back

Avaria Automóvel

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. O.

Para: AutoStatus

03/05/2023

Venho por este meio exprimir o meu descontentamento e revolta pela seguinte situação:No dia 21 de Novembro de 2022, comprei um Peugeot 3008 1.6 HDI 120 cv (2018), matricula AU-60-JH, a diesel, com 131.100 km no Stand de Automóveis AutoStatus de Leça da Palmeira - Matosinhos, com garantia assegurada de dezoito meses (Decreto Lei nº84/2021). A 14 de Dezembro de 2023, surge no painel de instrumentos e no computador de bordo (ao rodar a chave de ignição) a luz de defeito no motor e a mensagem a solicitar o abastecimento de Adblue. Nesse mesmo dia contacto o Sr. Nuno (Vendedor do Autostatus) via whatsapp, ao qual obtive a resposta que: “ o carro está a pedir uma regeneração automática do filtro de partículas. Estes carros novos a diesel volta e meia precisam de fazer uma viagem maior em estrada aberta. Faça o seguinte que, à partida, resolverá. Vá até à autoestrada ou via rápida e durante mais ou menos 10min conduza em 3 velocidade entre as 3.000 e as 4.000rpm. Deste modo, o carro iniciará a tal regeneração automática - limpeza do filtro - e o erro deverá desaparecer quando desligar e ligar o carro “. No dia seguinte procedi ao abastecimento de Adblue e fui para a A22 efetuar a “regeneração automática do filtro de partículas., como indicada na dita mensagem. A luz do AdBlue desapareceu após alguns kms percorridos mas a do motor persistiu.Dois dias depois a mensagem do Adblue a referir que o carro parava dentro de 1500 km voltou a aparecer e o depósito estava cheio ao tentar abastecer novamente.Desde essa data tentei por múltiplas vezes contactar a gerência do AutoStatus, via whatsapp e email a solicitar soluções e ativação da garantia. Contudo, para meu espanto e indignação, recebo a 31 de Março de 2023, um email da empresa a referir que: “ O sistema de adblue não faz parte das coberturas incluídas na garantia”. Desde 11 de Abril de 2023 que o meu carro, com 135777 km, está completamente imobilizado por não aceitar AdBlue no sistema e não obtenho nenhuma resposta por parte da AutoStatus, após múltiplos contactos (via telefone e e-mail).Desta forma, gostaria de saber como vou ser ressarcido pelo transtorno e prejuízos causados por esta situação.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.