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Ativação de contrato sem o meu consentimento

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

A. S.

Para: Plenitude

17/01/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação formal e denúncia de prática abusiva por parte da empresa Plenitude. No dia 26/12, solicitei a contratação de eletricidade junto à empresa Plenitude, através da empresa ComparaJá. Contudo, no dia 02/01 e dentro do prazo legal de 14 dias para livre resolução, entrei em contacto com a linha de atendimento da Plenitude para cancelar o pedido de contratação. Durante a chamada, seguindo a orientação da funcionária, revoguei expressamente o pedido, de forma que tal decisão ficou registada na gravação da chamada. Posteriormente, contratei os serviços de outra comercializadora, com a qual me encontro satisfeita. Para minha surpresa, no dia 16/01, recebi um email da Plenitude a informar que o contrato havia sido ativado, contrariando a minha revogação. Saliento que, ao revogar o consentimento de forma explícita dentro do prazo legal de livre resolução, considero inadmissível que a Plenitude tenha utilizado os meus dados pessoais para formalizar um contrato sem a minha autorização e sem o meu conhecimento. Ao contactar novamente a Plenitude, fui surpreendida com a informação de que a minha revogação, efetuada no dia 02/01, não constava no sistema, embora todas as chamadas estejam gravadas, podendo servir como prova. Foi-me garantido que seria solicitado o retorno à minha comercializadora atual. Contudo, após novo contacto, fui informada que este processo apenas será concluído no prazo de 30 dias, o que considero inaceitável. Considero esta conduta uma grave violação dos direitos do consumidor, uma prática abusiva e um uso indevido dos meus dados pessoais, uma vez que o contrato foi formalizado sem o meu consentimento expresso e após a revogação do mesmo. Solicito a vossa intervenção para a resolução imediata deste problema e a regularização da situação junto da minha atual comercializadora. Fico a aguardar uma resposta célere e adequada. Com os melhores cumprimentos, Amanda Silva

Mensagens (3)

Plenitude

Para: A. S.

17/01/2025

Caro(a) Cliente, Informamos que a sua mensagem foi encaminhada para análise e iremos dar resposta com a maior brevidade possível. Caso necessite de informações adicionais poderá contactar a nossa Linha de Apoio ao Cliente através do número 808 450 056 ou 211 451 250, disponível das 09h às 18h, de 2ª a 6ª feira, indicando o número de referência 9S0JXQNK. Este é um email automático, por favor não responda a este email. Com os melhores cumprimentos, Serviço de Apoio ao Cliente Plenitude 17/01/2025 16:22:48 - ,: ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

Plenitude

Para: A. S.

20/01/2025

Estimada/o AMANDA SALLES DA SILVA, Acusamos a receção do v. e-mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção. No seguimento da questão em assunto, informamos que encaminhámos a reclamação para o Departamento Responsável para a devida análise com o nº 107525. Agradecemos o contacto e esperamos responder o mais breve possível. Encontramo-nos disponíveis para qualquer questão adicional e não hesite em contactar-nos por email para clientes@eniplenitude.ptou por telefone para 808 450 056 e 211 451 250 (dias úteis, das 9h ás 18h, custo de chamada de acordo com o tarifário do seu operador telefónico). Esperamos ter ajudado e mantemos o compromisso de, a cada dia, oferecer o melhor serviço. Com os melhores cumprimentos, Lara Martins 17-01-2025 16:22:48 - : Remetente Data17-01-2025 16:22:48Destinatário clientes@eniplenitude.pt clientes@eniplenitude.pt CcReply to AssuntoAtivaçãode contrato sem o meu consentimento Ativação de contrato sem o meu consentimento ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ En cumplimiento de lo dispuesto en la Ley 34/2002 así como en el Reglamento (UE) 2016/679 y demás normativa aplicable en materia de protección de datos, le informamos que sus datos personales serán tratados de forma confidencial e incluidos en la actividad de tratamiento correspondiente de la que ENI PLENITUDE IBERIA, S.L., es Responsable del Tratamiento, con domicilio social en Calle Albert Einstein 20, Edificio Bisalia, Parque Tecnológico y Científico de Cantabria, 39011, Santander (Cantabria) y CIF B39793294, con la única finalidad de prestar y ofrecer nuestros servicios. El tratamiento de sus datos está legitimado en la prestación del servicio o en su consentimiento, y se conservarán mientras no solicite su supresión y durante los años necesarios para cumplir con las obligaciones legales. Sus datos no serán comunicados a terceros, salvo obligación legal. Le informamos que puede retirar su consentimiento en cualquier momento, así como ejercer sus derechos de acceso, rectificación, supresión, oposición, limitación del tratamiento y portabilidad de sus datos, enviando un email a lopd@eniplenitude.es. En caso de no haber obtenido satisfacción en el ejercicio de sus derechos, podrá reclamar ante la autoridad de control www.agpd.es. Este mensaje va dirigido exclusivamente a su destinatario y puede contener información confidencial. Por favor, si usted no es uno de dichos destinatarios, notifíquenos este hecho y no copie o revele su contenido a terceros.

A. S.

Para: Plenitude

04/02/2025

Boa tarde, Até o momento sigo sem uma resposta oficial da empresa que explique o que se passou, apesar de após a minha reclamação terem encerrado o contrato.


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