Problema identificado:
OutroReclamação
L. C.
Para: Centauro
Exmos. Senhores, Realizei uma reserva de um carro no dia 29/12/2024 para ser finalizada no dia 31/01/2025. Ao iniciar viagem com o carro, em retorno a Lisboa (viagem que não deve totalizado mais de 3 horas) o carro parou de acelerar e muita fumaça saia do motor no meio da estrada, quase causando grave acidente. Pela minha experiência, o carro provavelmente não passou por revisão antes de ser entregue causando o infortúnio. Para além deste problema , o reboque e assistência demoraram 4 horas para chegar ainda tendo EU, que resolver problemas de comunicação entre centauro e seguradora. O carro foi entregue ao reboque e minha reserva não foi finalizada ao que consta que, teoricamente, ainda estou em posse do carro. Nenhum meio de comunicação com a centauro me permite resolver a questão, tanto da finalização da reserva quanto, obviamente restituição do meu dinheiro. Ao ligar para o atendimento ao cliente me foi informado que não podem resolver minha questão pois a reserva não consta como finalizada e que eu deveria me deslocar fisicamente ao escritório da centauro para realizar o procedimento. Isso incluiria tempo e dinheiro da minha parte. Quero meu dinheiro de volta. Cumprimentos.
Mensagens (4)
Centauro
Para: L. C.
Exmos. Senhores, No seguimento do e-mail infra, o qual mereceu a nossa melhor atenção, enviamos abaixo a resposta da nossa Constituinte, Centauro Rent a Car, Lda.: Nos termos da Reclamação apresentada junto do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Associação DECO PROTESTE, e que, por via desta, nos foi comunicada, vem o Reclamante alegar que: 1. O tempo de espera pela assistência requisitada terá sido demasiado longo; 2. O veículo alugado não teria a sua situação regularizada em matéria de revisão periódica; 3. A reserva não se encontraria finalizada, algo que deveria ter tido lugar após a recolha do veículo pelo reboque. Relativamente ao primeiro ponto, esclarecemos que o atraso se ficou a dever ao facto de V. Exa. ter solicitado um reboque diretamente à entidade seguradora, o que causou uma sobreposição e atraso nos pedidos. A Centauro garante a segurança e a operacionalidade dos veículos proporcionados, garantia essa que abrange a realização tempestiva de inspeções periódicas. Uma vez verificada existência de uma avaria, o veículo em questão foi recolhido para avaliação, tendo-se concluído, numa análise inicial, que poderia estar em causa uma situação de negligência protagonizada pelo Cliente. De facto, da referida análise extraíram-se indícios de que o cliente teria utilizado o combustível errado, causando a falha do motor. Por esta razão, não foi proporcionado um veículo de substituição. O terceiro ponto está, assim, relacionado com o segundo: a reserva não foi finalizada porque se estava perante uma potencial situação de danos no veículo cuja autoria seria imputável ao cliente pelo uso do combustível errado. No que respeita aos danos no veículo, as Condições Comerciais do Contrato de Aluguer (cláusula 4.ª), permanentemente disponíveis no website da Centauro para prévia consulta de todos os clientes e, bem assim, fornecidas em formato físico antes da celebração dos contratos, informam clara e expressamente que a Centauro realiza antes do levantamento de viaturas pelos seus Clientes, uma inspeção destinada a identificar eventuais danos prévios, de modo a salvaguardar o Cliente. Acrescenta-se que, como decorre da cláusula 3.ª das Condições Comerciais do Contrato de aluguer, “O veículo deverá ser devolvido no mesmo estado em que foi entregue e com os mesmos documentos, acessórios e equipamento no local, data e hora acordados para a conclusão do período de aluguer contratado. O CLIENTE assume expressamente as consequências jurídicas resultantes das alterações efetuadas no veículo alugado que não tenham sido expressamente autorizadas pela CENTAURO”. Como decorre do documento em anexo, a Centauro incorreu em custos de reparação por danos que são imputáveis ao uso negligente do veículo por parte do cliente, motivo pelo qual se rejeita qualquer reembolso. Posto isto, atendendo ao conteúdo da Reclamação apresentada, a Centauro lamenta desde já qualquer incómodo que possa ter sido causado. Encontramo-nos, naturalmente, à inteira disposição de V. Exas. para quaisquer esclarecimentos adicionais que entendam por convenientes. Atenciosamente, Victor Hugo Finizola Assossiado PrincipalPrincipal Assossiate Edifício Amoreiras Square Rua Carlos Alberto da Mota Pinto Nº 17 – 3º B 1070-313 Lisboa T: + 351213121550 F: + 351213121551 www.gpasa.pt CONFIDENCIAL: Esta mensagem e os ficheiros anexos são confidenciais e protegidos por sigilo profissional. Se receber esta mensagem por engano, agradecemos que nos contacte imediatamente por e-mail ou