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Carregamento cobrado e impossibilidade de utilização

Em curso Pública

Problema identificado:

Bilhetes e passes

Reclamação

M. O.

Para: Andante

05/11/2025

Bom dia, no mês passado mais precisamente dia 10/10 fiz o carregamento da minha assinatura mensal através da aplicação "anda" e apesar de ter feito todos os passos necessários para o sucesso da operação e me ter sido cobrado os 40€ correspondentes ao valor da mensalidade nunca consegui usar o título de assinatura mensal pois dizia que a validade do mesmo estava expirada e dada a situação dirigi-me a uma loja andante onde verificaram a cobrança nos movimentos da minha conta bancária, o recibo de pagamento, fizeram várias verificações em sistema com o meu passe e também na própria aplicação com o passe também e por fim informaram-me que não sabiam o que estava efetivamente a acontecer e que deveria ligar para a linha de apoio para junto dos colegas perceber o que poderia estar a acontecer mas que poderia usar os transportes públicos na mesma através da aplicação sem nunca me dizerem que essas utilizacoes seriam valores cobrados a mais. Hoje ao verificar que me foi cobrado mais um valor de 8,50€ relativo às utilizações feitas com a aplicação liguei para a linha de apoio para solicitar ajuda com a situação e além de ter sido muito mal atendida pois a funcionária foi extremamente arrogante e mal educada pois falou em toda a chamada com muita altivez e em momento algum se mostrou interessada em esclarecer de alguma forma ou perceber o que aconteceu disse simplesmente que deveria dirigir-me a uma loja andante novamente e que os colegas lá é que deveriam ligar com ela pois só aí é que ela conseguiria resolver a situação...dada toda a situação gostaria de saber de que forma pode toda esta situação ser resolvida uma vez que fiquei sem o dinheiro da assinatura mensal e sem poder usar o mesmo, fora o valor cobrado a posterior e a deslocação a loja e o tempo perdido em chamada e sempre sem soluções...

Mensagens (1)

Andante

Para: M. O.

05/11/2025

Assunto: Reclamação n.º 144314 – Sr.ª D. Madalena Oliveira V/Ref.ª: 13747491 – E-mail de 5 de novembro de 2025 Exmos. Srs., Na sequência da receção do V. email, com a Ref.ª 13747491, datado de 5 de novembro de 2025, informamos que a reclamação foi internamente registada na Linhandante com o número 144314. Relativamente a esta reclamação, somos a informar que enviámos um e-mail à Cliente, na mesma data da exposição, a indicar que os cartões Andante e a APP Anda são meios diferentes e não complementares, não existindo qualquer ligação entre APP e o cartão Andante, exceto se houver associação prévia numa loja Andante de um determinado perfil. Por este motivo, o número de cartão apresentado pela APP Anda em nada está relacionado com o seu cartão Andante, pelo que não deverá utilizar ambos em simultâneo, sob risco de pagar títulos de viagem adicionais se já adquiriu um passe mensal. Na versão para Android, a APP tem duas funcionalidades: validação ou carregamento, já na versão iOS, apenas está disponível, para já, a funcionalidade de carregamento. Estas duas funcionalidades são totalmente independentes, apesar de poderem ser acedidas pela mesma aplicação: · A funcionalidade de validação da APP Anda permite viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto sem que seja necessário conhecer o sistema de zonas Andante ou realizar qualquer carregamento prévio, trata-se portanto de um serviço pós pago, com registo obrigatório de conta e associação de meio de pagamento. · A nova funcionalidade TOP UP da aplicação Anda pode efetuar carregamentos de passes e viagens ocasionais em qualquer cartão Andante (azul ou prateado), sem a necessidade de registo de conta. Esclarecemos ainda que, o valor carregado no passe Andante não é devolvido nem transferido para a APP Anda. O valor a pagar pelas viagens efetuadas com a aplicação é calculado unicamente em função das viagens registadas na mesma e sem ter em conta a assinatura mensal anteriormente adquirida (carregada num suporte PVC). Assim, no futuro terá de optar pelo meio que pretenderá utilizar em definitivo para viajar: APP Anda ou passe Andante. Na situação em apreço, verificamos que a Cliente utilizou a aplicação Anda em outubro, mas efetuou o carregamento do seu passe. Contudo, não chegou a finalizar a operação de carregamento no TOP UP, motivo pelo qual visualizava a mensagem de título expirado. Neste sentido, o valor debitado de 8,50 EUR corresponde à utilização efetiva da aplicação Anda nas suas viagens, sendo que não poderá ser devolvido. Não obstante, como a Cliente não finalizou o carregamento do passe de outubro, iremos converter esse valor para novembro de 2025. Para tal, solicitamos que se desloque uma Loja Andante acompanhada do documento de identificação e mencionar o número desta reclamação – 144314. Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento que considerem necessário. Com os nossos melhores cumprimentos, Tânia Dias Apoio ao Cliente (+351) 226 158151 (chamada para rede fixa nacional)


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