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Cobranças posteriores à resolução do contrato

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

I. R.

Para: IBERDROLA

04/12/2022

IBERDROLA_______________________________________ Assunto:Solicitação de pagamento de faturas posteriores à Resolução do ContratoNIF:197301096N.º de cliente:Exmos. Senhores,Em 25/03/2022 celebrei contrato com a IBERDROLA, para fornecimento de Gás Natural e Eletricidade. Em 11/04/2021 envio um mail para proceder ao cancelamento do contrato com a Iberdrola, com o anexo Formulário de Livre Resolução preenchido (já tinha enviado em 04/04/2021, mas faltava preencher o CPE no referido anexo), onde coloquei a respetiva cruz nos três itens: Fornecimento de Energia Elétrica Fornecimento de Gás Natural Serviços adicionais e pacote de Serviços.Em 21-04-2021 recebi por mail a fatura da eletricidade (período da fatura: 29-03 a 17-04-2021) e em 11-05-2021 a de Gás natural (26-03 a 22-04-2021). Efetuei os respetivos pagamentos por multibanco, julgando que a minha “relação” com a Iberdrola tinha terminado.Qual o meu espanto, em 27/04/2022 (cerca de 1 ano depois), recebo um mail sem qualquer texto, apenas com uma carta anexa – Aviso de Pagamento de Manutenção de Gás IBERDROLA- relativa ao contrato nº 2010747635, para pagamento das faturas de 24/05/2021 até 23/02/2022, sendo o valor de cada de 8,55€ o que perfazia um total de 85,50€, com o limite de pagamento até 25/04/2022 ( data já ultrapassada). Posteriormente recebi a mesma carta por correio.Em 20/05/2022, recebi novamente uma carta (por correio) com o mesmo montante, para efetuar o pagamento até 12/05/2022 e uma outra carta para pagar 8,55€ relativo ao mês de março de 2022.Em 23-05-2022 recebo um SMS da empresa ZOLVA para efetuar o pagamento de 94.05€ à Iberdrola, posteriormente recebo SMS e/ou mails, um no valor 102.60€ e outo já com a quantia de 110.13€. Em 30-05-2022 enviei um mail para a Iberdrola (comercial@iberdrola.pt) a mostrar o meu desagrado, questionando sobre a razão de tal pagamento e o que fazer para resolver a situação. Disse-lhes também que tinha contactado o meu fornecedor atual (posterior à Iberdrola) de Gás Natural e que não me conseguiu dizer o motivo desse aviso para pagamento. No entanto não obtive qualquer resposta da Iberdrola.Por volta de 13 ou 14/06/2022 contactei telefonicamente a Iberdrola, a pedir esclarecimentos e a colaboradora não foi muito clara, argumentando que a manutenção (do Gás) tinha de ser paga. Disse-me que para cancelar o contrato, tinha de enviar um mail para a Iberdrola (apoiocliente@iberdrolaclientes.pt). Eu já não me recordava como tinha sido feito o cancelamento e só após essa conversa é que procurei o mail que tinha enviado em 11/04/2022, para Cancelamento do Contrato.Em 14/06/2022 enviei então um mail, onde juntei novamente esse anexo de Resolução do Contrato, enviado à mais de um ano atrás. Também nunca tive qualquer Feed-back.Em 10-08-2022 reencaminhei o mail para a empresa ZOLVA, que tinha enviado para a Iberdrola (em 11-04-2021) com o anexo de cancelamento do contrato. No dia seguinte, recebi um mail e SMS da ZOLVA para entrar em contacto com a empresa. Assim fiz e expliquei-lhe a minha situação. Desde essa altura nunca mais me “chatearam”.Só em 12-08-2022 (data posterior a eu ter contactado a Zolva) é que recebo um mail da Iberdrola (Iberdrola Clientes – Apoio cliente) a informar que o contrato de Eletricidade se encontra desativado desde 17-04-2021 e o do Gás Natural desde 22-04-2021. Não fazem qualquer referência à manutenção do Gás.A partir dessa data, eu estava convencido que estava tudo resolvido mas em 10-09-2022 recebo um SMS da empresa INTRUM (será que a empresa Zolva achou que eu tinha razão e arranjaram outra?), para efetuar o pagamento à Iberdrola, no valor de 110,13€.Após essa data, contactei novamente a Iberdrola e a colaboradora, desta vez mais atenciosa, disse-me que as faturas iam ser anuladas.Em 08-10-2022 recebo um mail da INTRUM para o referido pagamento e em 26-10-2022 um Chamada Telefónica do nº 210343778 ( em que “falava” um gravador e acabei por cancelar).Em 02-12-2022 recebo um novo SMS da INTRUM a dizer que a “a gestão extrajudicial do seu processo INTRUM, poderá terminar em 5 DIAS por falta de colaboração.” e para entrar em contacto com eles.Mesmo que a razão estivesse do vosso lado, o que considero que não é o caso, quando recebo o vosso primeiro aviso de pagamento, algumas dessas faturas dizem respeito a supostos consumos/serviços efetuados há mais de 6 meses.Como tal, esses consumos/serviços encontram-se prescritos, em conformidade com o disposto no art. 10º nº 1 da Lei dos Serviços Públicos Essenciais.Assim, serve a presente missiva para me opor a qualquer pagamento, por toda as razões invocadas.Aguardo resposta por escrito e anulação de todos os valores, no prazo máximo de 8 dias, não devendo ser interrompido o fornecimento do serviço até resposta e regularização da faturação.AtenciosamenteIsidro Rodrigues

Mensagens (7)

I. R.

Para: IBERDROLA

19/12/2022

Só para esclarecer que na reclamação de 04-12-2022, onde escrevi 25-03-2022 por lapso, como data de Celebração de Contrato com a Iberdrola, deve ler-se 25-03-2021.Em relação à confirmação do contrato, que recebo por mail, no dia seguinte (26-03-2021), não consta nenhuma Manutenção de Gás assinalada, coisa que a iberdrola quer que eu pague. Junto envio anexo do contrato.AtenciosamenteIsidro Rodrigues

IBERDROLA

Para: I. R.

10/02/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt .Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: I. R.

10/02/2023

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Face à situação exposta, a qual aproveitamos desde já para lamentar, indicamos que foi aberta a reclamação número 45870600.Solicitamos, por favor, que nos indique um contacto telefónico para o qual devemos contactar caso seja necessária informação adicional ao processo de reclamação, bem como a hora mais oportuna para o contacto.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.pt Telefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

IBERDROLA

Para: I. R.

10/02/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt .Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: I. R.

10/02/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receção do seu e-mail e vamos tomar as diligencias necessárias para lhe responder tão rapidamente quanto possível.Recordamos também que pode gerir os seus contratos na sua área de cliente em www.iberdrola.pt .Os melhores cumprimentos,IberdrolaServiço de Apoio ao Cliente - 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: I. R.

10/02/2023

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Informamos que a reclamação número 45870600, já se encontra concluída e cuja carta final foi emitida e enviada para a morada de correspondencia ou e-mail associado ao contrato.Enviamos, em anexo, a 2ª via da mesma para sua análise.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail:comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone:+351 800 60 60 60www.iberdrola.pt

IBERDROLA

Para: I. R.

10/02/2023

Estimado Cliente,Acusamos a receção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção.Vimos por este meio informar que as faturas em questão são referentes ao período em que os serviços adicionais estiveram ativos, pelo que a mesma é devida.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Serviço de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.pt Telefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt


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