Exmo(a). Senhor(a)
Na sequência da exposição enviada por V. Exas. a esta Empresa no dia 4 de maio p.p., em nome e representação da Senhora D. ANA MARGARIDA VIEIRA, NIF 271501138, relativamente a acertos de faturação, a EEM-Empresa de Electricidade da Madeira S.A., esclarece o seguinte:
Da análise aos consumos desde o início do contrato de fornecimento de energia elétrica, é possível observar algumas oscilações/flutuações no consumo da instalação, em ambos os equipamentos, destacando-se, no entanto, um aumento de consumo ocorrido no período compreendido de 07/2024 a 03/2025, conforme quadro abaixo:
No que concerne à fatura em referência (nº 106032456912), importa informar que nos períodos anteriores, ou seja, de 25-07-2024 até 25-02-2025, uma vez que não houve leitura ao equipamento de medição, o consumo foi faturado por estimativa, de acordo com o histórico de consumos da instalação (total de 1.632 kWh, a que corresponde um consumo de 7,56 kWh/dia).
Entretanto, após a recolha de leitura, ocorrida no dia 26-03-2025, apurou-se o consumo efetivo desde julho (3.117kWh a que corresponde um consumo de12,72 kWh/dia), pelo que procedeu-se à respetiva faturação, descontando o valor das estimativas que entretanto já haviam sido faturadas anteriormente, o que esta Empresa fez refletir na fatura nº 106032456912.
De qualquer modo, cientes de que a situação poderá ter implicações no planeamento financeiro de V. Exa, esta Empresa disponibiliza-se para, caso a Cliente entenda por conveniente, acordar o pagamento faseado da mencionada fatura.
Não obstante a explicação do procedimento de faturação em vigor na EEM e de modo a obviar a emissão de faturas com base em valores estimados, a Cliente poderá, querendo, comunicar a esta Empresa os consumos registados no contador instalado na sua residência, na “Data preferencial para comunicação de leitura: …”, aposta em cada fatura que é lhe expedida mensalmente.
Tal informação poderá ser prestada mediante comunicação telefónica através da Linha Verde EEM para o número 800 221187 ou, em alternativa por via eletrónica através do site da EEM www.eem.pt ou do endereço de correio eletrónico: clientes@eem.pt, devendo, em qualquer dos casos, identificar a instalação através do código de identificação do local de consumo e do número de Cliente.
Na expetativa de termos prestados os necessários esclarecimentos, permanecemos, no entanto, à disposição de V. Exa. para prestar qualquer informação adicional que, porventura, entenda por conveniente.
Os melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
Linha Gratuita das 08:00h às 24:00h
E-mail - clientes@eem.pt
Tel - 800 221 187
De: Serviço de Apoio ao Cliente clientes@eem.pt
Enviada: 5 de maio de 2025 10:19
Para:
Assunto: RE: Cobrança Exorbitante
Estimado Cliente,
A EEM agradece o seu contacto e confirma a receção do seu pedido.
Informamos que a sua reclamação foi reencaminhada para o departamento responsável, e será tratada com a maior brevidade possível.
Os melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
Linha Gratuita das 08:00h às 24:00h
E-mail - clientes@eem.pt
Tel - 800 221 187
De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em nome de
Enviada: 4 de maio de 2025 18:30
Para: Serviço de Apoio ao Cliente clientes@eem.pt
Assunto: Cobrança Exorbitante