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Cancelamento de voo pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras – RECLAMAÇÃO

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. P.

Para: Edreams Portugal

14/04/2024

Fernando António Leal Pacheco, com o contacto 00 351 917519833, vem, pelo presente, expor e requerer o que se segue:Adquiriu, à e-Dreams, pacote de viagens, destinadas ao próprio e sua esposa, Paula Cristina Ferreira Soares Pacheco, a que foi atribuída a Referência: 13462248979 (Doc 1 em anexo), que incluía os voos, a realizar no dia 21/03/2024, e que se passam a discriminar:1 – Voo da TAP – TP1923 (Código da reserva ROXVNY) – partida às 10h e 20 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto), com destino ao Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) e2 – Voo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AD 8753 (Código da reserva ROXVNY) – partida às 13h do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), com destino ao Aeroporto de Viracopos (São Paulo).Contudo, no dia 21/03/2024, foi confrontado, aquando do check-in no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto), com o facto de o voo Azul Linhas Aéreas Brasileiras - AD 8753 ter sido cancelado, informação que lhe foi prestada pelo Comissário de terra que ali se encontrava a prestar serviço.Inexistindo, no Aeroporto, qualquer balcão da Azul e frustrando-se o contacto com o atendedor de chamadas desta, o ora exponente entrou em contacto telefónico com a e-dreams, por 3 vezes, entre as 7h e as 9h, daquele mesmo dia, no sentido de se informar sobre o cancelamento que lhe havia sido transmitido. Pela e-dreams foi informado de que não havia conhecimento do cancelamento do voo em causa e de que, qualquer informação e/ou solução, haveria de decorrer da Azul, com quem deveria estabelecer contacto.Ante a ausência de resolução do problema, por parte dos dois operadores económicos envolvidos (agência de viagens e companhia aérea), o aqui exponente acabaria por adquirir dois bilhetes de avião, para si e esposa, para o voo com a referência TP057, a realizar no dia 22/03/2024 pela TAP, com partida às 09h55m do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), com destino ao Aeroporto de Brasília, no valor de € 1.611,40 (mil seiscentos e onze euros e quarenta cêntimos Doc 2 em Anexo).Diligenciou, ainda, pela reserva no Hotel BB Hotel Lisboa Aeroporto, de uma noite, para 2 pessoas, com check-in no dia 21/03/2024, cuja despesa ascendeu a € 105,60 (cento e cinco euros e sessenta cêntimos – Doc 3 em anexo).Salienta-se que, decorridas 2 semanas após o que se deixa explanado, nenhum dos operadores económicos em causa (agência de viagens e companhia aérea) entrou em contacto com o aqui exponente, para questionar o que quer que fosse.Ora, o Regulamento (CE) n.º 261/2004, de 11 de fevereiro, estabelece regras comuns para a indemnização e a assistência aos passageiros dos transportes aéreos em caso, além do mais, de cancelamento dos voos, no caso, imputável à companhia aérea.Não subsistindo qualquer dúvida quanto ao enquadramento legal do descrito no Artigo 5.º do citado Regulamento o que, desde logo, determina a assunção de responsabilidade pela transportadora aérea operadora, o que, tal como predito, não aconteceu até à presente data.Decorrente do expendido, tem, o aqui exponente, direito a ser ressarcido dos seguintes montantes:- A título de indemnização, o valor de € 1.200 (mil e duzentos euros), o qual se computa por referência aos dois passageiros (Fernando e Paula Pacheco) e em cumprimento dos requisitos previstos no Artigo 7.º- A título de reembolso do preço total de compra dos bilhetes dos dois passageiros (Fernando e Paula Pacheco), do voo cancelado pela transportadora aérea, o montante de € 1.101,14 (mil cento e um euros e catorze cêntimos)- A título de reembolso da despesa com alojamento que a operadora aérea, em devido tempo não assegurou, como legalmente lhe competia, e que foi adiantada pelo exponente, no valor de € 105,60 (cento e cinco euros e sessenta cêntimos).Em face de tudo o que se deixou exposto, deverá a companhia aérea, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, efetuar a transferência do montante global € 2.406,74 (dois mil quatrocentos e seis euros e setenta e quatro cêntimos), correspondente à soma das quantias devidas nos termos descritos, para o IBAN: xxxxxxx (Doc 4 em anexo).Em anexo remete documentos de prova de todo o alegado (Docs 1 a 4 em anexo e acima contextualizados).Se, dentro de prazo que o reclamante repute razoável, não for solucionado o ora reportado, da presente será dado conhecimento à Autoridade Nacional de Aviação Civil.Com os melhores cumprimentos,Fernando Pacheco

