Reclamação
M. F.
Para: Endesa Energia, S.A.
A Endesa, pela segunda vez, chega ao fim do ano e encontra maneira de facturar o que nao facturou durante o ano inteiro, sob o disfarce de desconto e tarifas mais baixas que o mercado.Costumo ter um consumo a volta de 30€ mensais de Luz eGas e dou as contagens sempre a dia 19 ou 20. Verifiquei que à Endesa faltam registos que dei (tenho tudo registado ) e ha estimativas na factura de agora de 80€. No ano passado apresentaram-me uma factura de mais de 100€ , tendo sido depois rectificada devido ao facto de ter havido erro de registo.Expus a situação por telefone a um colaborador que nada sabia explicar, a reclamação no entanto seguiu os seus tramites, e recebi hoje a resposta que os valores estavam correctos baseando-se numa leitura e uma estimativa. Voltei a contactar a Endesa , onde outro colaborador se esforçou por me explicar a factura e onde fiquei a saber que ha uma nova lei em que os 100kwh sao taxados a IVA de 13% e o restante a 23%, coisa que desconhecia. O facto é que ja é a segunda vez (pois é também o 2º ano que tenho de contrato com a Endesa) que chega ao fim do ano e sobrecarregam a factura. É facil de ver que parque gastar em media 30€ e de repente me aparecer uma de 82€, era necessário que tivesse ligados os aquecedores todos ao mesmo tempo durante dias seguidos, ou outro aparelho qualquer , quando ate tenho menos consumo pois so tenho lampadas LED, o frigorifico e a máquina de lavar roupa foram substituídos por uns mais recentes com consumos energéticos baixos.
Mensagens (11)
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07679399Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07679399.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria que, para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informamos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com Última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e Última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efectuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito á Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a 21 de fevereiro de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07760480Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07760480.No seguimento da exposição efetuada, informámos a Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria que, para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informamos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com Última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e Última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efectuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito á Exma. Senhora Maria Isabel Barreto Faria, a 27 de fevereiro de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h
M. F.
Para: Endesa Energia, S.A.
A Endesa esconde-se atrás de referências e datas , para esconder o facto de o seu site, convenientemente, não está a fazer o registo das leituras que os clientes fazem.Com isto, vão sempre produzir estimativas, muito convenientes para o lado da Endesa. Se eu dei as leituras, e tenho registo disso, porque não assumir e tentar “distribuir “esse valor dos tais “acertos” por várias facturas, em vez de sobrecarregar o cliente com valores astronómicos? Sempre gastei a volta de 30€ de luz e Gás sou sozinha em casa não tenho fornos nem máquina de lavar louça tenho o normal não è difícil de chegar a uma conclusão: facturar 82€ , mesmo que fosse com acertos reais , era necessário que tivesse tido aquecedores sempre ligados , luz acesa todo o dia, etc etc está “na cara” que é irreal...está ERRADO! Já é a 2ª vez que o fazem : Sempre que se aproxima o fim do contrato ou o mês de ofertas...a Endesa Carrega na factura . Há UM ANO RECEBI UMA CONTA DE MAIS DE 100€ , TAMBÉM COM DESCULPA DE ACERTOS E PORQUE TINHA TERMINADO O PRAZO DA PROMOÇÃO... Pois não vai haver uma terceira. EU NÃO SOU BURRA! VCS ESTÃO A ABUSAR DOS CLIENTES OS MESMOS QUE VOS PÕE ONDE VCS ESTÃO MAS CONCORRÊNCIA NÃO FALTA E AINDA VAI HAVER MAIS...PODE SER QUE, NO FUTURO, LAMENTEM O QUE FAZEM AGORA COM MILHÕES DE PORTUGUESES .
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07817111Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07817111.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria que reiteramos a informaçao dada no CA-07760480 a 27-02-2021, de que para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informámos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efetuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(á) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria, a 03 de março de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h
M. F.
Para: Endesa Energia, S.A.
A prova de que a Endesa tem agido neste caso de má fé chegou hoje por email e num telefonema feito à Endesa com o colaborador Gil Manuel as 21: 55h no dia 5 do corrente.Recebi a factura deste ultimo mes, que o Sr. Gil disse treslido acertos, de 12, 05€.Nunca paguei tao pouco...o meu consumo nao é este, daí telefonar para confirmar que factura era esta.Ao relatar toda a situação relativa a origem da reclamação e ao facto de tanto o meu pedido de refacturação e de pagamento faseado terem sido negados com o justificativo de que a facturação estava correcta, foi-me dito por este colaborador que é possivel sim refazer a factura e que na altura que fiz o pedido poderiam ainda proceder ao faseamento da mesma. Ou seja, a atitude que a ENDESA TEVE PARA COMIGO, NÃO FOI MAIS DO QUE UMA VINGANÇA POR VIR FAZER QUIAXA AQUI , NA PLATAFORMA DA DECO, PUBLICAMENTE. Se ainda tiver paciência , garanto que vos colocarei em tribunal por burla. Os milhões de euros que a Endesa mete ao bolso em determinados meses, é um roubo descarado.Sei por quem ja foi colaborador na Endesa que o fazem...de carregar nas facturas uma vez por ano com desculpas de estimativa. Como disseram, se a Endesa estava a par (mesmo não estando) que o site nao estava a funcionar em condições, so tinha de satisfazer o meu pedido , era simples. Assim veem aqui exposta toda a vergonha que são. Agirei em conformidade com a mesma atitude que estao a ter comigo.
