Problema identificado:
OutroReclamação
B. P.
Para: Vinted
Venho por este meio expressar a minha estupefação face ao bloqueio permanente da minha conta vinted. Utilizo a vinted há anos, sou uma vendedora e compradora muito ativa e as minhas avaliações são positivas. No passado dia 05/04/2024 a vinted bloqueou a minha conta alegando violação de direitos de autor que vai contra as regras de catálogo. As fotos que coloquei foram retiradas de fotos partilhadas amplamente numa rede social, de uma página de divulgação de artigos da marca em questão ( não foram retiradas de uma página privada). Como só tinha recebido notificações automáticas da vinted, pensei que fosse um erro da inteligência artificial da app que deteta irregularidades, uma vez que ao navegar na vinted se encontram centenas de anúncios iguais ao meu, com fotos retiradas da internet e que continuam ativos mesmo estando a infringir esta regra ( anexo printscreens da app vinted onde encontrarão vários exemplos de vendedores que publicam fotos que não lhes pertencem e que têm as suas contas e anúncios ativos, mesmo semanas/meses após publicação dos mesmos ).Esta diferença no tratamento dos utilizadores é inaceitável, porque enquanto a minha conta foi bloqueada permanentemente existem centenas de utilizadores a fazer o mesmo que não são penalizados por isso. Como é óbvio, ao receber sempre respostas automáticas em relação a este assunto e nunca uma resposta do apoio ao cliente da vinted sem ser automática e tendo em conta que muitos outros utilizadores continuam a postar diariamente anúncios com fotos de terceiros, pensei tratar-se de um erro e continuei a postar o anúncio em causa com uma foto retirada da internet, como tantos outros utilizadores com anúncios e contas ativos,porque pensei que só as fotos retiradas de sites oficiais eram proibidas, uma vez que isso nunca me foi esclarecido. Exerci o meu direito e recorri da decisão de bloqueio da minha conta explicando a situação mas infelizmente a colaboradora Joana retornou com a seguinte resposta :” Olá, Obrigado por entrares em contacto connosco. Após investigarmos, concluímos que o teu anúncio Viral zara jumpsuit combinaison macaco macacão mono overalls viola as leis de direitos de autor. Como tal, infringe as nossas Regras do Catálogo, motivo pelo qual não iremos desbloquear a tua conta. Se removermos um anúncio devido a uma infração das nossas regras, não poderemos emitir reembolsos relativos a serviços pagos, tais como um Artigo em Destaque.Sabe mais sobre as nossas Regras do Catálogo, aqui: https://www.vinted.pt/catalog-rules A criação de contas subsequentes infringe os nossos Termos e Condições, pelo que quaisquer outras contas que cries serão eliminadas. Mesmo que a tua conta esteja bloqueada, podes continuar a aceder às tuas mensagens na app ou no website da Vinted. Também podes concluir quaisquer transações em curso.Para saberes mais sobre os teus direitos na plataforma Vinted, consulta a nossa Política de Privacidade: https://www.vinted.pt/privacy_policySe não estiveres satisfeito(a), podes optar por resolver este litígio por meios alternativos, conforme indicado nos nossos Termos e Condições: https://www.vinted.pt/terms_and_conditionsAgradecemos a tua compreensão, Joana || Vinted”. Infelizmente, esta é a resposta dada aos utilizadores quando recorrem desta decisão, sei disto porque li outras reclamações de bloqueio de conta por motivos diferentes e a resposta é exatamente igual para toda a gente, dando a sensação de que a justificação apresentada pelos utilizadores nem sequer é lida pelo apoio ao cliente. No processo do recurso, aparece uma mensagem que diz “se o teu conteúdo tiver sido removido por infringir alguma destas condições, o mesmo não será reintegrado: falsificações, vendas comerciais ou anúncios duplicados várias contas mensagens não solicitadas, fraude ou discurso de ódio”. A minha situação não está enquadrada em nenhuma destas opções e mesmo assim não foi tida em conta.Enquanto utilizadora super ativa e por ter a vinted em enorme consideração e por ser a minha app de eleição para venda em segunda mão, apelo a que revejam a minha situação em detalhe, uma vez que foi um lapso sem intenção e suportado por desconhecimento. Também eu quero contribuir para que a vinted seja uma app segura, mas não posso aceitar que uns utilizadores tenham artigos publicados há semanas/meses com fotos dos sites das marcas e prints de criadores de conteúdo a usar os artigos e outros, como eu, a quem não só são apagados os anúncios como a conta é bloqueada permanentemente sem possibilidade de criação de contas futuras. Posso concordar com uma suspensão da conta durante algum tempo, mas banirem permanentemente por um lapso por desconhecimento enquanto outros utilizadores fazem o mesmo sem consequências, considero exacerbado e muitíssimo injusto. Ainda, aguardo esclarecimento exaustivo da situação por parte da vinted e que seja mais explícita com as suas regras e Termos e Condições. Deve ser dada oportunidade aos utilizadores de expor o seu lado e isso não aconteceu, pelo que pode transparecer abuso de poder que não é de todo permitido tendo em conta a constituição portuguesa. Para além disso, reforço a diferença no tratamento dos utilizadores suportada por printscreens em anexo. É com tristeza e preocupação que envio esta mensagem , pois utilizo a vinted diariamente há anos e não quero deixar de fazê-lo devido a este lapso. Obrigada.
Mensagens (8)
Vinted
Para: B. P.
Olá, Isto é uma resposta automática.Recebemos a tua mensagem e entraremos em contacto nas próximas 48h. Pedimos gentilmente que não respondas a esta mensagem e não faças novas perguntas sobre o mesmo assunto, pois isso pode obstruir o sistema e atrasar a tua resposta.Obrigado pela compreensão.Cumprimentos,Equipa Vinted
Vinted
Para: B. P.
Olá,Esta mensagem confirma que recebemos seu e-mail.A resposta à sua solicitação será enviada para o seu endereço de e-mail.Com os melhores cumprimentos,Soraia Vinted
B. P.
Para: Vinted
Boa tarde, mais uma vez apoio ao cliente zero eficiente. Recebi uma mensagem na vinted a dizer que já tinham resolvido o problema quando não é verdade. Fico mais uma vez a aguardar um apoio ao cliente que efetivamente leia e resolva o problema. Obrigada
Vinted
Para: B. P.
Olá, Isto é uma resposta automática.Recebemos a tua mensagem e entraremos em contacto nas próximas 48h. Pedimos gentilmente que não respondas a esta mensagem e não faças novas perguntas sobre o mesmo assunto, pois isso pode obstruir o sistema e atrasar a tua resposta.Obrigado pela compreensão.Cumprimentos,Equipa Vinted
Vinted
Para: B. P.
Olá,Esta mensagem confirma que recebemos seu e-mail.A resposta à sua solicitação será enviada para o seu endereço de e-mail.Com os melhores cumprimentos,Soraia Vinted
B. P.
Para: Vinted
Infelizmente continuo a receber apenas mensagens automáticas e não resposta de alguém que efetivamente reveja o problema em questão. Recebo mensagens automáticas de que o problema está resolvido mas não está. Continuo a aguardar ajuda do apoio ao cliente. Obrigada
Vinted
Para: B. P.
Olá, Isto é uma resposta automática.Recebemos a tua mensagem e entraremos em contacto nas próximas 48h. Pedimos gentilmente que não respondas a esta mensagem e não faças novas perguntas sobre o mesmo assunto, pois isso pode obstruir o sistema e atrasar a tua resposta.Obrigado pela compreensão.Cumprimentos,Equipa Vinted
Vinted
Para: B. P.
Olá,Esta mensagem confirma que recebemos seu e-mail.A resposta à sua solicitação será enviada para o seu endereço de e-mail.Com os melhores cumprimentos,Joana Vinted
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação