Exmos. Senhores,
Em 02/07/2025 minha esposa e eu compramos, através do vosso site, um/uma móvel de TV em madeira maciça e tampo em mármore por EUR 538,00. A referência da encomenda é #18429.
A mesma foi recebida no dia 18 de Julho, além do móvel citado, mais 3 conjuntos de 2 cadeiras cada. No mesmo dia ao receber os produtos, vi que as cadeiras não eram de nosso agrado, e o móvel de TV além de ser de baixa qualidade, chegou com a caixa avariada e marcas de riscos. Dentro do mesmo dia, solicitei a livre resolução e devolução dos produtos, conforme direito e indicado na política da empresa em questão.
Tive de arcar com os custos de devolução, que passaram da ordem dos 250,00 euros visto que a empresa não possui nenhum sistema de logística reversa, nem presta nenhum tipo de apoio em solicitar o transporte para devolução das mercadorias.
Para a minha surpresa, quando os produtos foram recebidos pela empresa em seu armazém, fui informado que fariam o reembolso das cadeiras, mas não do móvel de TV, pois o mesmo chegou com a embalagem em mau estado e com avarias.
Reclamei e informei que o produto foi devolvido da mesma maneira que foi entregue, e partilhei as fotos que tirei do produto no momento que o recebi com as avarias existentes. O que fiz foi embalar exatamente como o recebemos, e enviar de volta para a empresa visto que estávamos a devolver o pedido inteiro.
A empresa Vintahome e seu jurídico informaram que não farão a devolução pois eu não os notifiquei sobre as avarias no prazo de 24 horas do recebimento do produto, mas a própria política da empresa diz que posso solicitar a devolução e reembolso em até 14 dias corridos. Há uma ambiguidade e estão a dizer que eu não tenho direito ao reembolso pois não os informei da condição avariada do móvel.
Veja bem, eu tenho as fotos tiradas no dia que recebi o produto, e provas de que o recebi com avarias e simplesmente o devolvemos da mesma maneira na mesma embalagem, então não percebo porque há dúvidas de que recebi o produto em mau estado. Acredito que a empresa deveria se preocupar com a qualidade da embalagem de um produto de porte grande e pesado, não eu ter que comprar uma embalagem porque a que foi fornecida é de má qualidade.
As minhas fotos não valem simplesmente porque as enviei posteriormente e não anteriormente? Elas são montagens? O fato de enviar em um momento posterior não desfaz o fato do móvel ter chegado com avarias e com a embalagem precária. Embalagem que utilizei para devolver nas mesmas condições recebidas.
No dia 4 de Agosto, depois de alguns emails e sem resolução amigável, recebi vossa comunicação a dizer que era a comunicação final da empresa, que me negavam o exercício deste meu direito de devolução, e transmitiam que não me devolveriam o valor que paguei. Estão a apegar-se ao fato de que não os notifiquei dentro dos prazos previstos em suas políticas (abusivas, por sinal, 24 horas para notificar um problema é muitas vezes inviável), mas acredito que tenho direito visto que solicitei a devolução dentro dos 14 dias, os entreguei rapidamente, e ainda paguei de meu próprio bolso pelos custos envolvidos. Sobre as avarias, reitero que tenho fotos (anexadas ao processo) de como o produto foi entregue a mim. Uma prova adicional disso é que juntamente do móvel enviei as cadeiras exatamente como as recebi, por que iríamos ter um tratamento diferente em um produto especificamente? Não faz sentido.
Não aceito esta posição de modo algum, e exijo a restituição imediata do preço que paguei, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Cumprimentos.