Exmos. Senhores,
Este é o mail que estou a pensar enviar à Fedex depois de, no dia de hoje, dia 26 de maio de 2025, a minha encomenda ter sido entregue danificada e em destinatário errado.
"Na qualidade de consumidora, venho por este meio notificar formalmente a empresa Fedex Express Portugal, lda, Vila real, enquanto transportadora, acerca da grave falha ocorrida na entrega do motor Renault, adquirido por mim no valor de 1.400 euros.
O referido motor, com cerca de 63000 quilómetros e em ótimo estado, foi remetido desde França para a minha oficina, sediada no Entroncamento da Timpeira, conforme contratado. No entanto, foi indevidamente entregue por um funcionário, de seu nome Vítor, no local denominado Recife- Centro de abate de automóveis, a pessoa alheia ao contrato, identificada como C. Cristiano, que inclusive assinou o recebimento do bem. Tal entrega é manifestamente inválida, por não ter sido feita ao destinatário correto nem a alguém autorizado.
Posteriormente, verifiquei que, supostamente o motor que tinha sido entregue no Recife- Centro de abate de automóveis em bom estado (de acordo com o rastreamento da encomenda), se encontrava danificado, em desconformidade com o anunciado e comprado. O próprio C. Cristiano afirmou que o motor estava nessas condições desde a sua posse. Toda a situação foi comunicada à Fedex, que se comprometeu a entregar o motor na minha oficina, amanhã, dia 27 de maio de 2025.
Diante dos factos acima, não reconheço a entrega anterior como válida e recuso qualquer responsabilidade sobre o estado atual do motor antes da entrega no local correto.
Requeiro expressamente:
1. Que seja lavrado um novo registo de entrega, com a data efetiva da entrega à minha oficina;
2. Que tal documento mencione o estado do motor no momento da entrega;
3. Que seja assumida a responsabilidade pela entrega indevida anterior, e reservada a possibilidade de substituição do motor ou reembolso integral, nos termos do Código de Defesa do Consumidor (lei nº24/96, de 31 de julho).
Fico a aguardar resposta no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, reservando-me o direito de recorrer às entidades competentes, nomeadamente DECO, Centros de arbitragem de Conflitos de Consumo e vias judiciais, caso não obtenha uma solução adequada.
Sem outro assunto,"
Cumprimentos.