Mensagens (7)

Edreams Portugal

Para: F. P.

15/04/2024

Estimado cliente,     Gostaríamos de confirmar que a sua reclamação foi registrada no nosso sistema e encaminhada para a nossa equipa dedicada à experiencia de viagem para análise.     Para o ajudarmos da melhor forma possível, indique-nos sempre o número de confirmação da reserva ou o seu e-mail. Se ainda não o fez, sugerimos que responda acrescentando esta informação.     Agradecemos a sua paciencia enquanto trabalhamos para resolver a sua reclamação e garantir que as suas experiencias de viagem correspondem às suas expectativas.     Com os melhores cumprimentos,     eDreams - Travel Experience Team

F. P.

Para: Edreams Portugal

15/04/2024

A referência e-dreams e o email são:Referência: 13462248979email: fpacheco@utad.pt

Edreams Portugal

Para: F. P.

18/04/2024

Estimado cliente,     Informamos que estamos a trabalhar ativamente na resolução do seu problema.     Agradecemos a sua paciencia enquanto trabalhamos para encontrar uma solução.     Manteremos atualizado(a) sobre o nosso progresso.     Melhores cumprimentos,     eDreams - Travel Experience Team

Edreams Portugal

Para: F. P.

23/04/2024

Estimado cliente, Gostaríamos de informar que a resposta à sua consulta foi enviada diretamente para o seu e-mail. Estamos à disposição para fornecer qualquer informação adicional que possa ser necessária ou para abordar quaisquer preocupações que tenha. Com os melhores cumprimentos, eDreams - Travel Experience Team

F. P.

Para: Edreams Portugal

23/04/2024

Naturalmente, não concordo nada com a Vossa resposta. Vocês não fizeram mais do que "sacudir a água do capote" e o cliente que se desenrrasque. Eu não comprei nada à TAP nem à AZUL, comprei à e-dreams. Por isso, quando a e-dreams se coloca fora do problema, só mostra que não é uma empresa confiável.Assim, não aceito a Vossa resposta e irei Reclamar junto da Agência Nacional de Aviação Civil, expondo o Vosso comportamento, bem como irei expor a Vossa resposta em todas as rede sociais mostrando como Vocês não são uma empresa confiável.

Edreams Portugal

Para: F. P.

26/04/2024

Estimado cliente, É a lei que estabelece que a companhia aérea deve responder nas condições aqui especificadas, direitos mínimos para os passageiros quando: (a)lhes for negado o embarque contra a sua vontade (b)o seu voo for cancelado (c) o seu voo estiver atrasado. No entanto, compreendemos a sua situação, pelo que a eDreams procedeu à apresentação do pedido de indemnização à companhia aérea TAP em seu nome. Por favor, encontre uma prova da nossa queixa em anexo no e-mail enviado separadamente. Entretanto, estamos à disposição para fornecer qualquer informação adicional que possa ser necessária ou para abordar quaisquer preocupações que tenha. Com os melhores cumprimentos, eDreams - Travel Experience Team

Edreams Portugal

Para: F. P.

13/05/2024

Estimado cliente,Informamos que a companhia aérea Azul aceitou o reembolso total dos voos, que foi enviado para a forma original de pagamento usada durante a compra.Por favor, veja, em anexo no e-mail enviado separadamente, um recibo de reembolso. Com os melhores cumprimentos,eDreams - Travel Experience Team 3723932:195447


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