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Facturação errada

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

11/02/2021

A Endesa, pela segunda vez, chega ao fim do ano e encontra maneira de facturar o que nao facturou durante o ano inteiro, sob o disfarce de desconto e tarifas mais baixas que o mercado.Costumo ter um consumo a volta de 30€ mensais de Luz eGas e dou as contagens sempre a dia 19 ou 20. Verifiquei que à Endesa faltam registos que dei (tenho tudo registado ) e ha estimativas na factura de agora de 80€. No ano passado apresentaram-me uma factura de mais de 100€ , tendo sido depois rectificada devido ao facto de ter havido erro de registo.Expus a situação por telefone a um colaborador que nada sabia explicar, a reclamação no entanto seguiu os seus tramites, e recebi hoje a resposta que os valores estavam correctos baseando-se numa leitura e uma estimativa. Voltei a contactar a Endesa , onde outro colaborador se esforçou por me explicar a factura e onde fiquei a saber que ha uma nova lei em que os 100kwh sao taxados a IVA de 13% e o restante a 23%, coisa que desconhecia. O facto é que ja é a segunda vez (pois é também o 2º ano que tenho de contrato com a Endesa) que chega ao fim do ano e sobrecarregam a factura. É facil de ver que parque gastar em media 30€ e de repente me aparecer uma de 82€, era necessário que tivesse ligados os aquecedores todos ao mesmo tempo durante dias seguidos, ou outro aparelho qualquer , quando ate tenho menos consumo pois so tenho lampadas LED, o frigorifico e a máquina de lavar roupa foram substituídos por uns mais recentes com consumos energéticos baixos.

Mensagens (11)

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

21/02/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07679399Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07679399.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria que, para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informamos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com Última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e Última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efectuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito á Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a 21 de fevereiro de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

27/02/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07760480Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07760480.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria que, para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informamos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com Última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e Última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efectuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito á Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a 27 de fevereiro de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

M. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

27/02/2021

A Endesa esconde-se atr&#225s de refer&#234ncias e datas , para esconder o facto de o seu site, convenientemente, n&#227o est&#225 a fazer o registo das leituras que os clientes fazem.Com isto, v&#227o sempre produzir estimativas, muito convenientes para o lado da Endesa. Se eu dei as leituras, e tenho registo disso, porque n&#227o assumir e tentar “distribuir “esse valor dos tais “acertos” por v&#225rias facturas, em vez de sobrecarregar o cliente com valores astron&#243micos? Sempre gastei a volta de 30€ de luz e G&#225s sou sozinha em casa n&#227o tenho fornos nem m&#225quina de lavar lou&#231a tenho o normal n&#227o &#232 dif&#237cil de chegar a uma conclus&#227o: facturar 82€ , mesmo que fosse com acertos reais , era necess&#225rio que tivesse tido aquecedores sempre ligados , luz acesa todo o dia, etc etc est&#225 “na cara” que &#233 irreal...est&#225 ERRADO! J&#225 &#233 a 2&#170 vez que o fazem : Sempre que se aproxima o fim do contrato ou o m&#234s de ofertas...a Endesa Carrega na factura . H&#225 UM ANO RECEBI UMA CONTA DE MAIS DE 100€ , TAMB&#201M COM DESCULPA DE ACERTOS E PORQUE TINHA TERMINADO O PRAZO DA PROMO&#199&#195O... Pois n&#227o vai haver uma terceira. EU N&#195O SOU BURRA! VCS EST&#195O A ABUSAR DOS CLIENTES OS MESMOS QUE VOS P&#213E ONDE VCS EST&#195O MAS CONCORR&#202NCIA N&#195O FALTA E AINDA VAI HAVER MAIS...PODE SER QUE, NO FUTURO, LAMENTEM O QUE FAZEM AGORA COM MILH&#213ES DE PORTUGUESES .

