Reclamação
A. C.
Para: Vulcano
Assunto: Esquentador Vulcano com anomalia EFExmos. Srs.,Venho pelo presente expôr novamente os factos que me levam a solicitar troca do esquentador Vulcano e compensação pelos danos causados.Trata-se de um esquentador Vulcano Sensor Compacto 2, WTD12-4AME23 VU, Número de Série 8370-956-00086-7736505006, PT-Cat. II 2R3R.O problema prende-se com o erro EF que faz o esquentador parar de funcionar e obriga a que seja desligado da tomada e reiniciado para voltar a arrancar. Este erro ocorreu centenas de vezes desde que começámos a habitar a casa nova o que gerou danos de diversa ordem (desconforto, tempo, gasto adicional de gás e água).A Vulcano criou o processo: 2023/08.05Factos principais- 31Jul/2020: Data da escritura do fogo habitacional (data para efeitos legais do início do período de garantia)Janeiro/2021: Visita da Astecaldas (assistência autorizada Vulcano) - (já tinha sido a segunda visita). Reparações efetuadas.13/Nov/2021: Reporte da situação diretamente à Vulcano assistencia.tecnica@pt.bosch.com17/Nov/2021: Visita Astecaldas (assistência autorizada Vulcano) e pagamento de 25 Euros pelo facto de considerarem não ser uma intervenção ao abrigo da garantia (alegam que a pressão da rede não é suficiente para o esquentador trabalhar). 4/Dez/2021: Solicitação e visita da Lusitâniagás (Galp), responsável pelo abastecimento de gás. Substituição do contador e redutor. Executados ensaios. Não foi reportada anomalia.22/Jun/2022: Solicitação de nova visita à Vulcano pois o erro EF continuava a aparecer. (Assistencia.tecnica@pt.bosch.com). Solicitei visita conjunta Astecaldas/LusitâniaGás mas não consegui.28/Jul/2023: Solicitação e visita do técnico da Climoeste (empresa que instalou o aparelho Vulcano) e alteração das configurações do esquentador. Erro persiste e o técnico diz que vai ter de passar para voltar no dia 04/08/23 e voltar a colocar configurações anteriores.06/09/23 - Solicitação para ter visita conjunta Vulcano (Astecaldas) e LusitâniaGás. Ficou combinado às 10H00 do dia 06/09/23. A LusitâniaGás (através da assistência autorizada Telelusa) não compareceu e só conseguiu estar presente às 12H00. Foram gerados relatórios em que a Vulcano insiste que a pressão do gás é causadora do problema e a LusitâniaGás diz que a pressão está dentro dos parâmetros.06/09/23 - Solicitação por email de proposta de resolução do problema à Vulcano e Lusitânia Gás (sem reposta) 15/09/23 - nova solicitação por email de proposta de resolução do problema => resposta da Vulcano a 19/09/23 - que iria ser contactado pelo técnico para nova visita conjunta.Ao fim de todas as intervenções e ao fim de mais de 3 anos, o mesmo erro EF persiste em aparecer. Considero que fui lesado e da minha parte já efetuei todos os esforços para tentar resolver o problema e vejo o adiar e perpetuar da situação por parte dos envolvidos no assunto.Tenho várias dúvidas em relação ao assunto:a) Não consigo encontrar no manual do utilizador o erro EF. O que significa na realidade? Onde menciona, em documento técnico da marca, que este erro se deve a baixa pressão do gás?b) Poderá alegar legalmente uma marca de esquentadores que o aparelho não funciona devido à baixa pressão do gás? Até que valores? c) Se pode alegar porque me garante a Lusitâniagás que está tudo correto com o abastecimento de gás?d) O prédio tem 9 fogos novos e com o mesmo modelo de esquentador. Não tenho conhecimento que na atualidade haja relatos de problemas com os esquentadores Vulcano.e) Foi-me dito pela assistência Astecaldas que o problema nota-se mais em horas de maior consumo de gás no prédio. Este é um erro aleatório que tanto ocorre a um Domingo às 7h00 da manhã, como a uma Terça às 2 da manhã, horas em que duvido haja grande consumo de gás no prédio. Além do mais o prédio tem uma taxa de ocupação baixa. Resta-me solicitar aquilo que considero justo, a troca do esquentador por um novo que não dê problemas e uma compensação da marca Vulcano no valor de 500 EUR pelos danos causados (tempo perdido, desconforto, gastos de gás e água adicionais, etc...).Caso não estejam de acordo com a proposta, solicito, de boa fé, a intervenção de uma terceira entidade para analisar e julgar em definitivo este caso, pois da minha parte sinto-me impotente para resolver o assunto.ObrigadoHugo Cardoso
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Vulcano
Para: A. C.
