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Faturação de painéis solares não validada

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

H. S.

Para: Galp solar

22/08/2025

Exmos. Senhores Faço esta reclamação em nome dos meus pais, 2 octogenários, abaixo denominados "Cliente" contactados telefonicamente em 2021, pela então Energia Independente, hoje Galp Solar, abaixo denominada "empresa", para instalação de painéis solares com ROI de 8 anos a que acrescia possível candidatura a fundo ambiental para comparticipação de 80%, que tornava realmente boa a proposta. Tendo o cliente extremo conhecimento da implantação da moradia, orografia e envolvente florestal, foi solicitada deslocação ao local para avaliação de viabilidade e/ou melhor colocação, que a empresa recusou com indicação de que estudo tinha sido realizado via Google. Com insistência do cliente para avaliação no local, a empresa manteve a recusa e informou que um técnico certificado estaria e validaria a instalação. NUNCA se deslocou nenhum técnico ao local nem a instalação foi validada por um. As indicações do cliente sobre a localização e orientação da instalação NÃO foram aceites e a solicitação da presença do referido técnico NÃO foi atendida. Ao solicitar a assinatura do cliente de documento da empresa, este já se encontrava assinado por alguém que não se deslocou ao local. O cliente recusou a assinatura por não considerar a instalação corretamente realizada/validada como proposto. Sob enorme pressão, o cliente foi coagido a assinar com indicação de ser apenas em como foi realizada a instalação, não que a mesma estava bem feita. A empresa enviou FATURA Nº FAB2C21_2389 que foi de imediato recusada com indicação de não estar em causa o pagamento mas sim a falta de validação da instalação por técnico credenciado. De então para cá já solicitámos a presença do referido técnico para terminar a parte técnica da instalação e poder proceder ao pagamento. A empresa continua a recusar o solicitado e iniciou processo de recuperação de dívida que agora se transformou em "ameaça" de processo contencioso. Ora para pessoas de mais de oitenta anos, que nunca se viram envolvidas em processos judiciais e que consideram estar a ser acusadas de maus pagadores. Só esta situação provoca alterações prejudiciais à saúde débil do cliente, tensão arterial, batimento cardíaco e capacidade respiratória em paciente com incapacidade cardiorrespiratória elevada e CDI (Cardioversor Desfibrilhador Implantável ). O cliente reforça SEMPRE que o trabalho é para ser PAGO quando adequadamente validado. Perante este posicionamento da empresa e como associada da DECO, pedimos orientação jurídica a esta associação de defesa do consumidor que nos indicou a formalização desta queixa sobre a FATURA Nº FAB2C21_2389 da GALP Solar que se anexa, bem como diversas comunicações trocadas entre cliente e empresa na tentativa de obter a correção e validação da instalação para que se proceda ao devido pagamento. Aguardamos o seguimento do presente processo de queixa enquanto continuamos a tentar obter a presença do técnico para terminar o processo de instalação e sua validação. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento que julguem adequado. Cumprimentos

Assistência solicitada 06 setembro 2025

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