No passado dia 13.12 desloquei-me ao Pingo Doce de Arcozelo para comprar uma baguete, tendo concretizado o pagamento pelas 18h10. Ao sair da zona de caixas fui abordado pelo Sr. Segurança de serviço que afirmou querer falar comigo e perentoriamente me acusou de furto (alegadamente ocorrido em 11.12, no valor de 1.18€ relativo a compra de 2 baguetes de pão). Apesar de me ter defendido e dito que não fiz nem faria tal coisa, o Sr. Segurança insistiu, a situação começou a causar-me grande constrangimento pois estava a ser retido pelo segurança em público, com os clientes todos a observar a situação, pelo que perguntei o que poderia fazer para resolver a situação, ao que respondeu que fosse pagar. Pelas 18h13 fui obrigado a repetir o pagamento já concretizado em 11.12. O Sr. Segurança escoltou-me e ficou junto a mim durante todo o processo de pagamento, claramente para me humilhar e tornar público um furto que nunca ocorreu. Ainda afirmou "vi que teve dificuldades no pagamento, mas não se fazia o que fez. Não conseguia pagar, pedia ajuda!", disse Vociferando agressivamente em alto e bom tom. Volvido a casa, encontrei o talão de compra e voltei ao Pingo Doce. Pedi então que me mostrasse as imagens, o que foi recusado. Alegou que uma colega que tinha transmitido a informação, mas não disse quem foi. Pedi que as observasse ele próprio e, quando o fez, viu que tinha mesmo pago a compra. Justificou que foi a colega que lhe disse e nela acreditou. Certo é que fui eu quem passou o vexame, pelo que já formalizei queixa na GNR, porque o que sucedeu consubstancia crime: injúria do Sr. Segurança e difamação da colega que lançou o falso testemunho sobre mim. Paguei duas vezes a mesma compra e vi denegridas a minha honra, bom nome, dignidade e reputação.
Voltei à loja pela terceira vez no dia 13.12, entre as 20h00 e as 20h30, tendo solicitado o livro de reclamações, que não foi disponibilizado antes de expor repetidamente a situação à responsável de loja, que já a conhecia, mas que desvalorizou por completo a minha reclamação, dizendo que "se for verdade o que diz, tem razão".
Ademais, sustentou que se tratava então de "um mal entendido que já estava resolvido", procurando deturpar a natureza dos crimes de que fui alvo. Mais alegou que "errar toda a gente erra, só não erra quem não trabalha", numa tentativa de desculpabilização, de ridicularizar a situação fazendo apelo à minha qualidade de reformado e de reforçar todo o sentimento de vexame e de humilhação,
Acusar alguém de furto ou roubo que não cometeu não é erro, é crime previsto e punido pelo Código Penal português.
Tenho 69 anos, sou residente na área em que o estabelecimento se situa e ia com frequência às compras lá, sendo o estabelecimento frequentado por outros residentes na freguesia e freguesias adjacentes, a maioria deles meus conhecidos, dos quais parte assistiu ao ocorrido, tendo eu já ouvido comentários e piadas desonrosos devido a esta situação.
Não percebo o que motivou a situação, mas estou convencido de que existiu clara má-fé, apesar de não conhecer nenhum dos funcionários envolvidos (nem outros do mesmo estabelecimento).
Se existem imagens que nitidamente mostram que fiz o pagamento com sucesso, ainda não consegui perceber como alguém pode ter uma atitude tão torpe, mesquinha e vil a este ponto de me acusar de crime que não cometi, nem nunca cometeria, apesar de existirem provas do pagamento (circuito de video vigilância e talão de compra).