Reclamações recentes

A. C.
13/09/2022

Devolução de viagens

Venho por este meio reclamar pois tenho 7 viagens num andante no qual dizem que já passou de prazo e não podem passar para outro andante que é a politica da empresa....

Resolvida
I. P.
09/11/2021

validade do andante em tempos de pandemia

Fiz uma reclamação no livro de reclamações da empresa Andante- transportes intermodais do Porto com o numero nº ROR00000000044407908:Exmos Sr. carreguei um andante com 10 viagens Z2 (tendo tido uma viagem de oferta) no dia 13/02/2020 paguei 12,00 euros (tenho comprovativo da fatura). Por causa da pandemia e como sou doente oncológica e tenho 70 anos evitei andar de transportes públicos raramente saindo de casa a não ser quando necessário. Agora que me encontro vacinada com as duas doses e a pandemia abrandou voltei a andar de autocarro. Quando ia a utilizar o meu andante fui informado pelo condutor que havia caducado e que teria que me dirigir ao quiosque dos STCP no Bom Sucesso para me passarem as 10 viagens para um novo cartão. Quando me dirigi ao quiosque informaram-me que não tinha direito pois já havia passado mais de um ano. Acho essa situação inadmissível pois o cartão não está estragado, conseguem ler o número de viagens e tenho a fatura comprovativa do carregamento. Numa altura de pandemia em que fomos aconselhados a ficar em casa e os documentos caducados (como cartão de cidadão e carta de condução) se mantiveram válidos acho inadmissível perder o dinheiro das viagens. Paguei por um serviço que não utilizei. Venho por este meio solicitar que me devolvam o dinheiro ou me carreguem novo andante. Em sitio algum o cartão andante apresenta data de validade.Recebi como resposta á minha reclamação:Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 94615, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.Relativamente à mesma, informamos que os cartões Andante em papel, possuem o prazo de validade de 1 ano sendo ainda disponibilizado o ano seguinte (+ 12 meses) para utilizar os títulos em saldo, caso ainda não o tenha feito. Se possuir cartões expirados sem saldo, terá que adquirir novos suportes para viajar.Esclarecemos ainda que no caso dos cartões Andante em papel, se o fim da validade do cartão se aproximar e ainda não tiver esgotado a totalidade de títulos existentes, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, possibilita a transferência dessas viagens para um novo cartão, pago pelo cliente. Contudo, se o período de 2 anos for ultrapassado, o cartão expira definitivamente, assim como qualquer saldo que aí permaneça.Esta informação está integrada nas Condições de Utilização Andante, disponíveis em todos as Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, Máquinas de Venda Automática Metro do Porto e CP com serviço Andante, bem como no site da Linhandante (https://www.linhandante.com/condicoes.asp).Face ao exposto, lamentamos naturalmente o transtorno causado, no entanto não é possível aceder ao pedido de V. Exa.Colocamo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.Venho por este meio apresentar o meu total descontentamento com esta resposta da Linha Andante (tal como eu deve haver inúmeras pessoas nesta situação). Não posso aceitar tal resposta e não considero a atitude da empresa correta para com os consumidores, em especial após termos passado por uma situação de 2 anos de pandemia. Noutros serviços como o cartão de cidadão e carta de condução os cartões fora de validade mantiveram-se válidos em fase de pandemia. Gostava de perguntar à linha andante se por acaso um cartão multibanco passar da validade se o cliente perde o dinheiro que tem na sua conta bancária? Apesar de dizerem que esta informação está integrada nas Condições de Utilização Andante a verdade é que no próprio cartão andante não está escrito a data de validade levando o cliente a situações como esta. Isto é uma VERGONHA! Não é pelo dinheiro (são cerca de 10 euros) é pela falta de respeito pelo consumidor numa situação excepcional que o nossos país (e todo o mundo) passou.Peço ajuda a DECO para resolver esta situação e caso não seja possível resolver pelo menos que seja um aviso a outros consumidores para saberem que esta empresa não garante os direitos dos utilizadores em situações de pandemia.

Encerrada
H. F.
07/10/2019

Certificação - Passe Sub23 Superior

Boa tarde,Inadmissível a continuação de alguns procedimentos, que considero arcaicos, que a Empresa ainda mantem!Alguns já mudaram mas somente após várias reclamações ao longo do tempo, tais como: emissão de recibo nas máquinas de carregamento localizadas no Metro pagamentos via MB, entre outros. - tenho os impresso originais devidamente preenchidos, assinados e com carimbo e selo branco (?!?!) das Instituições de Ensino Superior- tenho os passes para renovação do perfil,e, ainda assim, é imprescindível a apresentação (para mostrar) do Cartão de Cidadão, não podendo apresentar uma cópia do documento!Os meus Filhos são estudantes deslocados da sua residência familiar habitual – uma estuda no IPVC em Viana do Castelo, e o irmão em Coimbra, e somos confrontados com a impossibilidade de atualização dos documentos tendo em conta que só estão no Porto aos fins de semana, e que quando se apresentam nos serviços, não podem ser atendidos em tempo útil devido as filas enormes e com tempos de espera que chegam a ultrapassar as quatro/ cinco horas!!!Para quando a certificação online, quando são disponibilizados tantos meios - incluindo os das instituições de ensino superior, para certificarem a matricula?!?!Cumprimentos.

Encerrada
M. A.
10/09/2018

problema app anda

Valido a viagem na metro do porto e quando faço o transbordo para os autocarros espírito santo a maior parte das vezes não consigo validar a viagem-Tenho de pagar o dobro da viagem, porque tenho de utilizar o cartão físicoEnviei vários e-mails e relatórios sem resposta

Resolvida
A. C.
04/04/2017

Obtenção de facturas do andante

Penso que é uma dificuldade inerente à maioria dos utilizadores do andante: a obtenção da factura para efeitos de IRS, uma vez que a mesma só se consegue ou nas lojas andante, sempre a abarrotar de pessoas ou em payshop no acto da compra. Há ainda uma 3ª opção no site do andante, o que diga-se de passagem não é uma solução democrática. Uma faixa grande de utilizadores não sabe ou não pode aceder a mecanismos tão sofisticados. E para acrescer a tudo isto, o prazo para requerer a factura é de “apenas” cinco dias o que é manifestamente insuficiente. Há que encontrar uma solução adequada para não parecer má fé na forma como o processo decorre…

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.