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Atraso de mais de 2 meses na revalidação da carta de condução

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. P.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

09/09/2025

Exmos. Senhores, No dia 25 de junho de 2025 apresentei, através da plataforma online do IMT, o pedido de revalidação da minha carta de condução (Pedido nº 44337100). Já passaram 76 dias desde o requerimento e, até hoje, nada recebi. Ao consultar o vosso website, o processo continua apenas com a indicação “em processamento”, o que é incompreensível para um procedimento tão simples, realizado online e com todos os documentos entregues digitalmente. Já tentei diversas vezes o contacto telefónico, o que se revelou impossível. Após mais de 10 minutos em linha, a chamada é automaticamente terminada pela vossa URA, sem que ninguém atenda. Este é um completo absurdo e um total descaso com o contribuinte. Foram também enviados vários emails, que nunca tiveram resposta. O que deveria ser um serviço público célere e eficiente transformou-se num processo moroso e inútil, que apenas atrasa a vida das pessoas, obrigando-nos a depender de um serviço de baixíssima qualidade. É inaceitável que uma revalidação de carta de condução, essencial para a vida profissional e pessoal, esteja pendente há tanto tempo sem qualquer resposta ou previsão. Exijo esclarecimentos imediatos sobre o estado do meu processo e a indicação de quando será finalmente emitido o novo documento.

Mensagens (3)

Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

Para: F. P.

10/09/2025

Boa tarde, Informamos que a sua mensagem foi encaminhada para o serviço regional do IMT responsável pela análise e processamento do seu pedido. Caso não obtenha uma resposta por parte do serviço no prazo de 10 dias úteis, por favor, volte ao nosso contacto. Com os melhores cumprimentos, Carolina Alexandra Marques Técnica Superior Departamento de Atendimento e Apoio ao Utilizador Direção de Serviços de Sistemas de Informação Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av.ª Elias Garcia, 103 1050-098 Lisboa T. (+351) 210 488 488 www.imt-ip.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 9 de setembro de 2025 11:31 Para: imtonline imtonline@imt-ip.pt Assunto: Atraso de mais de 2 meses na revalidação da carta de condução ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

F. P.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

23/09/2025

Exmos. Senhores, Até à presente data não obtive qualquer resposta útil nem a devida resolução para o problema anteriormente exposto. Solicito, assim, uma atualização imediata sobre o estado da minha reclamação e as medidas que estão a ser tomadas para solucionar a situação. Aguardo resposta célere. Com os melhores cumprimentos.

F. P.

Para: Instituto Mobilidade e dos Transportes - IMT

30/09/2025

Exmos. Senhores, Volto a contactar, uma vez que, até à presente data, não obtive qualquer resposta útil nem resolução para o problema exposto. Já decorreram mais de três meses desde a apresentação do meu pedido de revalidação da carta de condução (Pedido nº 44337100) e continua tudo “em processamento”, sem explicações ou prazos concretos. É inaceitável que um procedimento simples, submetido integralmente online, se arraste indefinidamente, sem que o IMT assegure qualquer canal eficaz de resposta. Para agravar, constato que não existe sequer possibilidade de recorrer ao livro de reclamações eletrónico para este serviço, o que impede o exercício do meu direito legal de reclamação. Face a este cenário, exijo esclarecimentos imediatos e um prazo concreto para a emissão da minha carta de condução, sob pena de apresentar queixa junto da Direção-Geral do Consumidor e da Provedoria de Justiça. Com os melhores cumprimentos,


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