Exmos. Senhores,
No passado dia 16 de Junho, efectuei um pedido de cancelamento de uma reserva, 42 minutos após ter feito a reserva.
Nesse pedido, expliquei que, infelizmente, por ir viajar, não me seria possível ir levantar a viatura no dia seguinte, dia 17 de Junho, nem muito menos usufruir do seu aluguer.
Na manhã seguinte liguei para o vosso número de atendimento e expliquei toda a situação. Foi-me inicialmente dito pelo Sr. Gonçalo que teria no mínimo que pagar €400 (cerca de 21% do total do aluguer). Após insistência da minha parte e após referência ao email que havia enviado na noite anterior, foi-me dito que o mínimo seriam €340, pois esse seria o montante a pagar à BeRent, responsável pelo aluguer da viatura. Pedi que esperassem que eu contactasse a BeRent, para confirmar/pedir-lhes que não cobrassem nenhum montante por aquele aluguer.
Após alguns telefonemas e troca de emails, foi-me dito pela BeRent que:
1. Não tinham sequer conhecimento que aquela reserva havia sido cancelada.
2. Que não tinham acordado com a AutoEurope nenhum montante relativamente a cancelamentos.
Após nova troca de emails com a vossa equipa de apoio a reservas, enviaram-me por escrito: "Tendo em conta a taxa de cancelamento previamente mencionada, no valor de 340 EUR, este é o montante de taxa de cancelamento a ser pago caso decida cancelar a reserva.
No entanto, caso consiga obter um comprovativo da BeRent informando que não será cobrada nenhuma quantia à Auto Europe pela reserva efetuada, poderá entrar em contato connosco novamente. Nessa situação, consideraremos a possibilidade de cancelar a reserva."
Após novo contacto com a BeRent, recebi por escrito a seguinte resposta: "Exmo. Sr. L.R.,
Agradecemos o seu contacto.
Confirmamos que, caso a Auto Europe opte por proceder à devolução do valor da reserva, a BeRent não irá cobrar qualquer valor à Auto Europe relativamente a este processo.".
Após vos ter feito chegar, por mais que uma vez, esta resposta da BeRent, a resposta que finalmente obtive da vossa parte, foi: "Prezado Sr. L R,
Infelizmente, o valor de 340€ indicado para o cancelamento da reserva é o montante que terá de ser mantido.
Caso opte por cancelar. Este valor foi excecionalmente acordado, uma vez que, de outra forma, os custos seriam significativamente superiores.
Se pretender avançar com o cancelamento pelo valor de 340€, por favor, confirme.
Com os nossos melhores cumprimentos,
(LIS) César Magalhães
Agente de Reservas
Auto Europe"
Os vossos Termos e Condições apenas mencionam pedidos de cancelamente superiores a 48 horas. Considerando que a reserva foi feita com menos de 12 horas de antecedência e pedido para ser cancelada 40 minutos após o pedido da mesma, é expectável que o cancelamento, mesmo sem ter uma referência explícita, possa ser efectuado.
Mais adianto que, considerando as taxas por vós cobradas para total flexibilidade de cancelamento, no valor de €10, propus que me fosse cobrado um montante de duas vezes essa taxa no valor de €20.
Espero que esta exposição seja considerada como justa e que em resposta possam cancelar a reserva sem cobrança de valores ou, aceitando a minha proposta de €20, ao invés dos injustificados €340.
Em anexo envio os emails a que fiz referência acima.
Cumprimentos,
L. R.