Exmos. Senhores,
Venho por este meio formalizar uma reclamação referente à garantia dos meus óculos adquiridos na ótica Centro Ótico, localizada no Largo das Infias, no 8, 4710-299 S. Vicente, Braga – Portugal, com o NIF 507768493, na data de 11 de novembro de 2023.
No dia 14 de julho de 2024, os meus óculos partiram, tornando-se inutilizáveis. De imediato, desloquei-me à ótica para tentar obter auxílio, mas encontrei a mesma fechada. Tentei contactar a ótica através dos números de telefone associados: "253272393", "911973835" e "919716715". Os dois primeiros números não estavam atribuídos e, após dez tentativas, consegui ser atendido no último número por um senhor que se identificou como Dr. Rui.
Expliquei-lhe a minha situação, salientando a urgência da reparação ou substituição dos óculos, por serem um bem essencial. O Dr. Rui informou-me que a ótica estava fechada e que reabriria noutro local, mas não sabia quando. Reforcei a urgência da situação, ao que ele sugeriu que eu procurasse auxílio na loja "Alain Afflelou Óptico - Braga", situada na Av. Central 64, 4710-229 Braga, mesmo não sendo da sua propriedade.
Confiei na sugestão e dirigi-me à referida loja, onde fui bem atendido e me pediram para deixar os óculos para tentar ativar a garantia junto do fabricante. Dois dias depois, fui informado pela loja que não conseguiram obter ajuda do fabricante e que deveria retornar ao contacto com o Dr. Rui.
Novamente tentei várias vezes contactar o Dr. Rui, que após muita insistência atendeu e voltou a sugerir que eu fosse à mesma loja, a qual já havia informado que nada poderiam fazer por não terem vendido os óculos. No sábado, dia 20 de julho, fui à loja e, como esperado, eles reiteraram que não podiam ajudar, mas foram prestáveis e tentaram falar com o Dr. Rui novamente. Ele prometeu entrar em contacto comigo, o que até hoje não aconteceu.
Estou há mais de um mês sem os meus óculos, sem previsão de resolução, o que tem prejudicado significativamente a minha vida diária.
Portanto, venho por este meio expressar o meu profundo desagrado com a conduta negligente da ótica Centro Ótico e exigir a substituição imediata da armação dos meus óculos, uma vez que estão dentro do prazo de garantia. Adicionalmente, exijo uma indemnização pelo tempo em que fui privado dos meus óculos que são um bem essencial.
Anexo a esta reclamação, envio cópia da fatura e fotos dos óculos partidos.
Agradeço pela atenção e aguardo uma resolução rápida e justa para este problema.