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Fatura luz e gás

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. P.

Para: Endesa Energia, S.A.

13/02/2024

Boa tarde, queria fazer reclamação acerca de uma fatura que recebi. Aparentemente os custos do serviço foram aumentados e nao houve comunicação de tal . Recebi duas faturas com valores absurdos de tão altos, sendo que eu moro sozinha. A possibilidade de pagar faturas tão altas são extremamente difíceis para mim. Queria uma resolução positiva acerca deste assunto. Espero uma resposta. Obrigada

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: R. P.

15/02/2024

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa nº CA-19167687Refª DECO: CPTPT01969692-10Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Rita PachecoExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Rita Pacheco a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-19167687No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Rita Pacheco, que as leituras dos aparelhos de medição são uma responsabilidade do Operador da Rede de Distribuição (ORD), esta entidade procede à recolha de leituras do contador a cada três meses no caso da eletricidade e dois meses no gás sendo, no entanto, as leituras comunicadas pelo cliente sempre consideradas para faturação, se comunicadas dentro do período ideal para o efeito.Caso á data de emissão da fatura, não exista registo de leitura comunicada pela distribuidora nem pelo cliente, o consumo é estimado, sendo o acerto efetuado na fatura seguinte, quando rececionarmos nos nossos sistemas uma leitura real.LuzFatura: FAC 0230312024/0057070350 Período de Faturação: 27 dez 2023 a 26 jan 2024, emitida com última leitura real comunicada: 31 dez 2023 – distribuidora de Cheia: 4.883 kWh Ponta: 2.557 kWh Vazio: 4.281 kWh, foi efetuado acerto do consumo efetuado de 08 dez 2023 a 31 dez 2023 e estimado consumo para o período de 01 jan 2024 a 26 jan 2024.GásFatura: FAC 0240312024/0061062728 Período de Faturação: 27 dez 2023 a 26 jan 2024, emitida com última leitura real comunicada: 10 jan 2024 – distribuidora Consumo de Gás: 2.134 m³, foi efetuado acerto do consumo efetuado de 11 nov 2023 a 10 jan 2024 e estimado consumo para o período de 11 jan 2024 a 26 jan 2024.De forma a evitar estimativas, aconselhamos que comunique a sua leitura mensalmente na data recomendada para o efeito versada na sua fatura no campo: “Data recomendada para comunicar leituras”, no caso entre dia 24 e 26 de cada mês.Mais informamos que, os componentes regulados (concretamente, as tarifas de acesso às redes) que compõem parte do preço aplicável ao seu contrato foram atualizados de acordo com o estipulado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).Esta atualização abrange o valor que vem descrito na sua fatura relativo ao Termo de Energia e/ou o Termo Fixo de Acesso às Redes associado à potência que tem contratada.No apartado “Outra informação” das suas faturas é disponibilizada informação sobre a Diretiva emitida pela ERSE que estipula a atualização do valor relativo às tarifas de acesso às redes.Tratando-se de uma atualização externa à Endesa, de implementação regulamentar obrigatória e prevista na Clausula 6ª das condições gerais do seu contrato de fornecimento de energia, não se aplica a necessidade de notificação prévia sendo esta automaticamente repercutida aos preços do seu contrato desde a data definida pela ERSE.De forma complementar, informamos que os períodos e datas de entrada em vigor de atualizações do valor dos componentes regulados são definidos pela ERSE. No entanto, habitualmente, estas atualizações ocorrem nos seguintes períodos:· Energia elétrica – 1 de janeiro de cada ano· Gás natural – 1 de outubro de cada anoAdicionalmente e por fim, informamos que poderá a todo o tempo e sem qualquer penalização, solicitar uma alteração contratual para qualquer das tarifas disponibilizadas no catálogo de produtos da Endesa e que considere mais vantajosa de acordo com o seu perfil e hábitos de consumo, cujas condições e preçários poderá consultar em s:www.endesa.ptarticulareslanos. Para formalizar esta alteração deverá contatar a nossa Linha de Apoio ao Cliente, através do nº 800 10 10 33.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Rita Pacheco, a 15 de fevereiro de 2024.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h


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