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Burla em Angariação de Cliente

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. V.

Para: Goldenergy

14/04/2018

Bom dia,Venho por este meio pedir ajuda para uma situação que aconteceu aos meus avós.Antes de mais, vale salientar de que a situação ocorreu em Vila Real, e que os meus avós, tal como muitos idosos, são iletrados. Sabem ler e escrever, minimamente, mas não são capazes de entender para além do básico.Tendo pleno conhecimento destas situações, as empresas costumam mandar comerciais às aldeias. Pessoas bem parecidas, simpáticas, do povo. Pessoas que inspiram confiança aos aldeões, sobretudo aos idosos, e que lhes asseguram de que estão ali para zelar pelos interesses deles.Assim sendo, em Setembro ou Outubro de 2016 uma senhora, comercial da Goldenergy, esteve na casa dos meus avós e aliciou-os com promessas de electricidade mais barata. Em nenhum momento se identificou nem explicou que estariam a mudar de empresa. Os meus avós sempre foram clientes da EDP e nunca consideraram mudar. Duvido até que saibam que existem outras empresas. O meu avô, infelizmente, assinou um papel (que não sabemos o que é porque não lhe entregaram uma cópia) e pensou que simplesmente tivessem aderido a um tarifário DA EDP mais barato.Quando receberam a factura, já da Goldenergy, o meu avô foi pagar à EDP (mais uma prova que 1. Sempre tiveram intenção de pagar 2. A comercial NÃO SE IDENTIFICOU NEM DEU AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CELEBRAR UM NOVO CONTRATO 3. Os meus avós não sabiam que existem outras empresas para além da EDP) e os representantes indicaram-lhe de que já não seria cliente da empresa e que teria de se dirigir à agência da Goldenergy. Ora os meus avós nunca rescindiram o contrato com a EDP. O meu avô contou-me que a agência da EDP estava cheia de gente na mesma situação, e que nenhuma dessas pessoas teria sido devidamente infornada quando supostamente aceitaram um novo contrato.Já na agência da Goldenergy, o meu avô explicou a situação e o comercial rescindiu o contrato ao escrever a esferográfica na factura. Não entregou mais papel nenhum e a única prova que temos são esses rabiscos no papel. Terá ainda dito ao meu avô para ignorar QUALQUER pedido de pagamento em relação com a Goldenergy.Entretanto telefonaram da EDP para casa dos meus avós para confirmar que queriam continuar a ser clientes, e assim ficou resolvida a situação. Tanto é que nas facturas da EDP e da Goldenergy coincidem pelo menos 6 dias.No entanto os meus avós receberam uma carta da Intrum a exigir um pagamento que nem sequer coincide com a tal factura. Aí decidiram pedir-me ajuda e telefonei para a Goldenergy. Ao explicar o sucedido confirmaram-me que realmente o contrato tinha sido rescindido mas que eles têm a assinatura do meu avô e que isso é que conta para provar que eles aceitaram o contrato de livre vontade e em pleno conhecimento do assunto. Até admitiram as práticas fraudulentas de angariação de clientes, mas disseram-me que temos de pagar, que o nome da empresa está claramente escrito na factura e que para a próxima tenho de ensinar aos meus avós a não serem tão ingénuos.

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Goldenergy

Para: R. V.

17/04/2018

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