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Equipamento roubado

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. C.

Para: FNAC

17/01/2025

Exmos. Senhores, No dia 8 de agosto de 2023, efetuei a compra de um smartphone Samsung galaxy S21 Ultra, através do vosso site a um parceiro marketplace. No mês 10 do ano de 2024, o telemóvel ainda estando dentro do prazo de garantia, apresentava uma mancha negra no ecrã sem ter sofrido qualquer tipo de queda ou choque. Dirigi-me a uma clínica Fnac onde me informaram que para qualquer tipo de problema com o produto, teria de ser tratado diretamente com o vendedor. Contactei o apoio ao cliente da Fnac, onde me disseram que efetivamente tudo relativamente a esta compra teria de ser tratado com o parceiro e ainda referiram que o parceiro era de confiança, que deveria seguir as diretivas dele para que o meu equipamento fosse arranjado e que todos os parceiros eram da vossa confiança. Contactei então o vendedor, sempre a partir do site da Fnac para que a Fnac pudesse acompanhar o processo, no dia 16/10/2024. Após bastante insistência o vendedor assumiu responsabilidade pelo mau funcionamento do equipamento, ainda no prazo de garantia, e pediu-me que lhe enviasse pelos correios o telemóvel para que pudesse ser arranjado. Demorei até ter um telemóvel de substituição e assim que o tive, procedi ao envio do telemóvel. O equipamento foi enviado pelos CTT tal como pedido pelo vendedor, com aviso de receção. Assim que o telemóvel chegou não pôde ser entregue na morada pois ninguém havia respondido a um contacto efectuado para que a encomenda fosse entregue. O equipamento esteve a aguardar no posto de correios mais próximo da morada do vendedor durante quase 15 dias e quando este finalmente o foi buscar, informou-me que a encomenda estava extraviada, a embalagem rasgada e o telemóvel teria sido roubado, estando apenas dentro da embalagem, a caixa do smartphone mas sem smartphone e enviou-me fotos a comprovar. Após o sucedido, tanto o vendedor, como o apoio ao cliente da Fnac, me informaram que teria de me dirigir a um posto ctt para fazer uma reclamação e obter uma compensação pelo desaparecimento do telemóvel. Assim o fiz, dirigi-me a um posto ctt onde me informaram que os ctt não se iriam responsabilizar pois a encomenda foi entregue ao destinatário, que a recebeu sem deixar qualquer tipo de reclamação mesmo sabendo do estado em que se encontrava a encomenda. A única maneira dos ctt se responsabilizarem era caso o vendedor se recusasse a receber a encomenda quando se deparou com o estado dela, mas como decidiu fazê-lo para todos os efeitos a encomenda foi entregue sem qualquer constrangimento para os CTT. Posto isto, nada foi feito até então, fiquei sem o telemóvel, logo sem 550€ que foi o preço dele. A Fnac nunca me informou que não se responsabilizava pelos seus parceiros ainda que me tivessem dito que estes são de confiança. Afinal são de confiança mas no dia em que não cumprem com as suas responsabilidades a resposta da Fnac é que não se responsabilizam pelos vendedores que vendem sob o nome desta empresa… Afinal o que é ser responsável? Quando dizemos a alguém para confiar numa pessoa que trabalha para nós não estamos a dar indiretamente o nosso consentimento oralmente? O vendedor, nada fez também. Acabei de perder 550€ e e um equipamento que comprei ha menos de dois anos e que usufrui durante menos de 1 ano e meio. De mencionar ainda que a Fnac informa os seus cliente que se pronuncia caso os parceiros vendedores não respondam no chat do site aos compradores 48h após o envio da última mensagem. Desde o dia 7 de janeiro que enviei mensagem ao vendedor e este não me respondeu, hoje voltei a enviar, sem resposta igualmente e a Fnac ainda não se pronunciou ou manifestou. Peço a vossa ajuda para que a Fnac se responsabilize pelo sucedido e para que eu possa reaver o montante do equipamento ou um novo equipamento igual ao anterior. Cumprimentos.


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