Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativamente ao desaparecimento do meu colar de prata na zona de controlo de segurança do vosso aeroporto.
No dia 9 de junho por cerca das 19h, encontrava-me a cumprir os procedimentos de segurança habituais no Aeroporto de Lisboa. Conforme indicado, retirei todos os objetos metálicos, incluindo o meu colar de prata, e coloquei-os na bandeja para inspeção.
Após passar pelo detetor, reparei que o colar já não se encontrava na bandeja. Informei de imediato os agentes de segurança presentes no local, que responderam prontamente e contactaram os técnicos da Siemens para inspecionarem minuciosamente o equipamento de rastreio. No entanto, apesar dos esforços realizados, o colar não foi localizado.
Posteriormente, foi chamada a polícia aeroportuária, que procedeu à visualização das imagens de videovigilância (CCTV). Os agentes confirmaram que o vídeo mostra claramente o momento em que coloco o colar na bandeja antes desta entrar na máquina, mas quando a bandeja saiu do outro lado, o colar já não estava presente.
Este incidente é profundamente perturbador, não só pelo valor material como também pelo valor sentimental do objeto, agravado pelo facto de ter ocorrido sob a supervisão da segurança do aeroporto. Solicito a abertura de uma investigação completa sobre o sucedido, incluindo a revisão de todos os procedimentos internos relevantes, gravações e relatórios, e que me sejam comunicados quaisquer desenvolvimentos ou conclusões.
Agradeço confirmação da receção desta reclamação e a indicação dos passos seguintes, nomeadamente no que diz respeito a uma possível compensação ou resolução adicional da situação.
Agradeço, desde já, a atenção prestada e aguardo a vossa resposta com a maior brevidade possível.
Deixo aqui também a resposta que obtive pelo gabinete de qualidade da ANA:
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Dear Mr. João Carreira,
We acknowledge the receipt of your complaint on «Lost Silver Necklace at Security Checkpoint», registered on the ANA, S.A./Humberto Delgado Lisbon Airport’s website, which received our full consideration.
Following our internal investigation, we can assure you that your silver necklace was neither found on the security checkpoint premises nor in the interior of the x-ray equipment.
Also, and as you know, after the intervention of the PSP - Public Security Police intervention and the viewing of the video surveillance footage by the police agents in charge, the whereabouts of your silver necklace has not been discovered (please do take note that images from the video-surveillance system cannot be transmitted to third parties and can only be used under the terms of the criminal procedural law and be requested to the Humberto Delgado Airport by the Portuguese Police or by the judiciary power, within the scope of their investigation; the deadline for preservation of images is 30 calendar days).
The protection of people and property is a major concern of Lisbon Airport’s Management and the Portuguese Police promotes regular surveillance over the airport’s public and restricted areas (arrivals and departures).
Such surveillance, although very effective, does not prevent all thefts. We draw your attention to the fact that it is also each person’s responsibility to keep their property safe.
As the occurrence you describe can be a criminal matter and therefore outside the jurisdiction of ANA we strongly suggest, should you deem it relevant, you do the following:
1. Contact the airport Police lost and found service for documents and items lost in the public area of the airport and at the security check:
- E-mail: achados.dsa.lisboa@psp.pt
- Phone: (+351) 218 444 530
- Working hours: from 8 a.m to 4 p.m, every day.
- Location: arrivals level, terminal 1, next to Rent-a-car counters.
2. Present your criminal complaint to “Divisão de Segurança Aeroportuária do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública" at dsa.lisboa@psp.pt which you can contact to obtain any further information on the process.
We regret this unpleasant incident and hope you can find your necklace.
Best regards,
Direção do Aeroporto Humberto Delgado
Customer Care e Qualidade
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Com os melhores cumprimentos,
João Carreira