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07904189Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pelo(a)Exmo(a). Senhor (a)Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-07904189.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Maria Isabel Barreto Faria que reiteramos a informaçao dada no CA-07760480 a 27-02-2021, de que para os contratos associados ao Código do Ponto de Entrega (CPE) PT0002000040455354ZJ e o Código Universal de Instalação (CUI) PT1605000008254960GB, nao foram comunicadas Leituras nas datas indicadas para o Período de Faturação: 21-11-2020 a 20-12-2020.Nos casos em que a Endesa Energia não dispõe de uma leitura real do aparelho de medição, a faturação é efetuada com base numa estimativa de consumo, sempre que possível, por recurso ao histórico de consumo do consumidor. A estimativa de consumo faturada é posteriormente regularizada uma vez efetuadas as respetivas leituras pela E-REDES ou fornecidas pelo cliente dentro do período de comunicação de leituras, sendo os devidos acertos efetuados na fatura seguinte à comunicação das mesmas.Mais informámos que no Documento de pagamento nº 21010310144686699, emitido a 30-01-2021, Período de Faturação: 21-12-2020 a 20-01-2021, emitido com última leitura real comunicada: 20-01- 2021 pela distribuidora para a eletricidade de Simples: 53.012 kWh e última leitura real comunicada: 20 jan 2021 pelo cliente para o Gás de: 99 m³, foi efetuado (Acerto) do consumo anteriormente estimado de 21 nov a 20 dez 2020.Atendendo a tudo o exposto supra, a Endesa considera a faturação corretamente emitida.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(á)Exmo(a). Senhor (a)Maria Isabel Barreto Faria, a 03 de março de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h
M. F.
Para: Endesa Energia, S.A.
Aquilo que a Endesa considera resposta , nao passam de respostas pré escritas em que apenas mudam os números.conforme ficheiros anexos, contactei a Endesa no sentido de , já que tenho que pagar, o faseamento da factura em 3 ou 4 prestações.Foi-me enviado um email pela Endesa em resposta, dizendo que nao podiam fasear.Entretanto tinha passado o dia de pagamento da factura por débito directo que eu cancelei atempadamente a Endesa , depois deste sucedido, envia-me outro email a dizer que vai fasear a factura em duas vezes .Em que ficamos ? Podem ou nao fasear?A seguir, enviei novo email à Endesa informando que nao poderia pagar dessa forma e reiterando que o numero de vezes fosse de 3 ou 4 prestações .Ignoraram e hoje recebi uma nota de Aviso de Mensalidade.Telefonei para alterar a forma de pagar, reportando ao email ja enviado, mas disseram que nao podiam fazer mais nada porque ja estava lançado.Portanto mais uma vez se nota que a Endesa nao sabe o que anda a fazer.Mais uma vez, procederei com a mesma falta de respeito, pois só assim a mesma reage e responde.
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-07998982Refª DECO: CPTPT01194913-67Assunto: Exposição apresentada pela Exma. Senhora Maria Isabel Barreto FariaExmos. Senhores,No seguimento da exposição, apresentada no dia 19/03/2021 com o n.º CA-07998982 pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Barreto Faria, informamos que, devido à complexidade da situação apresentada, será fundamental confirmar vários dados necessários para a sua correta resolução.De todo o modo, asseguramos uma resposta às questões do(a) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Barreto Faria no prazo máximo de 15 dias desde a data de emissão desta comunicação.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito à(ao) Exmo(a). Senhor(a) Maria Isabel Barreto Faria, a 5 de abril de 2021.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
DATA NOT AVAILABLE
M. F.
Para: Endesa Energia, S.A.
Exmos Senhores da Endesa,A resposta em cima não me foi comunicada por forma alguma, a não ser a que li aqui.Peço, para de facto reverem a situação mas para não apresentarem a mesma que apresentaram das ultimas duas vezes, isto é, um Acordo de Pagamento em duas fracções, porque não vai resultar, não vou poder pagar.CumprimentosIsabel Faria
Endesa Energia, S.A.
Para: M. F.
DATA NOT AVAILABLE
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação