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Avaria após check up

Não resolvida Pública

Carby Motion, SA

Reclamar

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. F.

Para: Carby Motion, SA

20/11/2024

Exmos. Senhores, Desloquei-me a Opel Almada – Carby no passado dia 16 de novembro de 2024, a convite da própria oficina, para realizar um check-up gratuito (dias do cliente Carby) ao meu Opel Astra K, matrícula 24-VZ-69 de Janeiro de 2019, comprado na marca, com extensão de garantia de 5 anos e todas as revisões feitas na marca na Opel Almada. Após realização do check up, é-me dado um orçamento (Doc. 1795) de mais uma revisão anual a realizar, com substituição de óleos, escovas, correias, ou seja, o normal. Como parte do evento, no final perguntaram se estaria disponível para falar com um vendedor (Sr. Salvador penso), convite ao qual acedi. Entre algumas questões normais que ele me fez sobre se estaria interessado a trocar de carro, se gostava do carro, qual era o motor, questionou-me também se tinha tido problemas com o rádio (???), questão essa que estranhei porque não fazia muito sentido na conversa de um vendedor, mas à qual respondi que não tinha tido quaisquer problemas, e que tudo funcionava bem com o mesmo. Recebo o carro, vou para casa e, no mesmo dia ao final da tarde, quando pego no meu carro, estranhamente o meu rádio apresenta problemas de funcionamento no display do rádio. O mesmo fica aos riscos durante alguns minutos voltando depois quase ao normal (nota-se que não fixa bem a cor dos pixéis). Quando ligo e desligo o carro no espaço de alguns minutos, apenas acontece o 2º comportamento descrito. Se o carro fica desligado durante horas, volta a ficar aos riscos durante vários minutos até voltar ao 2º comportamento. Como já era tarde, envio mensagem no domingo dia 17 pela manhã, a secretária da Carby (D. Cremilde) a explicar o sucedido, e que o carro não apresentava esse comportamento antes de ter ido ao check up. Ela indicou me para passar lá na 2ª feira dia 18 as 14h para os colegas da oficina verem o que se passava, e assim fiz. Após terem me levado o carro para verificação por sensivelmente 1h, entregam-me, e a única coisa que fizeram foi entregar-me um orçamento (Doc.1814) a dizer que era preciso substituir a fachada do rádio, reparação essa que custaria 1.524,65€. Ninguém sequer se dignou a explicar o que foi feito no carro durante essa hora, se desmontaram o rádio, se ligaram a máquina…nada… apenas deram-me um orçamento e a D. Cremilde indicou que foi uma coincidência ter acontecido no mesmo dia do check up… Ao sair da Opel Almada, um senhor veio falar comigo (não fiquei com o nome) a questionar-me o que se passava e identificou-se como responsável da oficina, ao que lhe apontei para o rádio e disse que o mesmo estava com aquele comportamento desde sábado. Ele indicou-me que não sabia de nada (o que é estranho para um responsável de oficina cujo carro vai lá em 2 dias consecutivos), e que o que é feito no check up é colocar o carro no elevador, verificar visualmente as peças de desgaste rápido e ligar o mesmo a máquina, tendo dito que a avaria do rádio tinha sido uma coincidência (tal como tinha dito a secretária 5min antes). Aconselhou-me ainda a desligar a bateria do carro durante um período de tempo e ligar de novo, ao que respondi incrédulo que assumia que nessa hora que o carro esteve lá, um reparador oficial da marca como eles o são tenham feito isso para tentar solucionar o problema… Pois bem, volto a frisar que comprei o carro 0 km na marca, com todas as revisões feitas na mesma e com extensão de garantia ao máximo de anos (5 anos). Acho uma completa falta de respeito o atendimento que tive neste reparador oficial, onde quiseram fazer entender que um carro que está na minha posse há mais de 2.000 dias teve esta avaria precisamente no dia que vai fazer um check up, mas ao qual eles são alheios… tentando tomar o cliente por burro, desculpem-me a expressão. Já na revisão de 5 anos (em Dezembro de 2023), tentaram com que eu pagasse mais na mesma, substituindo peças que eu sabia cuja substituição não era necessária, pois tinha trocado a mesma 2 meses antes. Acho deplorável uma marca como a Opel, da qual dos meus 17 anos de carta sou cliente há mais de 10 (com 2 carros), apresentar um serviço desta qualidade, e exijo a resolução deste problema que não foi criado por mim ou com o carro nas minhas mãos, sob pena de ter que recorrer a outras instâncias. Cumprimentos, João Fernandes


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