Número Pedido: PT557ABKF2F2
1) De acordo com a factura em epígrafe, datada de 03.12.2025, a data da compra da encomenda acima mencionada foi 29.11.2025 e, alegadamente, o Local de carga/inicio do transporte: CENTRO LOGISTICO DECATHLON, Estrada de Algeruz, nº240, 2910-279 Setubal, pelas 18:13H.
Local de descarga/entrega da mercadoria: Conforme morada de envio. Com data de entrega prevista em 03/12/2025, segundo email recebido às 5:43 pm de 03/12/2025.
2) No entanto, o email anterior e do mesmo dia, das 7:11am alertava para o facto de que: «Face a um atraso nos nossos armazéns não conseguimos garantir o envio da encomenda PT557ABKF2F2 dentro da data inicialmente estimada.
As nossas equipas estão a fazer os possíveis para que a encomenda seja expedida no prazo de 3 dias úteis.»
3) Às 7:20pm do mesmo dia recebo um email da "Sending", informando-me que a encomenda com refª 3100523242 teria entrega prevista a 04.12.2025. Shipment Tracking
300020571840
(Ref : 3100523242)
4) Compreendendo ser um período difícil aguardei pacientemente mais informações, embora continuasse a ser bombardeada com propaganda e nenhuma informação concreta quanto à entrega da minha encomenda por parte da Decathlon.
5) Ao seguir o Transportador verifico haver discrepâncias. Por um lado a encomenda saía do armazém em Setúbal (conforme factura) e por outro, de acordo com o transportador os artigos vinham de Madrid.
6) Passou-se o dia 4 e 5 sem que tenha havido contacto ou entrega.
7) Greves e o feriado de 8 de Dezembro e continuo, frustrada, a aguardar mais informações que não chegam.
8) Decidi aguardar pela semana seguinte para pressionar a DECATHLON. E no dia 12.12.2023 às 20:08h, após 3 emails ao apoio de cliente Decathlon sem resposta e após um pedido submetido também sem resposta elaboro novo email após 2º PEDIDO submetido no site. Nenhuma resposta.
9) Resolvo contactar a transportadora Sending e por mais que pesquise, nada consta em Portugal. Somente em Espanha.
10) Sabendo de antemão que as empresas que operam em Portugal estão sujeitas a regras do país e da UE, fico indignada ao me aperceber que a Sending não consta em lado nenhum, nem mesmo no Livro de Reclamações online. Não existe informação corporativa em nenhum lado. E obviamente total incumprimento da legislação em vigor.
11) Curiosamente também não existe informação corporativa da InPost no LR online.
12) Envio email para Espanha para o apoio de cliente Sending, indagando sobre situação da minha encomenda. Zero resposta.
13) Descubro o apoio de cliente da InPost e escrevo a 13.12.2025 novo email para a Decathlon com cópia para Espanha/Sending e apoio de cliente InPost Portugal.
14) Pesquisando mais fico a saber que a Sending Espanhola fora adquirida pelo Grupo Polaco InPost no verão passado.
15) Questiono a AICEP e o Regulador (sem resposta) acerca da forma como estas transportadoras funcionam, provavelmente "operando" clandestinamente em conluio com outras corporações como a Decathlon e, obviamente, em total incumprimento da legislação nacional e europeia em vigor, utilizando apenas informação robotizada e nenhum contacto humano.
16) Oito dias já se passaram após a última data prevista para entrega e nenhuma actualização posterior no site da Sending e nenhuma informação complementar da Decathlon.
17) No dia 14.12.2025 recebo um telefonema de uma alegada funcionária da Decathlon (Raquel, esqueci o apelido) que me contou uma "história da carochinha" acerca da suposta entrega da minha encomenda a "alguém" que se disponibilizou até a devolver a "minha" encomenda na loja. Desconheço qual. E que os artigos estariam ao meu dispôr na loja para os levantar.
18) Fiquei perplexa com a desculpa esfarrapada e os disparates vários, escusando-me de os repetir mas, mantendo a inequívoca vontade de querer receber a encomenda com entrega na morada, ou no pick up próximo. Jamais iria levantá-la na loja pois, não fora esse o contrato inicial.
19) Se optasse pelo reembolso ficaria mais 14 dias sem artigos e sem dinheiro, tal é o aproveitamento descarado das empresas actualmente.
19) Essa funcionária ficou de instruir o apoio de cliente, para proceder a nova remessa dos artigos pagos. Posteriormente informar-me-iam acerca forma de envio.
20) No dia 15.12.2025 o tracking da Sending continua a mostrar que a encomenda se encontra em trânsito.
21) No dia 17.12.2025 recebo uma chamada telefónica, móvel vodafone, de uma alegada funcionária da Sending (D.Liliana), com o propósito de verificar se já tinha recebido a minha encomenda.
22) Respondi-lhe que não e ela ficou de contactar o apoio de cliente da Decathlon para que efectuassem a entrega em falta. Ao mesmo tempo confirmou poder contactar a Sending através do móvel registado na chamada.
23) Novos emails sem resposta da Decathlon. Altero o meu email registado, dadas as desculpas de servidor não operacional. Nem mesmo assim recebo qualquer comunicação.
24) Descubro que no dia 18.12.2025, às 11:16H a minha encomenda é dada como entregue e concluída na Decathlon.
25) Tento contactar telefonicamente no dia 19.12.2025 tanto o apoio de cliente Decathlon como a Sending sem sucesso. A Decathlon está barrada por "burrice artificial" e o telemóvel vodafone só tem voice mail activo.
26) Farta de enredos, incompetência e/ou más práticas apresentei reclamação no LR online contra a DECATHLON. Seguir-se-á a inerente reclamação contra a SENDING, uma vez que os meus artigos, pagos há 21 dias estarão em parte incerta... ou talvez não.
27) De lei são 30 dias para o vendedor efectuar uma entrega, com atraso, apesar de ter sido estipulado inicialmente 3 dias úteis.
Em suma, o descaramento e a impunidade destas corporações na forma como tratam os consumidores/clientes tem de acabar. E a melhor forma é atacar onde lhes dói mais, na carteira, quer perdendo clientes, quer perdendo acções judiciais.