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Equipamento com defeito de fabrica

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. A.

Para: Media Markt

27/10/2024

Exmos. Senhores, Considero que a marca Rowenta é sinônimo de qualidade e confiança e venho por este meio expor o que sucedeu comigo em relação a um equipamento Rowenta adquirido na Média Markt online: Comprei um aspirador vertical Rowenta no dia 09/10/2024 (fatura anexo), como prenda de aniversário para a minha esposa, para lhe oferecer no dia 14/10/2024 tendo recebido o mesmo do dia 10/10/2024. A minha esposa abriu e utilizou o aspirador pela primeira vez no dia 19/10/2024, sendo que trabalhou bem com a primeira carga de bateria (1 hora), colocou a bateria à carga e depois da carga estar completa o aspirador trabalhou 5min., parou e acendeu uma luz vermelha no visor (imagem anexo). Após consultar as instruções de segurança do aspirador, a informação para a anomalia apresentada é tratar-se de um "defeito do equipamento" (imagem anexo). Posto isto, desloquei-me à Média Markt de Alfragide, expus o sucedido e foi-me recusada a troca do equipamento por ter sido usado e porque no regulamento estava escrito que não seriam aceites devoluções de aspiradores usados... Eu contestei por diversas vezes, uma vez que no regulamento não diz que não trocam aspiradores com menos de 15 dias em caso de defeito do equipamento... Sendo que o que me foi recomendado era ou escrever no livro de reclamações ou então deixar o equipamento para ser reparado pela Rowenta... Acabei por deixar o equipamento, com informação de que pretendia um equipamento novo (doc anexo). Entretanto após consultar várias entidades, fui informado dos meus direitos de consumidor, os quais devem conhecer, mas que faço questão de transcrever abaixo: "Desde 2022, há novos prazos para as garantias legais dos bens móveis (novos e recondicionados) comprados depois de 1 de janeiro de 2022. Se o defeito se manifestar no prazo de 30 dias após a entrega, é possível pedir de imediato a troca do bem (substituição) ou o reembolso (resolução do contrato) – é aquilo que a lei designa por direito de rejeição." Pretendo que a Média Markt cumpra a lei, que me troquem o aspirador por um novo e que a garantia do novo equipamento comece a partir da data de entrega do novo equipamento. Cumprimentos. Miguel Augusto


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