informo, que no de 26 de Setembro, em que o responsável se negou a apresentar o "Livro de Reclamações" seu colaborador é testemunha, e eu no exterior também tinha uma testemunha em escuta, que pode testemunhar o sucedido, eu erradamente não chamei de imediato as forças da segurança pública. como me é suposto por lei, pois nenhuma empresa se pode negar a apresenta o livro de reclamações quando solicitado, no entanto, todo este procedimento por parte do responsável, só demonstra desonestidade, falta de transparência, coerência e falsidade nas suas argumentações. Exijo enquanto consumidora, que me façam valer meus direitos de garantia conforme se encontra estipulada por lei. Os 90 dias de Garantia de uma reparação realizada no meu veículo com a matrícula 61-VA-08, com Marca Fiat Doblo. Atentamente Inês Costa


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