back

Devolução de pagamento feito por erro de diagnóstico

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. R.

Para: ROADY CENTRO AUTO

18/04/2022

Venho por este meio informar que recorri ao serviços da Roady - Montijo, para solucionar um problema no carro, que quando estivesse em andamento (alta velocidade), o carro ou as rodas tentavam desviar-se, fazia um leve barulho ao acelerar que não me parecia normal e uma vez que queria o carro em condições para viajar, solicitei que verificassem se estava tudo em ordem. Foi desta forma que expliquei ao Sr. Alexandre, funcionário que me atendeu.No final dos trabalhos o Sr. Alexandre ligou e disse que o carro estava novo por baixo e que o barulho devia-se ao facto de o carro possuir pneus de neves, com as borrachas a saírem e bastava trocar os pneus. E ainda questionei para ter certeza, se o problema era mesmo só com os pneus, ao que o mesmo anuiu. Apresentou então os diversos preços por marca e aconselhou uma marca que eu desconhecia porque tinha o preço mais reduzido. Acreditando que o problema do carro seria resolvido, autorizei a substituição dos pneus.No final do dia, fomos levantar o carro e fizemos o pagamento total de 391,47 Euros, que incluía o valor dos pneus cujo subtotal era 219,56 Euros.Recebi a viatura e fui para casa. Uma vez que a distancia entre a Roady e a minha residência não é longa, não foi possível avaliar a performance do carro nesta altura. Isso veio acontecer 2 dias depois quando fui a Lisboa, e logo na ponte Vasco da Gama quando atingi aos 100km/H, o piloto que indicava instabilidade nos pneus acendeu (não acendia antes) e as rodas tentavam desviar-se novamente. Ou seja, o problema não tinha ficado resolvido. Liguei imediatamente á Roady para informar a situação. A senhora que atendeu disse que o Sr. Alexandre não se encontrava mas que podia voltar a levar o carro quando quisesse. Questionei ainda sobre a devolução dos pneus retirados do carro e a senhora respondeu que não devolvem porque se desfazem deles.No dia seguinte, fui pessoalmente a Roady, apresentei a questão ao Sr. Alexandre, realcei que o problema do carro não tinha ficado resolvido com a troca dos pneus, questionei a localização dos pneus antigos e ele disse que os tinha na cave e que podia mostrar-me que os mesmos não estariam em condições. Eu disse que estava bem, se os pneus antigos não estavam de facto em condições e porque esteticamente, os pneus novos não estavam bem, queria outro tipo de pneus. Mostrei inclusive os pneus que eu queria e que relutante o Sr. Alexandre mesmo tendo pneus diferentes na loja, falava sobre medidas certas e eu insistia que não haver com as medidas mas sim o tipo de pneus e deixei bem claro que preferia que voltassem a colocar os pneus antigos até que me fornecessem os pneus que eu queria, fomos ao parque comparar os pneus que haviam nos outros carros para eu tentar fazer-me perceber. Fiquei a espera cerca de 2 horas para ser atendida pelo especialista porque o Sr. Alexandre pediu-me para aguardar que o colega fosse dar uma volta comigo para se perceber claramente qual era o problema da viatura. Passado este tempo, o colega estava disponível não para dar uma volta, mas para verificar o viatura conforme fez. Meteu-a no elevador e depois mostrou que as borrachas dos braços de suspensão estavam rebentadas e explicou que naquela situação, o desvio das rodas se devia a isto. Outro problema detectado foi os amortecedores estavam a deitar um liquido que podia ser de desgaste ou mesmo quebra. Não dou mais detalhes técnicos por não perceber de mecânica mas foi o que me foi explicado basicamente e assim orçamentado.Nisso, ficou agendada a intervenção para dois dias depois. E mais uma vez, não trocaram os pneus. Quando voltei a questionar, o Sr. Alexandre mais uma vez levou-me aos carros para mostrar que os pneus tinham a medida certa e eu insisti que não queria aquele tipo de pneus, finalmente, ele percebeu que eu queria pneus com procteção de jantes (Eu desconhecia este nome) e se comprometeu em verificar disponibilidade junto do fornecedor. Por insistência minha, mesmo com as evidencias de que os pneus não se encontravam em condições, voltaram a colocar os pneus antigos e saí de lá. já o piloto de instabilidade dos pneus não acendia. Disse claramente ao Sr. Alexandre que eu podia substituir os pneus, desde que fossem os tais com procteção de jantes e que tão logo tivessem os pneus que entrassem em contacto. Ou seja, estava eu muito racionalmente, a consentir com uma compra forçada. Forçada porque a troca de pneus foi apontada como solução do problema da instabilidade do carro. Na data agendada, levei a viatura novamente para a intervenção nos braços de suspenção. Quando fui levantar a viatura, fiz o pagamento desta intervenção e como mais uma vez alegaram não haver os tais pneus com procteção de jantes para substituir os antigos, eu solicitei uma nota de crédito. O Sr. Alexandre alegou que tinha de falar com o chefe da loja que não se encontrava na loja e que no dia seguinte já dizia qual era a decisão, insisti tanto e reforcei que se os pneus se encontravam pagos e com eles, eu devia ter um comprovativo, tal foi a incompreensão que me senti no direito de me socorrer a polícia. Percebi, que afinal queriam que pagasse outros 4 pneus, liguei a polícia do Montijo, expus a situação no local, e me foi explicado que como se tratava de uma relação de cliente e fornecedor, devia recorrer ao livro de reclamações ou a faze-lo directamente a defesa do consumidor. Uma vez que o Sr. Alexandre, na sua narrativa a polícia deixou claro que ele não iria fugir e que dava a palavra dele como garantia de que entraria em contacto no dia seguinte, a polícia aconselhou a não reclamar já, que desse um voto de confiança porque o Sr. Alexandre estava aí a dar a sua palavra, e uma vez que eu tenho todas as facturas podia sempre reclamar mais tarde. Deste modo, agastada com esta situação, pelo desrespeito da Roady que passado mais de uma semana, não entrou em contacto comigo, mostrando assim que não faz caso da minha situação, solicito o REEMBOLSO ou DEVOLUÇAO dos valores pagos pelos pneus.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.