back

Bloqueio de conta após compra de artigo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. H.

Para: OLX

16/09/2025

Comprei um artigo no sábado, 05/09/2025, numa transação considerada segura, na minha opinião, onde o vendedor forneceu os seus dados bancários, eu enviei comprovativo de pagamento, morada e nome para envio do artigo, e o vendedor comprometeu-se na segunda feira, 15/09/2025 a enviar o artigo. Nesse mesmo dia, a conta do vendedor foi bloqueada pelo OLX por atividade suspeita. O OLX não me perguntou nada sobre se eu tinha sido lesado ou não, nem me apresentou nenhuma solução. A meu ver, o culpado do artigo não me chegar é da responsabilidade do OLX, uma vez que o vendedor agora não tem qualquer forma de me contactar e/ou de enviar o artigo, uma vez que não tem acesso à conversa onde foram trocados os nossos dados. Após contacto com o OLX, disseram que "após outras queixas de utilizadores, foi verificado pela equipa de Segurança que o vendedor vendia o mesmo artigo a vários compradores e não enviava o artigo." Ora, como é possível que tenha havido outras queixas de utilizadores? Se foram burlados como eu, como saberiam antes de segunda-feira? Além de que a frase "e não envia o artigo" é de notar que o OLX não está a tentar entender o problema, porque o envio do artigo só poderia ter sido feito na segunda-feira, dois dias depois. D notar também que o artigo estava disponível há poucos minutos antes da nossa transação, tendo o vendedor retirado o anúncio imediatamente depois da transação, conforme combinado entre os dois. Assim também é improvável que tenham existido queixas de outros utilizadores nesse curto espaço de tempo. Exijo no mínimo uma resposta em consonância com este problema que não é com o vendedor do artigo, mas sim com o OLX e a sua forma de atuar neste caso. Em causa está o pagamento de 170€ a um utilizador que foi bloqueado, sem qualquer suspeita ou queixa da minha parte, sendo que ficámos incontactáveis para concluir o negócio. Assim sendo, exijo evidência concreta da atividade fraudulenta e criminosa deste utilizador, sob pena de exigir esta quântia à empresa em questão. Disponível para prestar evidências da conversa, transferência bancária, anúncio em causa e até os dados bancários disponibilizados pelo vendedor.

Mensagens (2)

Assistência solicitada 16 setembro 2025

OLX

Para: G. H.

16/09/2025

Olá, O teu pedido 21720371 foi recebido e está a ser analisado pela nossa equipa de suporte. ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌

OLX

Para: G. H.

17/09/2025

Olá, Gonçalo. Lamentamos a situação que descreve. Compreendemos a sua preocupação e sabemos como é quando um negócio não corre como esperado. O bloqueio da conta do vendedor pode ter sido feito pela nossa equipa de Segurança após deteção de atividade suspeita, mas não temos acesso ao conteúdo das contas bloqueadas nem às mensagens trocadas entre utilizadores. Por isso, para podermos analisar melhor o seu caso, pedimos que nos envie as capturas de ecrã da conversa que manteve com o vendedor, onde seja visível o ID ou número do anúncio, assim como qualquer informação que possa ajudar a identificar a transação. Assim que tivermos esses elementos, poderemos verificar em detalhe o que aconteceu e dar-lhe um retorno mais completo. Aguardamos a sua resposta com a informação solicitada. Até já! Nuno Carvalho Prémio Escolha do Consumidor 2025 - OLX – Anúncios Classificados Online. Agradecemos a sua preferência! Alerta: Phishing/Roubo de dados com falsas entregas OLX! Como evitar fraudes com o MB Way! OLX Faz Acontecer OLXFazAcontecer


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.