No passado dia 07 de Setembro foi aberto um sinistro pela minha vizinha de cima, na seguradora Aegon Santander, devido a uma infiltração que começou a criar danos numa das minhas 2 wc's. A seguradora tem como empresa de peritagem a Risco Invert.
Foi iniciado contacto foi feita uma peritagem a casa da vizinha, foi feita uma peritagem inicial a minha casa via vídeo porque eu me iria ausentar do país no dia em que a perita propôs a visita (não tendo dado outra data alternativa, a alternativa apresentada foi o vídeo, mas sempre mostrei da minha parte disponibilidade para mesmo que eu estando ausente se marcar outra data pois eu conseguia que familiares meus estivessem em minha casa para o efeito).
No entretanto verifiquei que os danos se começaram a estender para a segunda wc tendo os dois tetos a pingar. Quando me foi solicitada a documentação necessária para avançar com o processo, incluindo o orçamento, a perita foi expedita em 10 minutos respondendo-me que o meu orçamento era muito alto e que eu deveria apresentar outro. Nesta situação informei a perita que não me era possível apresentar novo orçamento, expliquei os porquês e expliquei os motivos de o orçamento ser "elevado" (na sua opinião, claro, mas não na opinião das pessoas especialistas que foram avaliar os danos e me realizaram o orçamento). Nesta sequência, a perita não me deu mais nenhuma resposta. 15 dias de passaram, regressei a casa para me deparar com o agravamento dos danos, pedaços de gesso caídos do teto, maior quantidade de água a pingar na segunda wc e alastramento da água pelo teto devido às notórias manchas que não eram visíveis no momento em que me ausentei 15 dias antes.
De imediato enviei novo e-mail à perita depois de ter falado com a minha vizinha e ela também me ter informado que no decorrer dos 15 dias tinha realizado mais de 10 chamadas para a perita a qual atendeu 0 vezes e retornou 0 chamadas. Enviei fotos e vídeos que demonstravam claramente o agravamento e nova extensão dos danos, ao qual a Sra perita voltou a solicitar um novo orçamento da minha parte. Voltei nisto, a explicar que se fosse apresentar novo orçamento seria mais elevado ainda visto os danos continuarem a alastrar e reiterei que tinha até receio que a água se começasse a alastrar para o corredor com o qual a segunda wc faz parede e nesse sentido seria ainda mais impossível para mim apresentar um orçamento mais baixo. Nisto a perita respondeu-me propondo um valor de arranjo por teto que não tem sentido e que claramente não será suficiente para os danos serem arranjados na sua totalidade mais materiais mais mão de obra e por aí, algo que não parecem estar a compreender. Referi novamente a minha disponibilidade em agendar uma visita para que pudesse ver pessoalmente à extensão e agravamento a que me referia no e-mail, novamente a perita deixou de responder.
Nisto, o processo continua pendente há 1 mês e meio, eu não uso nenhuma das minhas casas de banho há mais de 1 mês e notoriamente os danos continuam-se a estender e a agravar. Ao dia de hoje, verifico que a água está já neste momento a escorrer pelo interior da parede pois os meus azulejos, que são pintados começam a mostrar danos de água a escorrer de alto a baixo pela parede, e pelo interior, não pelo exterior. Da mesma forma tenho água a tentar "sair" por uma zona de silicone junto à banheira no fundo da parede, que claramente não é da minha parte visto eu não usar as casas de banho e reitero, nenhuma delas, há mais de um mês! Qualquer dia, tenho os vizinhos do rés de chão a queixarem-se também de uma infiltração que por incrível que pareça conseguiu chegar do 2º andar ao rés-de-chão, tudo porque a Sra perita teima em demorar o processo e em não dar qualquer tipo de explicações e simplesmente se recusa a enviar o seu relatório alegando o orçamento ser muito elevado.
Nunca vi tal falta de respeito por outras pessoas, nem com nem sem motivo para o fazer, não há qualquer justificação para um processo deste tipo demorar mais de 1 mês e meio a ser resolvido ainda por cima com um tipo de sinistro que quanto mais tempo passa mais danos causa! Se a Sra perita está a tentar "poupar" dinheiro à seguradora, então está a fazer um péssimo trabalho porque os danos continuam a aumentar e só vai ficando mais caro à medida que o tempo passa, e em vez de duas casas para arranjar não tarda terá três se a água continuar a descer