Hoje, dia 08/12/2020, não consegui fazer um pagamento na internet, no valor de € 14,99 através do meu cartão VISA associado à minha conta PayPal. Já me tinha acontecido o mesmo há uns dias atrás, mas na altura não dei importância. Desta vez resolvi contactar telefonicamente o ActivoBank - emissor do cartão -, onde me informaram que a SIBS tinha cancelado a possibilidade de fazer pagamentos através da internet com o referido cartão. Acrescentaram que o cartão continuava válido para pagamentos presenciais através dos terminais existentes no comércio e para levantamentos nas caixas ATM. Li, no Portal da Queixa, uma reclamação de um cliente do Montepio relativa a uma situação semelhante à minha e com a SIBS a responder-lhe que enquanto entidade gestora do sistema de pagamentos MULTIBANCO, não lhes era possível prestar os esclarecimentos pretendidos e que qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respectivo Banco emissor do cartão. A verdade é que esta situação já aconteceu com o meu cônjuge com um cartão VISA da CGD, tendo na altura a CGD telefonado para a SIBS e confirmado a responsabilidade da anulação de pagamentos pela internet. Já são pelo menos três entidades bancárias a apontar a SIBS como responsável.Gostaria de ser esclarecido sobre quem de facto tem a responsabilidade por esta situação, a saber – o impedimento de efectuar pagamentos na intranet com o cartão de débito/crédito. Não é admissível que esta possibilidade de fazer pagamentos na internet seja interditada sem qualquer aviso ao proprietário do cartão e sem que haja uma causa evidente que justifique esta medida, que tudo indica seja responsabilidade da SIBS.