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Cobrança indevida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. I.

Para: FedEx

02/11/2024

Exmos. Senhores, Recebi duas faturas supostamente da FEDEX como se eu lhe devesse algo. Em julho, realizei duas encomendas, tendo pago pelos artigos e pelo serviço de entrega da FedEx. As encomendas foram entregues com normalidade, sem nunca terem pedido qualquer pagamento extra ou comunicado a necessidade de tal, nem mesmo no ato da entrega. Entretanto, para a minha surpresa, em Agosto e Outubro, recebi correspondências, supostamente da FEDEX, cobrando-me valores. Contudo, as cartas nem especificam do que se trata, nem fazem qualquer referência às encomendas. Apenas indicam, em tom ameaçador, que tenho um prazo para realizar os pagamentos. Para agravar a situação a carta está escrita e inglês, o nº de contribuinte associado (PT999999990) não é o meu e, por fim, ambas as cartas têm suas datas de vencimento expiradas, ou seja, as correspondências foram enviadas com atraso, fato que impossibilitaria a regularização em tempo adequado. Gostaria que a marca estabelecesse uma comunicação formal, a fim de confirmar a legitimidade de tais faturas e explicar sua natureza. Cumprimentos.

Mensagens (2)

FedEx

Para: H. I.

04/11/2024

Estimado Cliente, Agradecemos desde já o seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção. No que concerne aos documentos em anexo tratam-se de 2 envios extracomunitários os quais foram entregues a V. Exa., após desalfandegamento e para os quais foram associadas taxas alfandegárias. A factura contem a nossa referência (carta de porte no qual acompanha o trajecto da encomenda em www.fedex.com) que passamos a indicar: 777551063764 - envio expedido do Japão, a 23-07-2024,e entregue a V. Exa a 05-08-2024; 777305866083 - envio expedido do Japão, a 10-07-2024,e entregue a V. Exa a 19-07-2024. Enviamos abaixo o esclarecimento disponibilizado pelos colegas do departamento aduaneiro: “Desde dia 1 de julho de 2021 que todas as importações extracomunitárias passaram a ser alvo de Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA). Como resultado, todas os artigos que entrem em Portugal a partir dessa data, independentemente do valor do objeto e da data em que foi adquirido, passaram a estar sujeitas ao pagamento de taxas alfandegárias e a ter de ser desalfandegadas. Para mais informações sobre as Novas Regras de IVA consultar: s:ec.europa.eu/vat-ecommerce s:ec.europa.eu/taxation_customs/business/vat/eu-consumers_en Devido à entrada em vigor da nova lei dos baixos valores, tivemos que adaptar os nossos sistemas e procedimentos. Agora, o sistema é praticamente automático e os clientes não são contactados (a não ser que haja indicação para tal) e são tratados como clientes a crédito. Os despachos são efetuados, a mercadoria é entregue sem cobrança e, à posteriori, é emitida a fatura. O cliente só liquida a dívida, após a receção da fatura, através de transferência bancária.” Nota: Caso tenham sido acordadas condições especificas referentes ao pagamento de taxas aduaneiras junto da entidade contratante deste serviço deverão reportá-lo ao expedidor. Caso pretenda a emissão das facturas com o contribuinte de V. Exa. agradecemos que solicite directamente apt_customer_queries@tnt.com,para que lhe seja atribuído um número de caso exclusivo. Mencionando esse número de caso exclusivo conseguira ter acesso ao estado do mesmo. Informamos que a nossa área financeira irá dar uma resposta num prazo máximo de 10 dias úteis. Apresentamos os nossos melhores cumprimentos e salientamos que nos encontramos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que entendam necessário. Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, estaremos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional. Como foi a sua experiência hoje? Em 2 minutos diga-nos o que pensa da FedEx Atentamente Maria Waita Customer Care Representative FedEx Express fedex.com Dê-nos a sua opinião através de um breve questionário. As perguntas 2 e 3 classificam directamente a minha prestação enquanto agente que geriu o seu contato. As restantes são a oportunidade de avaliar a sua experiência global com a FedEx.(escala de 5 pontos, sendo 5 a pontuação mais elevada e 1 a mais baixa). Se deseja dar a sua opinião por favor use o link acima. Este e-mail e quaisquer anexos a ele são confidenciais. Se não for o destinatário pretendido, fica desde já notificado que a divulgação, cópia, distribuição ou tomada de qualquer ação com base no conteúdo desta informação é estritamente proibida. Se recebeu este e-mail por engano, notifique-nos imediatamente por e-mail e apague o documento. --------------------

H. I.

Para: FedEx

13/11/2024

Obrigado pelo esclarecimento. Os pagamentos já foram efectuados.


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