Comprei a casa nova em Maio de 2025 com um equipamento baxi (modelo 11FI ECO e série 202561365). Aquando da ligação do gás iniciou-se um processo complicado para colocação em funcionamento, devido ao facto de a casa ter estado muitos anos fechada e a sujidade da chaminé impedir o correto funcionamento.
Ultrapassado este problema, deslocou-se um técnico da baxi que ajustou o equipamento para o seu correto funcionamento e foi iniciado o prazo de garantia. A partir daqui começaram a surgir os problemas. Vários erros ocorrem durante os banhos e desligam o esquentador (obrigando a que tenha que desligar/reiniciar o esquentador - e por isso sair do banho a meio), dificuldades em manter uma temperatura estável da água (ora fica muito quente, ora fica fria, mesmo sem mexer na torneira). Estes erros aconteciam esporadicamente, em situações do dia distintas que não permitem identificar um padrão. Ultimamente tem ocorrido praticamente todos os dias. Tenho contactado a Tecnoazul que, quase mensalmente, tem enviado técnicos ao local.
Os técnicos que têm prestado assistência não conseguem pôr fim a estes erros. Cada vez que um técnico se deslocava até ao local para verificar o aparelho, raramente conseguia reproduzir os erros, dizia deixar o esquentador "afinado", mas os problemas mantinham-se. Na última visita (ontem), conseguiram finalmente verificar os erros em tempo real. O técnico assumiu finalmente não saber mais o que fazer para resolver o problema escrevendo isso mesmo, no relatório anexo a esta reclamação. Indicou que iria pedir suporte técnico mas, desta vez, deixou-me SEM ÁGUA QUENTE.
Por sugestão do técnico, apresentei há cerca de 1 mês uma reclamação direta no site da baxi, sem resposta até hoje. Também por indicação do técnico, que informou que a decisão de substituir o equipamento depende apenas da baxi, liguei diretamente para o contacto que surge no site oficial a pedir uma solução há cerca de 1 mês. Fui informada por estes que apenas a linha tecnoazul (assistência técnica que tem vindo a acompanhar este caso) poderá ajudar e tomar essa decisão. A tecnoazul refere que não pode fazer mais que enviar técnicos para resolver os problemas reportados.
Estamos a falar de 32 moradias que foram construídas ao mesmo tempo, apenas as 10 primeiras têm esquentadores deste modelo e, certamente não será coincidência, apenas estas 10 têm tido problemas constantes com o esquentador e que não ficam resolvidos com as visitas técnicas.
Tenho um bebé de 18 meses, o meu marido trabalha por turnos. Cheguei ao ponto de não ter condições para dar banho ao meu filho sozinha em casa porque se o esquentador entrar em erro durante o banho não posso deixá-lo sozinho no banho para ir reiniciar o esquentador. Cheguei ao ponto de não tomar banho sozinha em casa porque a qualquer momento o esquentador deixa de funcionar.
Desde ontem a situação agravou, fiquei sem água quente e neste momento não tenho condições para fazer uma higiene pessoal em casa. E não há previsões de quando virão arranjar.
Isto não é admissível num esquentador novo que está dentro de uma garantia e que já teve, pelo menos, 4 intervenções técnicas.