Exmos. Senhores,
Bom Dia
Tenho encontrado problemas nas tarifações da endesa.
No dia 14/02/2025 foi realizado a troca do contador de energia de minha residência, porem após a troca entrei em contato com a e-redes para obter informações do motivo desta troca de equipamento aonde fui informado que a troca e devido ao fato de desde o dia 24/09/2024 não haver qualquer comunicação com o equipamento para envio das leituras, fizemos o teste na hora com a e-redes e já estava comunicando o que não havia desde setembro de 2024.
Número de dias sem qualquer informação enviada a Endesa 143 Dias
Abaixo a confirmação da e-redes:
Instalámos um contador de eletricidade tecnologicamente mais evoluído
Para melhorar o serviço prestado, a E-REDES substituiu, no dia 14-02-2025, o contador de eletricidade por um novo, tecnologicamente mais
evoluído. O valor registado da leitura do contador substituído foi de V 8638;P 5905;C 12427. Para consultar o detalhe das atividades realizadas
na sua instalação, consulte a folha em anexo.
Pode consultar as leituras diretamente no novo contador de eletricidade
As leituras irão aparecer de forma sequencial e automática no visor do contador de eletricidade. Se preferir, pode consultá-las manualmente,
pressionando brevemente o botão de controlo. Consulte os códigos e tome nota dos valores apresentados:
Código Valor
1.8.1 Leitura horas vazio
1.8.2 Leitura horas de ponta
1.8.3 Leitura horas cheias
Porem já havia achado estranho os valores praticados pela Endesa bem acima da normalidade dos valores habituais desde 2024, porem após esta troca inicie uma verificação aonde encontro muitas inconsistências:
1º Se desde o dia 24/09/2024 não havia informações do contato que estava aqui em casa de onde foram retirados estes valores?
2º Se e feito estimativa qual o critério?
No mesmo dia 14/02/2025 entrei em contato com a Endesa explicando que havia um erro por parte deles, e que precisava de explicações, porem depois de alguns dias EU entrei em contato para saber o que havia de informação aonde foram passadas informações nas quais sem qualquer direcionamento ao meu problema um SCRIPT de atendimento.
Abaixo a Confirmação da minha 1º reclamação:
Agradecemos o seu contacto e informamos que o seu pedido foi registado a 14-02-2025 14:58 com o n.º CA-23140541.
Abaixo a resposta da Endesa:
Caro Cliente,
No seguimento da sua exposição, apresentada no dia 14-02-2025 14:58 com o n.º CA-23140541, informamos que esta mereceu a nossa melhor atenção.
Após a análise da questão que nos expõe informamos que tendo sido solicitado esclarecimento á Distribuidora ( entidade responsável pela comunicação, validação de leituras e gestão de contadores ) foi indicado que em seguimento ao solicitado informamos que contador substituido apresentava anomalia nos
componentes.
Este tipo de anomalia não altera o normal funcionamento do equipamento, nomeadamente a
contagem, apenas perde a capacidade de comunicar remotamente. Deste modo a avaria do
contador não afeta os consumos.
Muito agradecemos o seu contacto .
Lembre-se que estamos à sua inteira disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas adicionais, através dos contatos abaixo indicados.
Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao Cliente
Uma observação:
Como podemos ver no e-mail tem a informação "apenas perde a capacidade de comunicar remotamente."
Confirmando que não havia envio de informações de consumo!!!!!
Abaixo a Confirmação da minha 2º reclamação:
Agradecemos o seu contacto e informamos que o seu pedido foi registado a 04-03-2025 10:44 com o n.º CA-23281849.
No dia 04/03/2025 abri novamente uma reclamação por não aceitar as informações passadas precisando de mais informações, que até hoje não houve qualquer retorno por parte da Endesa
*****Bom agora vou chegar aonde tenho falado com a Endesa *****
Vamos aos fatos
As informações abaixo foram retiradas do site Endesa.
