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Contrato fraudulento Endesa

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

03/10/2023

Venho por este meio reclamar de uma situação que ocorreu no seguimento de um porta à porta feita pela empresa da qual venho reclamar. A minha mãe foi enganada e assinou um papel, na altura disseram que pertenciam à empresa que nos fornece energia atualmente e que apenas queriam fazer atualização de dados. Isto ocorreu no dia 22 de Agosto, nesse mesmo dia a minha mãe pediu que anulasse o contrato e foi dito que isso seria feito. No dia seguinte eu fiz a mesma reclamação. Garantiram que estava resolvido e recusaram-se a enviar comprovativo da anulação. Dias depois recebemos uma carta a falar da ativação desse mesmo contrato. Reclamei no livro vermelho duas vezes, pois continuam a tentar levar avante o contrato. Por fim fiz queixa à ERSE 2 vezes já que no dia 21 de Setembro recebemos uma carta da Endesa com dois documentos: um a pedir desculpa pelo sucedido e a confirmar a anulação do contrato e outro a dizer que o contrato iria ser ativado. De referir que não têm documentos da minha mãe, nem sabiam a morada correta têm uma assinatura, obtida de forma fraudulenta e nada mais. Não sei como fazer com que parem de nos deixem em paz.

Mensagens (4)

Endesa Energia, S.A.

Para: A. C.

09/10/2023

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-17453957Refª DECO: CPTPT01888571-78Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Patrícia SantosExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Patrícia Santos a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-17453957.No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exma. Senhora Maria Luísa Rosa Veloso Martins, o contrato com a Endesa foi celebrado no dia 22-08-2023, após um primeiro contacto presencial de um representante da Endesa na sua habitação onde foi apresentada a proposta comercial da Endesa.Com vista à formalização do contrato de fornecimento de energia a linha de vendas da Endesa contactou o contacto telefónico fornecido e deu início à formalização do contrato com a Endesa.Informamos que após verificação dos controlos de qualidade aplicados a cada contrato efetuado, não foram detetadas anomalias na formalização do seu contrato sendo que foram fornecidos todos os dados pessoais e dados do local de consumo necessários à contratação assim como consentido o início do processo de ativação do contrato celebrado e mudança de comercializador para a Endesa. O cliente identificou-se enquanto titular do local de consumo fornecendo um documento comprovativo da legitimidade da contratação, nomeadamente a fatura dos serviços de telecomunicações em nome da nossa cliente.A Endesa enviou a sua proposta contratual via SMS e à qual respondeu com a palavra "Aceito", para o contacto telefónico 964869957, constituindo, para todos os efeitos legais, o consentimento contratual necessário à mudança de comercializador e início do processo de ativação do seu contrato.De qualquer das formas, o referido contrato com o CPE PT0002000001017755DP, foi reposto na sua anterior comercializadora, não chegando a vigorar com a Endesa Energia.Lamentamos qualquer situação que não tenha sido do seu agrado. O objetivo primordial da Endesa Energia é a satisfação dos nossos clientes.Trabalhamos diariamente para melhorar e ampliar os nossos serviços. Esperamos voltar a contar com a sua preferência no futuro e que nos veja como o seu fornecedor de energia de confiança.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exma. Senhora Maria Luísa Rosa Veloso Martins, a 9 de outubro de 2023.Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Sem mais assunto,Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalapoio.cliente@endesa.ptContacto: 800 101 033Todos os dias das 08h às 23h

A. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

27/10/2023

Em resposta ao acima referido tenho algumas coisas a referir: Em primeiro lugar, o meu nome mencionado, várias vezes, está incorretoSegundo, no dia 22 de agosto de 2023 chegaram até à minha mãe duas senhoras que nunca se identificaram como sendo da vossa empresa, mas como sendo da empresa que a minha mãe (Maria Martins) contratou e nunca teve intenção de alterar mais que isso usaram esse facto como desculpa para "atualizar" dados na empresa em questão (EDP), o que se provou ser mentira a minha mãe nunca soube em tempo algum e nem forneceu qualquer tipo de documento a estas senhoras a não ser o CPE e que a partir daí conseguiram alguma informação. Foi assinado um documento, sim, mas sempre com mentiras, dizendo que aquele papel era para confirmar a ida das senhoras à moradia. A minha mãe foi burlada, sim, assinou sem ler e sem noção que duas senhoras poderiam ser a mentir. Prestamos declarações na GNR sobre o sucedido e ficou registada a ocorrência.Terceiro, esse número de telemóvel não está correto, não é o da Sra Maria MartinsQuarto, sim a Endesa já enviou várias cartas a dizer que anulou o contrato (tenho tudo em arquivo), enviando dias depois outra carta a dizer que o contrato está em processo de ativação. Quinto e último ponto, a vossa resposta, com erros de nomes e dados mostra exatamente tudo o que descrevi acima: usam pessoas com alguma idade para assinarem contratos e com um apoio ao cliente inexistente. Tenho em minha posse dois documentos que a Endesa enviou na mesma carta, sim na mesma carta, duas informações contraditórias! Uma a dizer que foi tudo cancelado e outra a informa que o contrato está a ser ativado. Não consegui anexar aqui mas eu mostro se for necessário! Não venham com falsos moralismos e dizer que foi tudo feito conforme a cliente pediu, quando duas senhoras não identificadas, como seria suposto abordam alguém com uma certa idade e mentem. Pelos vistos é recorrente na politica da vossa empresa. É triste que ainda estejam a funcionar sem qualquer respeito pelos consumidores. E não nunca serei garantidamente vossa cliente.

Endesa Energia, S.A.

Para: A. C.

02/11/2023

A/C: Serviço de informaçõesProcesso Endesa: CA-17638641Refª DECO: CPTPT01888571-78Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Patrícia SantosExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor (a) Patrícia Santos a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-17638641No seguimento da exposição apresentada e das nossas anteriores comunicações, informámos o(a) Exmo(a). Senhor (a) Patrícia Santos, que a Endesa nada mais pode senão reiterar a informação anteriormente prestada de que o contrato associado ao CPE PT0002000001017755DP, foi reposto na sua anterior comercializadora, não chegando a vigorar com a Endesa Energia.Desta forma a Endesa assegura que esta situação se encontra definitivamente resolvida.Igualmente asseguramos-lhe que a Endesa se rege por uma conduta respeitosa para com os nossos clientes, pelo que solicitamos que aceite as nossas mais sinceras desculpas.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor (a) Patrícia Santos, a 31 de março de 2021Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir.Com os nossos melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

A. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

02/11/2023

Sendo que o assunto foi esclarecido à Sra Patrícia Santos, nada me resta senão tentar contactar a mesma para que me passe a informação. Se garante que o contrato que tentaram fazer não chegou a vigorar, dou o assunto por encerrado por agora. ObrigadaPatrícia Martins


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