Venho por este meio denunciar a burla e roubo de identidade, efectuada pela Endesa. Em Julho esteve na minha casa um comercial da Endesa, identificando-se como estando ao serviço da EDP, tinha um crachá desta empresa e nunca se identificou como Endesa. Pediu para ver uma factura recente, para verificar se tínhamos direito a uma tarifa mais barata. Nós, na boa-fé mostramos uma factura da EDP, essa pessoa tirou uma fotografia para conseguir ler melhor e foi embora porque verificamos que não tínhamos direito a nada, até porque o nosso quadro eléctrico é trifásico.Qual é o nosso espanto quando em Setembro recebemos, por carta, um aviso de corte por parte da Endesa, para um dos contratos que tínhamos com a EDP (referente ao CPE - PT 0002 0000 0429 3315 DT). Nesse mesmo dia ligamos para a EDP para perceber o que estava a acontecer e foi-nos dito que já não tínhamos nenhum contrato com eles, que tanto o acima referido, assim como o CPE- PT 0002 0000 0600 4867 LF, tinham sido cancelados em Julho. Como é possível a EDP fornecer os nossos dados e os contratos a outra empresa sem nos contactar primeiro a perguntar se autorizávamos isto?De seguida ligamos para a Endesa a perguntar o porquê do aviso de corte de fornecimento de energia e, ao qual nos dizem que não tínhamos pago a factura que tinham enviado para o email fornecido na assinatura de contrato. Ora, se nós não assinamos nenhum contrato, nem sequer foi falado pelo comercial que esteve em nossa casa, como é que isto acontece? Perguntei qual era o email que estava associado ao contrato o qual me foi dito que era humbertopontes1745@qualquer coisa (já não me lembro ao certo). Aqui está um grave erro e se vê a conduta desta empresa e dos seus comerciais, porque o meu nome não é Humberto, é Humbertino Guerreiro Pontes, e no aviso de corte vinha o nome Humberto (assim como no contrato continua a figurar este nome), que foi o mesmo nome que usaram para forjar um email em nome do titular do contrato. Durante a conversa que o meu filho teve com o operador do apoio ao cliente da Endesa conseguimos alterar o email para um verdadeiro e criamos uma conta no myEndesa para termos acesso às facturas dos outros contratos. Aqui verifiquei que estava um telemóvel, que eu não conhecia, associado ao meu contrato. E aqui percebi realmente o que se passa com a angariação de novos contratos por esta empresa: primeiro roubam os dados pessoais do titular, depois sem o seu consentimento e conhecimento pedem a anulação dos seus contratos com a EDP (ou outra empresa), de seguida fazem um contrato com a Endesa. No meu caso, enganaram-se a copiar o meu nome e criaram um email falso com o nome errado, e ainda usaram um numero de telemóvel, que presumo fosse do próprio comercial, para receber o SMS e enviar a palavra ACEITO. Eu já tenho 84 anos de idade e não sei ver as mensagens e muito menos enviar SMS, tenho que pedir ajuda ao meu filho, como é o caso desta reclamação que estou a fazer. Eu dito e ele escreve, nunca aprendi a ver os SMS e não era agora que ia aprender para enviar mensagens para a Endesa.Como já passou os 14 dias para anular o contrato da Endesa e voltar para a EDP com as mesmas condições que tinha anteriormente, terei que fazer um novo contrato e ficar a pagar muito mais do que aquilo que pagava. Porque como já referi nunca recebemos qualquer factura, só ficamos a saber que já não pertencíamos à EDP quando recebemos o aviso de corte, dois meses depois da suposta assinatura de contrato. Tinha uma ligação de mais de 40 anos com a EDP, sem qualquer tipo de problemas e sem razão alguma para mudar de fornecedor.Aquilo que exijo à Endesa é um pedido formal de desculpas, a anulação dos contratos que fez em meu nome e sem o meu consentimento, o reembolso de todo o dinheiro que já paguei em facturas de contratos que nunca quis nem fui informado, e que a Endesa reponha os meus contratos tal como estavam com a EDP, exactamente com as mesmas condições e com os valores que tinha. Se tal não for possível, a reposição de condições e valores, que seja a Endesa a pagar o excesso enquanto eu tiver contrato com a EDP.Estou num fornecedor de electricidade que nunca quis estar, fui vitima de roubo de identidade por parte dessa empresa, agiram de má-fé, assinaram um contrato sem o meu consentimento, criaram contas de email e números de telemóvel falsos de modo a cumprir os seus intentos de angariarem mais um cliente, não olham a meios para atingir o fim. São desonestos e não merecem estar a operar no mercado.