Exposição/Reclamação e pedido de esclarecimento, - No dia 21 de julho de 2019, domingo, acompanhado com a minha família, conduzindo o nosso Renault Kadjar de 2016, entramos na auto estrada A3 em Anais - Vila Verde em direção a Espanha. - Para nossa surpresa, à saída da A3, em Valença, somos surpreendidos com o valor a pagar na portagem, onde constava o nosso veículo como pertencente à classe 2. - O valor foi gerado automaticamente pelo dispositivo eletrônico que dispensa o funcionário. - Confuso, pressionei o botão azul da referida máquina, solicitando informações. - Expliquei ao funcionário que não era a primeira vez que utilizava a auto estrada com o mesmo veículo, inclusive naquele exato local, poucas semanas antes, e o valor que me foi cobrado, correspondia ao valor de veículo classe 1. - Aqui começou aquilo que qualifico como um atendimento, no mínimo, infeliz, por parte do vosso funcionário com número profissional atribuído, portageiro 1260, passo a explicar:1- Funcionário manteve sempre uma atitude grosseira, desafiante, altiva, e nunca, em nenhum momento, se dignou a esclarecer o motivo pelo qual estava a ser cobrado este valor. Preferindo sempre a provocação. 2 - Quando confrontado com a passagem anterior em que pagamos classe 1, não se coibiu de tratar os seus colegas de incompetentes, alegando que, se fosse com ele, seria diferente, sempre num tom desafiante. 3 - Este funcionário que não dignificou em nada a vossa empresa, não conseguiu/tentou prestar o serviço para o qual é remunerado, ou seja, informar, conforme o próprio botão azul indica, limitando-se a descarregar a sua frustração numa família que pretendia ser informada. 4 - O tom de voz foi sempre grosseiro, rude, desafiante como já referi e, no final, continuei sem saber o motivo pelo qual ao meu Renault Kadjar estava a ser cobrado o valor referente aos veículos classe 2.5 - Incrédulo, confuso, intimidado, questionei o funcionário qual o seu nome. O funcionário respondeu que o nome estaria no talão. 6 - Sem alternativas, efetuei o pagamento no valor de 6,65 euros e no talão reparo que somente está referido o tal número de portageiro 1260. Voltei a carregar no botão azul para perguntar o nome do funcionário e, mais uma vez, recusou, limitando-se a referir que o número estava no talão. 7 - indignado segui viagem...8 - Importa aqui referir que era apenas um condutor a precisar de um esclarecimento, concreto, legítimo e fui obrigado a seguir viagem sem estar esclarecido. - Interessado, pesquisei o decreto lei 71/2018 e confirmo que a partir de 01 de janeiro de 2019, veículos idênticos ao meu, com dois eixos, sendo que o da frente inferior a 1,30 mts de altura, com peso inferior a 2300 kg, sem tração 4×4, ligeiro de passageiros passam a pertencer à classe 1. - Uma vez que efetuei o pagamento utilizando o sistema de pagamento automático, pretendo ser ressarcido do dinheiro que me foi cobrado indevidamente. - Entendendo eu como pagamento automático, forma de pagamento não manual, coisa que aconteceu no vosso terminal automático de cobrança, sinto-me no direito de ser ressarcido. Em suma,-Reclamação sobre atendimento do funcionário portageiro 1260- Exposição/esclarecimento acerca de pagamento automático referido no N°2 do Art. 2° do dec. lei 71/2018Face ao exposto fico a aguardar resposta de V. Exas às alegações supra.Vila Verde, 22 de julho de 2019, o reclamanteCarlos António Peixoto da Silva