Exmos. Srs.Confirmamos a abertura do nosso processo 2023/08.05, no seguimento da exposição recebida, pelo nosso cliente.Informamos que este processo se encontra em aberto e em analise, pelo que o mais breve possível, a marca irá se pronunciar sobre o mesma.Melhores CumprimentosBest RegardsSónia FerreiraServiços Pós-VendaTel: 211 540 720 (chamada para a rede fixa nacional)Tel: 211 540 721 (chamada para a rede fixa nacional)Bosch Termotecnlogia, S.A. Av. Infante D. Henrique, Lotes 2E - 3E, 1800-220 Lisboa, PortugalNIPC: 500.666.474 Capital Social: 2.500.000,00Eur.Este e-mail e quaisquer arquivos anexados são confidenciais, tendo como finalidade a comunicação profissional com os nossos parceiros de negócio, e são destinados única e exclusivamente aos endereços de correio dos destinatários que nele figuram. Se recebeu esta mensagem por erro, por favor apague-a de imediato. Para mais informações pode consultar a nossa aqui.This e-mail and any attached files are confidential, having the purpose of establishing professional communication with our business partners, and are intended solely and exclusively for the e-mail addresses of the mentioned recipients. If you have mistakenly received this message, please delete it immediately. For more information you can consult our Policy here. aqui.This e-mail and any attached files are confidential, having the purpose of establishing professional communication with our business partners, and are intended solely and exclusively for the e-mail addresses of the mentioned recipients. If you have mistakenly received this message, please delete it immediately. For more information you can consult our Policy here.t Enviada: 24 de setembro de 2023 16:59to: Recebeu uma reclamação: Esquentador com anomalia - (CPTPT01882584-08)
A. C.
Para: Vulcano
Boa noite Sra. Sónia Ferreira,Agradeço o seu email.Mais informo, como depreendo que seja já do seu conhecimento, que durante o dia de hoje houve os seguintes desenvolvimentos por parte da Floene (LusitâniaGás):- Disponibilização da empresa para visita conjunta com a AsteCaldas (assistência Vulcano) e a empresa instaladora (a confirmar nome).- Constatação de que, com a exceção da cliente que instalou uma caldeira de aquecimento central (e nunca teve problemas), a grande maioria dos habitantes no prédio teve alguns problemas de funcionamento dos esquentadores, nomeadamente nos dias em que não têm tanta água quente dos painéis solares que estão ligados aos esquentadores. No entanto, depois das deslocações dos técnicos da assistência da Vulcano as situações foram ultrapassadas, estando por resolver as situações das frações 1º E e RC A, do nº 42.-Confirmação de que as anomalias devem estar relacionadas com a instalação e programação dos esquentadores das frações onde ainda existem anomalias, uma vez que nas restantes não há quaisquer problemasAguardo com brevidade resolução do problemas.A melhor estima,HC
A. C.
Para: Vulcano
Atualização:04/10/23 - Visita ocnjunta Astecaldas (assistência técnica Vulcano), Vulcano, Floene (Galp). Resultaram os relatórios em anexo. A Vulcano disse para se substituir um módulo (foi-me dito que seria a placa eletrónica) pois o erro EF desaparecia. Substituição feita no dia 12/10/23 pois não havia a placa em stock.17/10/23 - Resposta da empresa Marques & Sousa: "Exmos. Senhores, No seguimento dos procedimentos de verificação do equipamento e da rede e acessórios da instalação de gás, vimos pelo presente apresentar o nosso parecer com referência à anomalia identificada. Pela quebra de pressão verificada aquando da inicialização dos equipamentos devemos indicar que:- A instalação de gás foi executada em conformidade- Os acessórios e redutores aplicados estão devidamente certificados pelas normas da união europeia e a sua instalação seguiu todos os procedimentos legalmente exigidos- Os redutores estão adequados ao diâmetro e caudal dos respetivos equipamentos.Com referência a esta participação, consideramos que os redutores não acompanharam a atualização das caraterísticas dos equipamentos, quanto à sua sensibilidade, sistemas de bloqueio, e ou, ao aumento dos injetores de 12 para 24 (não conseguindo manter o caudal de gás solicitado) sendo normal e frequente a quebra de pressão nos equipamentos quando são acionados. As características dos redutores disponíveis no mercado, não se adequa aos equipamentos atuais. A necessidade de aumentar o seu caudal, deverá ser um ponto de verificação e certificação destes acessórios, de forma a aproximar a sua capacidade às características dos novos equipamentos a gás. Entendemos que a perda de gás no arranque do equipamento, se deve ao redutor e à incapacidade de este alimentar o aparelho. Ao vosso dispor, para qualquer esclarecimento que considerem necessário. "20/10/23 - Até agora não obtivemos o erro EF mas o esquentador está a apresentar nova anomalia. Quando arranca, por vezes, ouve-se um barulho, tipo trepidação.
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