No dia 12 de abril de 2025, deixei a minha viatura, um Land Rover Evoque, na oficina Midas de Vila do Conde (perto do outlet) para a substituição da corrente de distribuição. Desde então, passaram-se três meses e o carro continua por reparar, sem qualquer explicação convincente ou previsão concreta para a sua conclusão.
Ao longo deste tempo, contactamos diversas vezes a oficina que efetuou promessas de que a viatura estaria pronta "na próxima semana". No entanto, essas promessas foram constantemente adiadas, demonstrando uma total falta de seriedade e compromisso. Particularmente grave foi o sucedido no dia 9 de Junho, quando nos foi indicaram que o carro estaria pronto no dia 19 de Junho. Mais uma vez, isso não se concretizou. Ao confrontarmos a oficina sobre esta nova falha no compromisso, foi-nos dito que nunca nos tinham dado essa data, colocando em causa a nossa palavra e fazendo-nos passar por mentirosos — o que consideramos uma atitude inadmissível e profundamente desrespeitosa.
No seguimento da conversa, voltaram novamente a prometer que o carro estará pronto "para a semana", repetindo o padrão de adiamentos sucessivos e promessas não cumpridas. No entanto, no dia 12 de julho, desloquei-me à oficina e fui informada de que não conseguem fornecer um novo prazo específico para a entrega do carro, o que considero inaceitável, tanto pela falta de compromisso como pela ausência de comunicação pro-ativa da vossa parte ao longo de todo este processo. Assim, de momento, encontramo-nos há 3 meses sem a viatura.
Na quinta-feira passada (17/07), foi-me indicado que o carro ficaria finalmente pronto no sábado (19/07). Confirmei por telefone, várias vezes, se seria mesmo essa a data, tendo em consideração o já sucedido até agora. Confirmaram que sim.
Hoje, dia 19/07, dirigi-me ao estabelecimento para verificar que, não só não está pronto, como apenas tem o motor colocado, faltando o resto das peças exteriores do carro e pneus. Dado o seu estado, nunca estaria pronto hoje. Quando confrontados com esta situação, o chefe da oficina da Midas desvalorizou mais uma vez a situação e o facto de estar há 3 meses à espera do carro. Ainda "gozou" perguntando-me se eu trabalhava e se nunca me tinha atrasado num serviço. Quando o questionei se ele alguma vez tinha ficado à espera de algo por 3 meses, indicou-me, com ar irónico, que "sim, tinha esperado para nascer". É inadmissível, além da falta de profissionalismo, que tratem o cliente desta forma, sendo que é a oficina que está em falta com o mesmo. Ainda acrescentou que, "se estamos à espera, é culpa nossa", pois "devia ter trocado a correia mais cedo". Acho ridículo que uma multinacional que não consegue cumprir um prazo junto do cliente ainda culpe o mesmo por esse atraso, não mostrando nenhuma humildade ou senso de culpa pelo sucedido.
Finalmente, no dia 22 de Julho, mais de 3 meses após o carro ter chegado à oficina, fomos levantá-lo pois estava, finalmente, pronto. Aquando do pagamento não nos pediram desculpa pelo sucedido ou pelos incómodos causados. Não nos foi feita qualquer atenção no preço final (como nos havia sido dito ao longo de todas as queixas) e ainda "quase" nos acrescentaram 1000 euros a mais no pagamento final com a desculpa que "se tinham enganado". Por acaso nós tínhamos uma cópia do orçamento final e refutamos a situação que, rapidamente foi esclarecida, apesar de ter sido mais um em vários incómodos ao longo deste período de tempo. Esta situação é completamente inaceitável e tem causado graves prejuízos pessoais e profissionais, além de um enorme desgaste emocional. É inegável a falta de transparência, de responsabilidade e de respeito pelo cliente demonstrada ao longo de todo este processo. Ressalto que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, tenho direito a que os prazos de entrega acordados sejam cumpridos, e, em caso de incumprimento, a compensação por eventuais prejuízos morais, emocionais e financeiros.
Ressalto que, além desta queixa na Deco, também realizei queixas no Portal da Queixa e no Livro de Reclamações Online, não tendo ainda tido qualquer resposta. Aguardo uma resposta urgente, clara e responsável