Exmos Senhores,Dirigi-me hoje, dia 12-06-2020 por volta das 10:00 ao balcão BPI de Corroios com o objetivo de abrir uma conta bancária para um familiar (Irmão) que tem 19 anos.Fomos recebidos por uma srª cujo nome não posso indicar uma vez que a mesma não se encontrava identificada de nenhuma forma e também não se apresentou.Após sermos questionados o que pretendíamos e se tínhamos a documentação necessária para a abertura de conta, a colaboradora começou uma breve apresentação sobre as condições da conta jovem BPI.Informou-nos que sendo uma conta jovem, não existe comissão de gestão de conta e que o valor mínimo de abertura era um valor baixo e embora não tenha indicado o valor, já tínhamos conhecimento uma vez que consultei o site da instituição bancária antecipadamente.De seguida informou-nos que uma vez que se tratava de uma conta jovem, para ser possível a abertura da mesma, seria necessário a subscrição de um seguro de vida no valor de 8€, podendo ser pago mensalmente ou trimestralmente e que teria que ser mantido pelo menos 6 meses.Após esta informação, a minha primeira pergunta foi se o seguro de vida era obrigatório para a abertura de uma conta bancária, em resposta e notando algum desconforto por parte da colaboradora, disse que não era obrigatório pois o que estava em causa era a relação comercial do cliente com o Banco e que tratando-se de uma conta jovem, sem a subscrição do seguro de vida, aquele balcão poderia não ter interesse na abertura da conta.Percebi de imediato, como já calculava, que a subscrição do seguro de vida não está nas condições de abertura de qualquer conta bancária mas que o discurso comercial está feito com o objetivo de associar o respectivo seguro na abertura de uma conta.Posto isto, ao dizer que não tínhamos interesse na subscrição do seguro de vida fui informado que senso assim o balcão não tinha interesse na abertura de conta.A minha questão é a seguinte, pode um balcão de uma instituição bancária negar a abertura de uma conta bancária por não ser aceite a subscrição de uma seguro de vida quando essa imposição não faz parte das condições de abertura de conta da própria instituição?É com grande desagrado que que exponho a situação ainda para mais sendo cliente da instituição bancária com vários produtos subscritos, tais como cartão crédito, crédito habitação, seguro de vida, seguro de habitação, entre outros.Posso entender a vertente comercial que a instituição bancária tem e consequentemente os seus colaboradores mas não acho admissível o que acima relatei.Aguardo uma análise à situação e uma resposta.Com os melhores cumprimentos,Diogo Pereira Santos