back

Cobrança Abusiva

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. M.

Para: IBERDROLA

04/09/2023

No dia 28/08/2023, recebi factura referente ao consumo de gás da empresa Iberdrola no valor de 196,86€. O valor foi faturado por dois meses quando em nenhum momento autorizei a cobrança bimensal. Ao ligar à empresa, foi-me dito que este era o contrato em vigor e que para mudar deveria entrar em contato com a distribuidora, uma terceira parte - questiono-me como uma empresa pode celebrar contratos e geri-los se não tem autonomia para mudar um contrato que a dita cláusula, incialmente, não foi autorizada por mim. Para além disso, a cobrança foi abusiva. Cerca de 100€ por mês de gás. Em maio, deste mesmo ano, minha fatura em outra empresa foi de 33,35€. A Iberdrola, para além de dizer que a questão poderia ser com meu contador e, sendo assim, nada poderia fazer por que não tem a gestão do mesmo (mais uma vez, seria com a distribuidora), disse-me também que era consumo real (não faço gestão em restauração / é uma residência) e acresce à factura Taxa de Ocupação de Solo considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Administrativo em 2017. A cobrança é abusiva e o período de faturação também. Fui abordada pela empresa em maio para mudança de prestação serviço, ou seja, contratar a Iberdrola para a gestão de gás e energia, com discurso de venda que aplicariam 12% de desconto direto na fatura + 1% por factura via mail e que o serviço seria melhor representado. Quero a cobrança mensal, como solicitei, sem ter que contatar uma terceira parte que não esta presente no momento da assinatura do contrato e que tal cobrança seja revista.

Mensagens (9)

IBERDROLA

Para: V. M.

04/09/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receo do seu e-mail e vamos tomar as diligncias necessrias para lhe responder to rapidamente quanto possvel.Recordamos tambm que pode gerir os seus contratos na sua rea de cliente em www.iberdrola.pt. Os melhores cumprimentos,IberdrolaServio de Apoio ao Cliente 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: V. M.

04/09/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receo do seu e-mail e vamos tomar as diligncias necessrias para lhe responder to rapidamente quanto possvel.Recordamos tambm que pode gerir os seus contratos na sua rea de cliente em www.iberdrola.pt. Os melhores cumprimentos,IberdrolaServio de Apoio ao Cliente 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: V. M.

05/09/2023

DATA NOT AVAILABLE

IBERDROLA

Para: V. M.

05/09/2023

Estimado Cliente,Acusamos a receo do seu e-mail que mereceu a nossa melhor ateno.Vimos por este meio informar que, consoante a distribuidora associada ao seu ponto de fornecimento, neste caso a Lisboags GDL Sociedade Dis.- Empresa de Gso perodo previsto para a emisso da fatura de gs, bimestral.Relativamente situao exposta, vimos por este meio informar que, aps anlise, verificmos que a(s) fatura(s) em questo foi/foram emitida(s) com base em leituras reais por parte do clienteor parte do distribuidor, pelo que se considera que a(s) fatura(s) se encontra(m) corretamente emitida(s).Poder verificar as leituras mencionadas, no verso de cada fatura em "DETALHE DA SUA FATURA", no campo "LEITURAS".Informamos que o desconto contratado j est includo no valor do kWh, discriminado na sua fatura.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Servio de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60 www.iberdrola.ptttembro de 2023 16:14ecebeu uma reclamao: Cobrana Abusiva - (CPTPT01868840-38)

V. M.

Para: IBERDROLA

05/09/2023

DATA NOT AVAILABLE

IBERDROLA

Para: V. M.

05/09/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receo do seu e-mail e vamos tomar as diligncias necessrias para lhe responder to rapidamente quanto possvel.Recordamos tambm que pode gerir os seus contratos na sua rea de cliente em www.iberdrola.pt. Os melhores cumprimentos,IberdrolaServio de Apoio ao Cliente 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

V. M.

Para: IBERDROLA

05/09/2023

Comecemos pela factura bimestral: Já contatei a distribuidora, Lisbagas, que já me respondeu que não são responsáveis pela minha faturação e nem podem fazer qualquer tipo de alteração, visto que tal competência é da empresa que, de fato, fatura meu consumo, ou seja, a Iberdrola. Nunca tive em minha vida fatura bimensal de qualquer serviço. Na empresa que estava anteriormente, também era mensal. Ao que me parece, a vossa resposta vem no sentido de responsabilizar terceiras partes por erros vossos. Não percebo como uma empresa diz não ser responsável pelo serviço que oferta. Se a fatura é recolhida e enviada ela Iberdrola, a responsabilidade para qualquer alteração da mesma não pode ser de outra empresa. Também não me responderam sobre a cobrança ilegal da taxa TOS. Além disso, não posso ter uma consumo médio de 30 a 45€ de gás e este consumo saltar para 100€, sendo que minha residência não passou a ser um restaurante ou tasca. Já encaminhei ocorrência ao Livro de Reclamação e a ERSE. Também já contatei empresas de apoio ao cliente no setor de energia que não percebem este salto de faturação. Certamente, trocarei de imediato a prestadora de serviço pois não vejo nesta empresa idoneidade, responsabilidade, tampouco competência. Fica meu alerta publicado aqui, ainda que não consiga justiça, para que outras pessoas façam melhores escolhas e não passem pelo que estou a passar.

IBERDROLA

Para: V. M.

05/09/2023

Muito obrigado por contactar a Iberdrola.Confirmamos a receo do seu e-mail e vamos tomar as diligncias necessrias para lhe responder to rapidamente quanto possvel.Recordamos tambm que pode gerir os seus contratos na sua rea de cliente em www.iberdrola.pt. Os melhores cumprimentos,IberdrolaServio de Apoio ao Cliente 800 60 60 60comercial@iberdrolaclientes.pt

IBERDROLA

Para: V. M.

15/09/2023

Estimado Cliente,Acusamos a receo do seu e-mail que, desde j, mereceu a nossa melhor ateno.Face situao exposta, a qual aproveitamos desde j para lamentar, indicamos que foi aberta a reclamao com o nmero 748526600.Sem outro assunto de momento.Melhores cumprimentos,Servio de Apoio ao ClienteEmail: comercial@iberdrolaclientes.ptTelefone: +351 800 60 60 60www.iberdrola.pt


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.