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

03/03/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07817111Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07817111.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria que reiteramos a informaçao dada no CA-07760480 a 27-02-2021, de que para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informámos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efetuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(á) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria, a 03 de março de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

M. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

05/03/2021

A prova de que a Endesa tem agido neste caso de m&#225 f&#233 chegou hoje por email e num telefonema feito &#224 Endesa com o colaborador Gil Manuel as 21: 55h no dia 5 do corrente.Recebi a factura deste ultimo mes, que o Sr. Gil disse treslido acertos, de 12, 05€.Nunca paguei tao pouco...o meu consumo nao &#233 este, da&#237 telefonar para confirmar que factura era esta.Ao relatar toda a situa&#231&#227o relativa a origem da reclama&#231&#227o e ao facto de tanto o meu pedido de refactura&#231&#227o e de pagamento faseado terem sido negados com o justificativo de que a factura&#231&#227o estava correcta, foi-me dito por este colaborador que &#233 possivel sim refazer a factura e que na altura que fiz o pedido poderiam ainda proceder ao faseamento da mesma. Ou seja, a atitude que a ENDESA TEVE PARA COMIGO, N&#195O FOI MAIS DO QUE UMA VINGAN&#199A POR VIR FAZER QUIAXA AQUI , NA PLATAFORMA DA DECO, PUBLICAMENTE. Se ainda tiver paci&#234ncia , garanto que vos colocarei em tribunal por burla. Os milh&#245es de euros que a Endesa mete ao bolso em determinados meses, &#233 um roubo descarado.Sei por quem ja foi colaborador na Endesa que o fazem...de carregar nas facturas uma vez por ano com desculpas de estimativa. Como disseram, se a Endesa estava a par (mesmo n&#227o estando) que o site nao estava a funcionar em condi&#231&#245es, so tinha de satisfazer o meu pedido , era simples. Assim veem aqui exposta toda a vergonha que s&#227o. Agirei em conformidade com a mesma atitude que estao a ter comigo.

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

10/03/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07904189Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pelo(a)Exmo(a). Senhor (a)Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07904189.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria que reiteramos a informaçao dada no CA-07760480 a 27-02-2021, de que para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informámos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efetuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(á)Exmo(a). Senhor (a)Maria Isabel Barreto Faria, a 03 de março de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

M. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

18/03/2021

Aquilo que a Endesa considera resposta , nao passam de respostas pr&#233 escritas em que apenas mudam os n&#250meros.conforme ficheiros anexos, contactei a Endesa no sentido de , j&#225 que tenho que pagar, o faseamento da factura em 3 ou 4 presta&#231&#245es.Foi-me enviado um email pela Endesa em resposta, dizendo que nao podiam fasear.Entretanto tinha passado o dia de pagamento da factura por d&#233bito directo que eu cancelei atempadamente a Endesa , depois deste sucedido, envia-me outro email a dizer que vai fasear a factura em duas vezes .Em que ficamos ? Podem ou nao fasear?A seguir, enviei novo email &#224 Endesa informando que nao poderia pagar dessa forma e reiterando que o numero de vezes fosse de 3 ou 4 presta&#231&#245es .Ignoraram e hoje recebi uma nota de Aviso de Mensalidade.Telefonei para alterar a forma de pagar, reportando ao email ja enviado, mas disseram que nao podiam fazer mais nada porque ja estava lan&#231ado.Portanto mais uma vez se nota que a Endesa nao sabe o que anda a fazer.Mais uma vez, procederei com a mesma falta de respeito, pois s&#243 assim a mesma reage e responde.

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

05/04/2021

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07998982Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 19/03/2021 com o n.º CA-07998982 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Barreto Faria, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Barreto Faria no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à(ao) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Barreto Faria, a 5 de abril de 2021.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

30/04/2021

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M. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

30/04/2021

Exmos Senhores da Endesa,A resposta em cima não me foi comunicada por forma alguma, a não ser a que li aqui.Peço, para de facto reverem a situação mas para não apresentarem a mesma que apresentaram das ultimas duas vezes, isto é, um Acordo de Pagamento em duas fracções, porque não vai resultar, não vou poder pagar.CumprimentosIsabel Faria

Endesa Energia, S.A.

Para: M. F.

04/05/2021

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