back

Chamy - Manutenção sem profissionalismo

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. T.

Para: Chamy - Limpeza de Chaminés e Assistência

13/03/2025

Foi em Outubro de 2024 que a Chamy veio fazer manutenção ao meu recuperador de calor Bronpi Neva, dado serem responsáveis pela marca de fazer a manutenção. Só que para minha supressa a experiência viria a ser mais do que desagradável. A pessoa que veio fazer a manutenção foi sem dúvida cordial e simpática, mas infelizmente sujou-me o meu sofá claro de cinzas do recuperador, danificando permanentemente o sofá. Mas foi algo que nem me quis chatear. Após dois meses da manutenção, foi quando liguei o recuperador pela primeira vez, dado que a minha casa tem cobertura de capoto raramente é necessário aquecimento. Veio logo o cheiro a fumo, coisa da qual não desconfiei na altura, infelizmente. Voltei a ligar o recuperador poucas vezes depois, menos de cinco. Só que na última vez que liguei, apercebi-me de que algo não estava certo, para além do fumo constante desta vez não estava a acender. Até que só começou a aparecer uma nuvem de fumo dentro do recuperador até que de repente, como se tivesse havido uma explosão acendeu-se com uma chama gigante que me fez saltar do sofá. Tive que desligar logo o recuperador, porque ficou um cheiro a fumo pela casa toda, até tive que abrir portas e janelas para tentar tirar o cheiro. Quando me meti a observar o recuperador apercebi-me que estava um parafuso solto, no meio da grelha do recuperador o que é no mínimo estranho. No dia seguinte liguei a Chamy, porque isto tudo só começou a acontecer após a manutenção realizada por eles. Indicaram-me que se podiam deslocar a residência, mas que teria que pagar, dado que já tinham passado cerca de 5 meses desde a manutenção que não se responsabilizavam até porque nas fotos da manutenção (algo que não me forneceram) não aparecia qualquer parafuso solto. Indicando que eu teria sido o responsável, não sei como, só se o Pai Natal tivesse descido pela chaminé e colocado um parafuso ali. Para além de não se responsabilizarem pelo ato da manutenção deles ainda insultam um cliente com insinuações. Um recuperador de calor que constantemente lança cheiro a fumo, acende de forma explosiva é algo grave, que pode causar danos na residência de uma pessoa! Ainda assim não querem saber nem se responsabilizar, ridículo no mínimo. Por isso mesmo não recomendo a Chamy! Vou proceder ao chargeback do valor que paguei pela manutenção do recuperador, dado terem causados danos no mesmo e não se quererem responsabilizar. Irei proceder com reclamação ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, DECO entre outras entidades porque isto não pode sair impune quando se trata da segurança de uma residência e só irei desistir até alguém se responsabilizar.

Mensagens (1)

Chamy - Limpeza de Chaminés e Assistência

Para: R. T.

13/03/2025

Sr. Ricardo, O Sr. teria toda a legitimidade para nos contactar logo após a manutenção sobre a questão do sofá. Deveria mesmo tê-lo feito para podermos reparar o que não fizemos bem, em vez de estar agora a referir o facto como de somenos importância – se assim fosse, não o teria referido! Também teria toda a legitimidade para nos contactar em Dezembro, quando diz que começou a usar o recuperador de calor, informando que notava o cheiro a fumo. No entanto, o Sr. contacta-nos mais de quatro meses depois, para reportar uma situação que diz que achou logo estranha… Aliás, quando nos contactou nem sequer nos informou sobre a explosão que ocorreu. Apenas referiu que estaria um parafuso solto visível na zona da grelha e que as chapas do interior do equipamento estariam soltas. Situações essas, que seriam de imediato obvias e visíveis se fossem consequência da manutenção, o que lhe foi explicado, assim como o facto de a única chapa fixa ser a do fundo. Face às novas informações que agora nos dá, passo a explicar: - As explosões durante o processo de ignição ocorrem apenas devido à acumulação de sujidade no queimador (impedindo a circulação de ar), posicionamento incorreto do queimador e baixa qualidade do pellet utilizado; - Ninguém o insultou nem insinuamos nada, aliás, fomos muito claros, o parafuso não é visível nas fotografias tiradas após a manutenção e se tivéssemos danificado o equipamento o mesmo não funcionava e daria de imediato alarme; - Nós nunca nos recusamos a ir verificar o que se passava com o recuperador nem mostramos desinteresse pelas questões que nos colocou, o Sr. é que não concordou com o esclarecimento que prestamos. O Sr. não recomenda os nossos serviços, está no seu direito e é livre de procurar outro prestador dos mesmos serviços! Já difamar-nos é uma questão legal grave. Melhores Cumprimentos, Vânia Silva do Couto Direcção Técnica WWW.CHAMY.PT tlf. 707 450 244 tlm. 914 500 833 CHAMY- Limpeza de Chaminés e Assistência S.A. ____ SAT Oficial FERLUX - BOREAL - INVICTA - DIELLE - SUBTIL - LEIFO - ESCALOR - ECOFOREST - GIA GROUP Parceiros: RNA - Rede Nacional de Assistência - Europ Assistance - Credito Agricola - AGEAS Seguros De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 13 de março de 2025 11:46 Para: geral@chamy.pt Assunto: Chamy - Manutenção sem profissionalismo ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.