Em 2022 pagamentos realizados a Endesa:
20/07/2022 € 83,60
19/08/2022 € 73,18
24/09/2022 € 47,10
26/11/2022 € 63,10
19/12/2022 € 101,52 € 368,50
Em 2023 pagamentos realizados a endesa:
18/12/2023 € 82,13
18/11/2023 € 54,30
18/10/2023 € 43,22
18/09/2023 € 41,34
18/08/2023 € 40,65
27/07/2023 € 23,15
18/06/2023 € 29,91
19/05/2023 € 44,30
19/04/2023 € 52,20
19/03/2023 € 64,85
22/02/2023 € 66,33
19/01/2023 € 103,25 € 645,63
Em 2024 pagamentos realizados a endesa:
19/12/2024 € 230,26
17/11/2024 € 47,78
20/10/2024 € 55,02
18/09/2024 € 130,22
19/08/2024 € 59,51
20/07/2024 € 64,89
19/06/2024 € 79,68
18/05/2024 € 87,87
18/04/2024 € 52,21
18/03/2024 € 108,26
18/02/2024 € 167,57
19/01/2024 € 125,54 € 1.208,81
***OBSERVAÇÃO: Muita conhecidencia ou não no mês de setembro paguei 130,22 justamente no mês que havia parado de comunicar!!!!
Em 2025 pagamentos realizados a Endesa:
20/01/2025 € 172,30
17/02/2025 € 228,75 Não pago ainda!!!
Ainda tenho esta fatura abaixo que ainda não consegui entender ?
Caro(a) ELIEZER LOPES SILVA
A fatura emitida a 06-03-2025 já está disponível para consulta e pagamento.
Data Limite de Pagamento: 21 março 2025
TOTAL A PAGAR
TOTAL COM DÍVIDA
324,88 € 553,63 €
________________________________________ ou ________________________________________
DADOS DE PAGAMENTO DADOS DE PAGAMENTO
ENTIDADE: 12121 ENTIDADE: 12121
REFERÊNCIA: 284 092 733 REFERÊNCIA: 284 092 835
MONTANTE: 324,88 € MONTANTE: 553,63 €
Minhas considerações e conclusão:
De onde foram retirados valores de consumo de setembro de 2024 até o dia 14/02/2025????
Mostrando valores chego à conclusão que: em alguns meses paguei 2x 3x o valor de um único mês após de setembro 2024.
Se eu tiver que pagar mais 553.63 "Não sei do que se trata" e quase 1 ano se pegarmos com base 2023 se formos ao ano de 2024 e aproximado 6 meses de consumo.
A minha percepção e que em qualquer valor que seja enviado pela Endesa simplesmente temos que pagar, não havendo qualquer coerência nos valores.
Quando fiz 1º reclamação a Endesa, tive que ouvir do atendente da Endesa que já havia 5 meses de solicitação para a e-redes a troca do equipamento e que eles não haviam feito que eu deveria ligar e reclamar com a e-redes.
Respondi ao atendente que não pago a e-redes faço pagamentos a Endesa e que a e-redes e cliente deles não minha. Perguntei ao atendente o porque não havia sido avisado do problema que estaria enviado novamente as leituras, ele simplesmente disse, se a Endesa for informar a todos deste problema ela terá um problema pois a Endesa tem mais de 2 milhões de clientes.
Vejo que não há e não houve qualquer cuidado preocupação com meu caso de informar o problema para que eu não tivesse passando por isso.
A sensação que tenho e que qualquer coisa que for enviada está certo independente do que se mostre a eles.
Preciso de ajuda não sei o que fazer, já fiz pagamentos e não tenho condições de assumir algo que claramente não tenho qualquer responsabilidade e consumo, como podemos ver desde setembro venho pagando muito mais, sem qualquer freio por parte da Endesa.
Se a e-redes não fez a troca que ela assume seu erro, e a Endesa por não avisar para o cliente que fosse enviado as leituras.
E por favor ensinem a Endesa o que significa cálculos de media porque eles não têm ideia do que seja isso.
Obrigado.
Na certeza que serei ouvido agradeço desde já.
Cumprimentos.