back

Bolo de Aniversário

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. J.

Para: Restaurante Sauvage

19/07/2023

No passado dia 11 de Julho realizei o meu jantar de aniversário no restaurante Sauvage, no Campo Pequeno. Liguei com quatro dias de antecedência para fazer a reserva, indicando que se tratava de uma jantar de aniversário e nenhuma informação ou restrição me foi apresentada. Não me foi questionado se pretendia que fizessem um bolo, ou que preparassem alguma sobremesa para este evento festivo. No dia 11 liguei por volta das 16h indicando que iria buscar às 19h o bolo de aniversário a uma pastelaria perto perguntando se o restaurante me poderia guardar o bolo, visto que a reserva estava marcada para as 20h30. O que me foi dito aquando da chamada foi que o restaurante não poderia armazenar o bolo por ter sido produzido fora e por não serem capazes de garantir a qualidade do mesmo, indicando que na eventualidade de uma intoxicação alimentar não seria possível saber se seria do bolo ou da comida do restaurante.Entendi a situação e recorri a uma mala/geladeira para armazenar o bolo que levei para o restaurante e guardei perto de mim no decorrer do jantar. No fim do jantar, pedi pratos e talheres para que pudéssemos celebrar o aniversário com o bolo e este pedido foi-me recusado indicando que me foi dito que não poderíamos levar bolo de todo, informação incorreta já que como indiquei apenas me foi dito, no próprio dia e fruto de um contacto telefónico meu que não poderiam ARMAZENAR o mesmo. Argumentaram também que caso a ASAE aparecesse, e estivéssemos a consumir um produto externo ao restaurante, estes seriam alvo de uma coima.Após contactar a ASAE para entender melhor a situação e tomar uma decisão educada, foi-me dito que é da responsabilidade do restaurante de partilhar este tipo de informação aquando da reserva. Foi-me também dito que a ASAE não multa um restaurante se se deparar com uma situação em que um cliente está a consumir um produto de fora, isto apenas acontece se da refeição resultar uma intoxicação alimentar, devidamente comprovada, e só depois é que o restaurante é alvo de uma eventual multa.Portanto, não só o restaurante não foi claro relativamente a esta restrição, como não sugeriu uma alternativa, como ainda nos induziu em erro assim que pedimos o livro de reclamações alegando que seriam multados se a ASAE aparecesse pela porta como ainda, e pior que tudo, não foram capazes de reconhecer o erro da falta de comunicação da parte deles e preferiram focar-se no argumento da ASAE.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.