Exmos. Senhores,
No passado dia 11 de agosto de 2024 procedi a uma reserva online no site www.cruzeiros-douro.pt para um Cruzeiro Régua-Pinhão (subida) para 5 adultos (sendo que 2 são seniores) e 1 bébé para o dia 16 de agosto de 2024 às 14h45. Disponho do voucher nº 186461 para esta viagem, que seria efetuada pela companhia Barcadouro.
Ora no dia 14 por volta das 19h30 ligaram-me a informar que devido a uma erro do site não poderiamos embarcar no cruzeiro das 14h45 pois estaria lotado. Mas poderiamos sempre viajar no cruzeiro das 15h30. Na altura concordei, não haveria incomveniente para mim, não iria estar tanto tempo no Pinhão como gostaria, mas compreendi a situação e aceitei a alteração. Iria chegar ao Pinhão por volta das 17h45, e já tinha bilhetes de comboio para as 18h14, estava dentro do tempo ok. Foi enviado o voucher nº 187324 para a viagem das 15h30, que seria efetuada pela companhia Rota do Douro.
No dia 16 de agosto (somos de Guimarães) deslocamo-nos à Régua, chegamos perto das 12h para almoçar e com tempo chegar ao cruzeiro. Ora, por volta das 12h30 ligam-nos a informar que devido a uma avaria no Barco, não haveria cruzeiro. Que poderiam devolver em voucher ou dinheiro. Que poderiamos sempre fazer uma viagem de cerca de 1h na Régua num Barco Rabelo, e devolviam a diferença. Informamos que não pretendiamos essa solução, pois a nossa ideia era passar numa barragem, e já tinhamos os bilhetes da CP para o comboio. Para além disso, esperavamos que nos compensassem de alguma forma, pois era um enorme transtorno para nós a situação. Deslocamo-nos de Guimarães, gastamos portagens, combustível, almoço, etc... A colaboradora que falou connosco, informou que iria falar com alguém superior e que entraria em contacto connosco mais tarde.
Como ninguém nos ligou, aparecemos ao cais da Régua por volta das 14h30 para obter informações.
Lá ninguém tinha conhecimento de nenhuma avaria, e como haviam ligado e não tinhamos nenhum email, poderia ser uma mentira. Então aguardamos pelo Cruzeiro das 14h45, e qual o nosso espanto, a companhia Barcadouro chegou, mas não iria fazer a subida. Ora, primeira grande mentira, o Barco não estava lotado, simplesmente não iria fazer nenhuma viagem naquele dia, pois tinham outros serviços.
Depois aguardamos pelo Barco das 15h30, mas nunca chegou, supostamente devida a avaria.
Mas como estavamos com muitas dúvidas de toda aquela situação, questionamos lá no local várias pessoas. Algumas informaram que não era a primeira vez que aquilo acontecia com esta agência de viagens, vendem o que não existe. Estivemos cerca de 1h30 ao sol, num dia de calor extremo, com 2 idosos e 1 bébé de 2 anos. Dirigimo-nos a um funcionário da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., ora qual não foi mais uma surpresa, não havia nenhum cruzeiro prevista para aquele dia da Régua-Pinhão. Ou seja, se o Barco avariou, já estava avariado antes, pois logo pela manhã, não deram informação à APDL sobre aquela embaração. Se não havia previsão, porque não avisaram mais cedo, escusavamo-nos de deslocar lá e gastar tanto dinheiro em vão.
Depois de tudo isto, continuam a informar que não têm quaisquer redponsabilidade, avarias acontecem. Sim acontecem, mas os clientes têm o direito de ser compensados pelo transtorno causado, pois planeam uma situação e não acontece. Devolveram o valor pago (145€), mas e o gasto das portagens, combustível, almoço, bilhetes de comboio, tempo de espera sem resposta.
Acho lamentável o serviço prestado.
Cumprimentos.