por telefone (+351 21 312 15 50) e que elimine a mensagem e ficheiros anexos sem os reproduzir. CONFIDENTIAL: This message and any files attached are confidential and privileged. If you have received this message in error, please contact us immediately by e-mail or by telephone (+351 21 312 15 50) and delete this message and files attached without retaining a copy. Asunto: Carro alugado sem revisão estragou nas primeiras horas na estrada Fecha: 03/01/2025 13:45 De: Para: postrental@centauro.net Carro alugado sem revisão estragou nas primeiras horas na estrada -------------------------------------------------------- The personal data you provide by email may be processed by Centauro for the purpose of responding to your query or attending to your request, and to manage the commercial, contractual or pre-contractual relationship with you. The legitimizing basis of this processing is the legitimate interest of Centauro, and the maintenance of the contractual relationship or pre-contractual measures. No data will be passed to third parties unless there is a legal obligation to do so, or for the purpose of centralise our administrative and computer processes. Your data will be retained throughout the term of your relationship with Centauro and, once that is terminated, for the term legally required at any specific time. You may exercise your rights, as recognized in data protection legislation, at any time, and you may contact Centauro at the following email address: dpo@centauro.net.
L. C.
Para: Centauro
Conforme retornado no livro de reclamações online e reportado já diretamente para a AMT, posso comprovar que não foi colocado combustível errado no carro, o que confirma minha suspeita que o carro não passa por revisão antes de ser entregue ao cliente. Visto que o erro de abastecimento só pode ter acontecido em reservas anteriores. Isso significa que a empresa negligencia a segurança e a vida de seus clientes. Encaminho anexo documentação encaminhada à AMT. Estou à disposição para disponibilizar quaisquer outras documentações necessárias para comprovar a culpa da empresa em questão. Solicito portanto reembolso total do valor pago, reembolso do valor de gasolina e indenização conforme documento anexo.
Centauro
Para: L. C.
Bom día Este cliente já reclamou através das autoridades portuguesas (livro vermelho) e recebeu uma resposta pontual do nosso gabinete legal. Sem detrimento ao acima exposto, esta comunicação serve também para expressar a OPOSIÇÃO DA CENTAURO RENT A CAR de submeter esta disputa a processos de mediação ou arbitragem. cumprimentos Catalina Contact Centre Agent www.centauro.net ------------------------------------------------------------------- The personal data you provide by email may be processed by Centauro for the purpose of responding to your query or attending to your request, and to manage the commercial, contractual or pre-contractual relationship with you. The legitimizing basis of this processing is the legitimate interest of Centauro, and the maintenance of the contractual relationship or pre-contractual measures. No data will be passed to third parties unless there is a legal obligation to do so, or for the purpose of centralise our administrative and computer processes. Your data will be retained throughout the term of your relationship with Centauro and, once that is terminated, for the term legally required at any specific time. You may exercise your rights, as recognized in data protection legislation, at any time, and you may contact Centauro at the following email address: dpo@centauro.net ---Begin forwarded message:--- Asunto: CENTAURO RENT A CAR - NEGLIGÊNCIA E DESONESTIDADE Fecha: 04/02/2025 21:45 De: Para: postrental@centauro.net CENTAURO RENT A CAR - NEGLIGÊNCIA E DESONESTIDADE -------------------------------------------------------- The personal data you provide by email may be processed by Centauro for the purpose of responding to your query or attending to your request, and to manage the commercial, contractual or pre-contractual relationship with you. The legitimizing basis of this processing is the legitimate interest of Centauro, and the maintenance of the contractual relationship or pre-contractual measures. No data will be passed to third parties unless there is a legal obligation to do so, or for the purpose of centralise our administrative and computer processes. Your data will be retained throughout the term of your relationship with Centauro and, once that is terminated, for the term legally required at any specific time. You may exercise your rights, as recognized in data protection legislation, at any time, and you may contact Centauro at the following email address: dpo@centauro.net.
L. C.
Para: Centauro
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação